Brahma Extra lança curso de cerveja para deficientes visuais

A ideia é capacitar e fomentar a inserção desse grupo de pessoas em um espectro amplo

Postado em: 29-04-2018 às 11h20
Por: Márcio Souza
Imagem Ilustrando a Notícia: Brahma Extra lança curso de cerveja para deficientes visuais
A ideia é capacitar e fomentar a inserção desse grupo de pessoas em um espectro amplo

As inovações nascem das maneiras como se enxergam as dificuldades. Mais de 6,5 milhões de brasileiros possuem formas severas de deficiência visual, segundo o último Censo IBGE. O que é um obstáculo tanto à colocação desse público no mercado de trabalho, quanto à sua integração social – também pode ser visto de outra forma. E isso é exatamente o que a Brahma Extra quis ao desenvolver este projeto: ao invés de focar no quadro de dificuldades que vêm à tona com a palavra deficiência, por que não olhar pelo ângulo das oportunidades? É sob essa perspectiva que a marca identificou que a ausência da visão faz com que pessoas com deficiência visual foquem mais em seus outros sentidos, o que inclui o paladar e olfato, essenciais para o trabalho de um sommelier de cervejas.

Diante da possibilidade de estimular as pessoas a desenvolverem esse potencial ao mesmo tempo em que amplia e divulga o conhecimento cervejeiro, Brahma Extra – em parceria com a Fundação Dorina e o Instituto da Cerveja Brasil (ICB) – criou o curso “Sommeliers Extraordinários”, pensado especialmente para esses brasileiros. A ideia é capacitar e fomentar a inserção desse grupo de pessoas em um espectro amplo. No social, o conhecimento cervejeiro aproxima pessoas e pode gerar protagonismo em suas vidas. E no âmbito profissional, pode abrir portas para uma possível nova carreira e vocação para pessoas com deficiência visual. No dia 25/04, o curso abriu as inscrições para os interessados.

Continua após a publicidade

Acreditando neste potencial único que pode ser desenvolvido por meio da formação, a Brahma Extra se junta ao Instituto da Cerveja Brasil (ICB), à Fundação Dorina Nowill para Cegos e a Ver o Vinho, parceiros do projeto, para adaptar o curso já oferecido nos moldes tradicionais e garantir a acessibilidade dos materiais. A adaptação inclui desde a tradução das apostilas para Braile e em audiodescrição até taças do curso com braile em sua base. A infraestrutura do Instituto da Cerveja Brasil (ICB), local das aulas, também foi adaptada com um chão tátil para orientação dos alunos.

“A Brahma Extra possui o sonho de apresentar o conhecimento cervejeiro para cada vez mais Brasileiros, seja através de nossas cervejas no mercado ou através de nossas ações e ativações de marca. Pensando nisso vimos a criação deste curso como uma ótima oportunidade para cumprir este papel, ao mesmo tempo que ajudamos mais brasileiros a mostrar cada vez mais o seu potencial. Se somos uma cerveja extraordinária, precisamos de pessoas ainda mais extraordinárias ao nosso lado, que nos permitam realizar ações que façam diferenças em suas vidas”, comenta Maurício Landi, gerente de marketing de Brahma Extra.

Para melhor amparar os alunos, os professores contam com treinamento prévio da Fundação Dorina Nowill para Cegos, responsável também pela adaptação dos materiais para as aulas. Além disso, recebem orientação da sommelier Daniella Romano, fundadora da Instituição Ver o Vinho, conhecida por realizar análises sensoriais de vinhos com cegos e pessoas com baixa visão.

Para divulgação do curso, Brahma Extra realizou um treinamento com uma turma piloto nos dias 11, 12 e 13 de Abril com um grupo de 5 pessoas com deficiência visual. Eles passaram por análises sensoriais, aulas de história da cerveja, degustações e puderam testar alguns dos materiais desenvolvidos especialmente para eles. O treinamento permitiu que tanto alunos quando professores pudessem avaliar as possibilidades e potencialidades do curso.

Para a Fundação Dorina, “a realização do curso é uma excelente oportunidade que contribui para dar visibilidade à importância do processo de inclusão das pessoas com deficiência visual, além de despertar novos campos de atuação e oportunidades no mercado de trabalho. Tendo a oportunidade de estar neste projeto também traz como ganho um conhecimento diferenciado que os destacam no seu convívio com amigos e familiares”, ressalta Eliana Cunha, coordenadora de Educação Inclusiva da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Em campanha assinada pela Africa, a divulgação oficial do curso teve início no dia 26 de abril com lançamento do filme e site, que receberá as inscrições para a nova turma do curso no segundo semestre de 2018. 

Veja Também