Quinta-feira, 28 de março de 2024

Elas nas redes: Sarah Campos e Larissa Costa conversam sobre a vida de influenciadora, no Papo Xadrez

Em episódio ‘Especial das Mulheres’, as criadoras de conteúdo contam sobre suas trajetórias e falam sobre desafios da carreira digital

Postado em: 29-03-2023 às 10h32
Por: Everton Antunes
Imagem Ilustrando a Notícia: Elas nas redes: Sarah Campos e Larissa Costa conversam sobre a vida de influenciadora, no Papo Xadrez
Em episódio ‘Especial das Mulheres’, as criadoras de conteúdo contam sobre suas trajetórias e falam sobre desafios da carreira digital | Foto: O Hoje

Em edição ‘Especial das Mulheres’, as apresentadoras Ananda Leonel e Maria Pimenta entrevistaram a cosmetóloga Larissa Costa e a criadora de conteúdos digitais Sarah Campos nesta segunda-feira (27). No 57º episódio do Papo Xadrez, as convidadas e apresentadoras recordaram a comemoração do Dia Internacional das Mulheres, neste mês de março.

Sarah é influencer desde os 18 anos, mas foi na infância que a criadora de conteúdo descobriu, por meio das câmeras de fotografia, o amor pela arte e comunicação. Já Larissa, maquiadora desde os 15 anos, se encontrou nos blogs e em seu canal de maquiagens.

A cosmetóloga diz que se inspirou nas figuras de diversas blogueiras, como Boca Rosa e Niina Secrets, por exemplo. Em um viés mais cômico, Sarah tem como referências diversos youtubers, como Whindersson Nunes e Kéfera Buchmann: “passava a tarde assistindo, minhas referências são bem humorísticas”.

Continua após a publicidade

Em um intercâmbio na Califórnia, Sarah descobriu nas redes sociais um potencial de compartilhar o seu estilo de vida no exterior: “as pessoas adoravam: ‘posta mais’, ‘mostra tal coisa’; adorava mostrar o dia a dia”, explica. No Brasil, após um quadro de depressão e entre a incerteza de seguir com o curso de ciências aeronáuticas e voltar para os Estados Unidos, Sarah encontrou na produção de conteúdos uma oportunidade. 

“Acho que o gatilho da minha depressão foi não saber onde eu estava e quem eu era. Na internet, eu pude ser eu mesma e havia pessoas igual a mim, eu não estava sozinha”, revela. A partir desse momento, surgiram ofertas de marcas que pediram a divulgação da blogueira.

Para Larissa, cosmetóloga, influenciadora e mãe do Romeu e da Isadora, o processo de se encontrar nas redes sociais veio com tutoriais de estética. De Porangatu, interior de Goiás, a cosmetóloga conta que, na adolescência, gravou alguns vídeos, mas foi durante a faculdade de estética, quando buscou formas de divulgar o trabalho, que ela encontrou nas mídias uma ferramenta de trabalho. 

Em Goiânia, desde 2018, a influenciadora usa as redes sociais para dar dicas na área de beleza aos internautas. Larissa ainda relembra a primeira vez em que um vídeo viralizou: “cheguei de viagem de Porangatu e ensinei como retirar o extrato da babosa e usar no cabelo. Esse foi o primeiro vídeo que fiz narrando. Eu tinha dois mil seguidores e, à noite, já tinha três mil”.

Larissa também expõe os desafios de conciliar a maternidade e a profissão de influencer. “Eu tinha um trabalho para gravar e me planejei: a soneca do Romeu era às 10h da manhã, mas, na hora, a Isadora acordou. Você tem que entregar algo, é contrato. São crianças, eles têm o tempo deles, isso é normal”, ressalta.

Tanto Sarah quanto Larissa contam que foram desacreditadas por parentes da família, mas sempre receberam apoio dos pais e dos amigos. “Minha mãe sempre me apoiou muito e o meu esposo, também”, comenta Larissa. Por outro lado, Sarah reforça que “em relação ao ‘hate’, a gente tem sempre que achar uma forma de cuidar da saúde mental”.  

Sarah também fala sobre a rivalidade feminina que costuma surgir entre as influenciadoras. “Eu acho que tem muita gente que não está disposta a ajudar as outras pessoas a crescerem. O mais triste é quando vem a rivalidade de uma mulher”, lamenta.

As criadoras de conteúdo, à diferença da fama de cantores e atrizes, veem a profissão como uma “troca” e não consideram os seguidores como “fãs” , mas uma “rede de apoio”. Para a cosmetóloga, “o influenciador tem essa questão da identificação, ele posta coisas reais”. 

Na edição ‘Especial das Mulheres’, que fecha o mês de março, Larissa e Sarah comentaram sobre o início da carreira como influenciadoras e falaram sobre os desafios impostos às mulheres nessa área. É possível conferir trechos do episódio no instagram, @xadrezpapo, assistir ao episódio completo no canal do Youtube, ‘Papo Xadrez’, ou ouvir esta e outras edições no Spotify. 

Nos últimos episódios

As criadoras de conteúdo Sarah Campos e Larissa Costa estão na 57ª transmissão ao vivo do podcast ‘Papo Xadrez’. Elas se juntam aos outros 66 convidados que estiveram nos estúdios do jornal ‘O Hoje’ de frente com os apresentadores Ananda Leonel e Felipe Cardoso. Dos encontros dedicados ao mundo da música e seus bastidores aos episódios sobre a indústria da moda: nenhuma pauta fica de fora do ‘Papo Xadrez’.

Veja Também