Episódio de ‘Defensores’ reflete sobre a questão indígena no País

A questão das tribos na região de Dourados, no Mato Grosso do Sul, é discutida em Membira, capítulo inédito da produção documental dirigida pelo jornalista Thiago Couto

Postado em: 09-05-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
A questão das tribos na região de Dourados, no Mato Grosso do Sul, é discutida em Membira, capítulo inédito da produção documental dirigida pelo jornalista Thiago Couto

O segundo episódio da série documental Defensores, que investiga a situação indígena e os conflitos agrários, será exibido nesta quarta (9), às 21h45, na TV Brasil. A produção independente aborda a atuação dos defensores públicos no País em casos de violações de direitos humanos. A questão das tribos na região de Dourados, no Mato Grosso do Sul, é discutida em Membira, capítulo inédito da produção documental dirigida pelo jornalista Thiago Couto, diretor e roteirista da obra.

Em um cenário de disputa agrária, o defensor público federal Frederico Soares apresenta os principais desafios e perspectivas para a resolução dos conflitos que vêm há muitos anos resultando no assassinato de diversos indígenas. O programa, exibido pela emissora pública, traz os comentários de Álvaro Tukano, liderança indígena que milita há mais de 30 anos pelo direito dos povos tradicionais. Realizada pela produtora paranaense Caminho Comunicação, a obra foi selecionada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav/TVs Públicas).

Continua após a publicidade

A TV Brasil é a emissora que mais exibe conteúdo nacional independente em sinal aberto. Segundo o Informe de Acompanhamento do Mercado de TV Aberta, estudo divulgado em agosto pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), em 2016, o canal exibiu mais de 1.162 horas de programação destinadas ao segmento.

Com cinco episódios de 26 minutos, a série Defensores revela o trabalho dos defensores públicos federais e estaduais em processos jurídicos sobre desigualdades. A obra documental mostra a luta de agentes públicos, pensadores e comunidades pela superação cultural dos problemas que afetam cidadãos nas cinco regiões brasileiras.

Em pauta, temas como direito à educação, disputa agrária com indígenas, trabalho escravo, vítimas da tragédia do Rio Doce e sistema penitenciário. Cada edição do programa traz a visão de especialistas que ajudam a compreender melhor o contexto e os dilemas do episódio.

Para o diretor da série, Thiago Couto, a atração atende a uma demanda contemporânea da sociedade. “Defensores nasceu de uma vontade antiga de abordar a desiguldade social brasileira a partir do olhar de personagens que lidam com esse tema diariamente”, explica.

O jornalista completa a premissa da obra. “Andando por aí, a gente encontra comunidades, agentes públicos e pensadores que realmente querem ajudar o Brasil a superar esse cenário absurdo de contrastes”, afirma o idealizador da produção Defensores.

SERVIÇO

‘Defensores’: quarta-feira (9), às 21h45, na TV Brasil 

Veja Também