Dia Internacional do Livro Infantil reforça importância de incentivar todo o potencial dos pequenos

Um viva para aquela fase encantadora em que descobre-se as placas nas ruas, os bilhetes, os cartazes e se lê tudo pelo caminho

Postado em: 31-03-2023 às 08h26
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Dia Internacional do Livro Infantil reforça importância de incentivar todo o potencial dos pequenos
Um viva para aquela fase encantadora em que descobre-se as placas nas ruas, os bilhetes, os cartazes e se lê tudo pelo caminho | Foto: Divulgação

O futuro são as crianças! E passou da hora de pensar em como potencializar essa grandeza que os pequenos carregam. A educação é um bom começo, e neste domingo (2) é comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil, oportunidade perfeita para colocar em prática métodos que façam desse momento um diferencial na vida de muitos. Por meio dos livros, histórias são transformadas, personalidades formadas e o mundo vai ganhando forma por meio das crianças que são responsáveis por seres humanos mais educados, em toda amplitude da palavra.

A celebração do Dia Internacional do Livro Infantil acontece em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen foi o primeiro a criar histórias especialmente para o público infantil. A data, dia de seu aniversário, 2 de abril, foi criada em 1967, pela International Board on Books for Young People – IBBY, que também realiza o mais importante prêmio da categoria com o nome do autor. Títulos como ‘O Patinho Feio’, ‘A Pequena Sereia’ são apenas alguns sucessos que compõem a obra de mais de 150 histórias escritas até 1875, quando faleceu. 

Diversas pesquisas já comprovaram que ler desenvolve a atenção, a capacidade de concentração, incrementa o vocabulário, melhora a memória e o raciocínio. Esses são alguns dos benefícios que justificam a importância de incentivar o hábito desde a infância. Segundo o um levantamento de 2022 realizado pelo Instituto Pró-Livro em parceria com a Abrelivros, a faixa etária dos 5 aos 10 anos de idade é o perfil com maior frequência de consumo de livros de literatura, independentemente do suporte. 

Continua após a publicidade

Essas crianças representam 23% de toda a população e costumam ler diariamente ou quase todos os dias por vontade própria. Apesar dos dados não serem positivos em pesquisas com adultos, saber que as crianças têm buscado incorporar o hábito saudável na rotina traz um cenário que poderá ser diferente no futuro devido à formação de novos leitores. Ainda há esperança, desde que se reforce a importância de lembrar o impacto positivo do incentivo à leitura logo na primeira infância. 

Para que o primeiro contato com a leitura aconteça da melhor forma, é preciso tomar alguns cuidados. O primeiro é selecionar títulos apropriados, o que fará a diferença para que a criança compreenda a narrativa e se envolva com a história. Escolher livros indicados para a faixa etária também irá ajudar no processo de alfabetização. Ao mesmo tempo, também é importante que os pais mantenham o hábito de contar histórias para as crianças. Afinal, ler para os pequenos promove o desenvolvimento de habilidades essenciais e ainda fortalece os vínculos familiares.

Livros para aprender a ler

Destinadas às crianças, os contos do precursor Hans Christian Andersen buscavam trazer aprendizados e lições valiosas para esse público que antes era esquecido pela literatura. Desde então, muitos autores também se dedicam à literatura infanto-juvenil e conquistaram um espaço no mercado. Alguns são grandes aliados na hora de alfabetizar os pequenos. A bibliotecária Claudia Borinelli, selecionou algumas dicas, para os pais inserirem no dia a dia dos filhos, de livros para crianças que estão aprendendo a ler. 

O primeiro, ‘O menino que aprendeu a ver’, de Ruth Rocha, apresenta um mundo cheio de coisas para se ver: Umas a gente entende, outras não pode entender. Esta é a história do menino João, que aprendeu pouco a pouco uma lição. As coisas do mundo a gente precisa aprender e é isso que se descobre quando se aprende a ler. Já a coleção ‘Os Pingos’, de Mary França, traz as personalidades e as cores de cada um dos sete pingos: ‘Pingo de Flor’; ‘Pingo de Lua’; ‘Pingo de Ouro’; ‘Pingo de Sol’; ‘Pingo de Fogo’; ‘Pingo de Céu’; e ‘Pingo de Mar’.

‘O batalhão das letras’, de Mario Quintana, é a primeira obra do escritor voltada para o público infantil. O livro apresenta o alfabeto enquanto ensina poesia, ora ressaltando as formas gráficas das letras, ora seus fonemas. Um singular abecedário poético, em que o autor brinca com as letras e as palavras de nossa língua. O livro ‘Uma letra puxa a outra’, de José Paulo Paes, cada letra do alfabeto ganha uma quadrinha, composta com recursos de rima e ritmo que ajudam a memorização. 

A coleção especial para crianças que estão começando a ler e precisam se aprimorar na aprendizagem da leitura, ‘Estrelinhas’ de Sonia Junqueira, têm letras em caixa alta, o que facilita a leitura. O autor Todd Parr, na obra ‘O livro da gratidão’, nos faz pensar sobre os pequenos detalhes pelos quais devemos ser gratos, com desenhos bem coloridos, altas doses de sensibilidade e muito bom humor. Aliás, todos os livros de Todd Parr são recomendados para crianças que estão começando a ler, pois são livros coloridos e que abordam temas importantes.

Para ler com as crianças

A leitura abre um universo de possibilidades para as pessoas, principalmente na infância, já que tudo é novidade. Mas antes da alfabetização, os pais já podem estimular esse contato e lerem para os filhos. As histórias lúdicas, inclusive, podem auxiliar no desenvolvimento da criança, ajudando-a a superar medos e lidar com emoções conflitantes: mau-humor, irritação, frustração, entre outros. Na Amazon é possível encontrar títulos que são ótimas companhias para os pais e para as crianças.

Entre eles estão o ‘O educado do Eduardo’. Descubra neste livro o poder da gentileza. Da mesma autora de ‘Cocô, Xixi e Pum’, Maíra Lot Micales apresenta a história de um menino que encanta por sua educação, gratidão, gentileza e amizade.  Já o ‘Macaco mal-humorado’, escrito por Suzanne Lang e desenhado por seu marido Max Lang, é perfeito para ensinar crianças a lidarem com sentimentos conflitantes. Uma história divertida sobre como Chico Zé, o chimpanzé, encara com um dia ruim e a insistência de seus amigos animais para que ele se anime.

O músico e autor best-seller Tom Fletcher, juntamente com o ilustrador Greg Abbott, criou um monstrinho que fará os leitores se apaixonarem e quererem brincar com ele sem parar no ‘Tem um monstro no seu livro’. Assim como os adultos, boa parte das crianças não sabe como lidar com os sentimentos de separação, perda, luto e solidão. Para ajudá-las a encarar este processo, a autora inglesa Patrice Karst, best-seller com mais de um milhão de cópias vendidas no mundo, escreveu ‘O fio invisível’.

Da autoconfiança nasce a compaixão, e da compaixão brota a força. O 14º Dalai Lama já foi uma criança, e sua mãe, a primeira a lhe ensinar sobre compaixão. Conhecendo a infância de Sua Santidade, os leitores aprenderão a cultivar este sentimento e fazer crescer o amor dentro de si e no mundo na obra ‘A semente da compaixão’.  Uma ferramenta para que as famílias transmitam às crianças o valor do amor e da compaixão, sempre necessários. O universo da leitura infantil é um convite para um mundo mais digno.

Veja Também