Quinta-feira, 28 de março de 2024

‘Bravos!’ apresenta a história do produtor de cinema Igor Melo

O trabalho dos cineastas influenciaria a vida e os interesses dos moradores locais, especialmente dos estudantes

Postado em: 03-05-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Bravos!’ apresenta a história do produtor de cinema Igor Melo
O trabalho dos cineastas influenciaria a vida e os interesses dos moradores locais, especialmente dos estudantes

Nascido e criado no conjunto habitacional Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, o jovem Igor Melo teve seu primeiro contato com cinema ao observar a filmagem das cenas do longa Cidade de Deus, que ocorreram na própria comunidade. O trabalho dos cineastas influenciaria a vida e os interesses dos moradores locais, especialmente dos estudantes.

Mais tarde, a Central Única das Favelas (Cufa), promoveu um curso relacionado a cinema. “Foi um dos primeiros cursos de audiovisual que a comunidade teve. Lá tive meu primeiro contato com cinema, contato com operação de câmera, descobri o que era operação de vídeo. E aquilo me encantou muito: poder operar uma câmera, entender melhor como é que se faz um plano, como é que se edita um vídeo”, relembra Igor.

Continua após a publicidade

O professor foi o cineasta Rodrigo Felha, também morador da Cidade de Deus, que havida participado do filme Cidade de Deus e viria a dirigir 5 x Favela – Agora por nós Mesmos. A presença de Felha foi um fator a mais de motivação para os estudantes, especialmente para Igor: “Quando eu ouvia essas histórias dele (Felha), isso me inspirava muito: ‘Já fui para Cannes. Fui para festival na França, EUA, e posso sobreviver no cinema, de audiovisual’”.

A tradição do audiovisual na comunidade não parou aí. A Agência de Redes Para Juventude também promove oficinas e materializa ideias de projetos culturais trazidas pelos jovens.

“É uma tentativa de fazer com o que o jovem de origem popular comece sua vida na cidade como protagonista”, explica o idealizador da Agência, Marcus Faustini. “Ninguém escuta as ideias e os desejos desse jovem. Nosso papel é fazer com ele seja escutado. Dar ferramentas, dar habilidades, dar redes, e ajuda a desenvolver essas ideias, qualquer ideia”.

SERVIÇO

‘Bravos!’ com Igor Melo

Quando: quinta-feira (3)

Horário: 21h15

Onde: TV Brasil 

Veja Também