Segunda-feira, 29 de julho de 2024

Red Bull Dance Your Style reune dançarinos brasileiros na Alemanha

O carioca André DB levou o Passinho a outro patamar, conquistou a plateia e alcançou o primeiro lugar

Postado em: 04-05-2023 às 09h00
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Red Bull Dance Your Style reune dançarinos brasileiros na Alemanha
O carioca André DB levou o Passinho a outro patamar, conquistou a plateia e alcançou o primeiro lugar | Foto: Divulgação

Em uma atmosfera vibrante, um público animado se reuniu para prestigiar os dançarinos mais talentosos do Brasil na segunda edição do Red Bull Dance Your Style. A competição global de danças urbanas desembarcou no Rio de Janeiro no último sábado (29), data que celebrou o Dia Mundial da Dança. Com um conceito único em que a plateia é o júri, o carioca André DB levou o Passinho a outro patamar, mostrou suas habilidades e encantou a multidão, conquistando o lugar mais alto do pódio após vencer a Jess Nascimento, especialista em Waacking.

O Red Bull Dance Your Style é um evento global de dança de rua com um formato de batalha único. Do hip hop ao house, do locking ao popping, os dançarinos que participam da competição precisam encantar o público para ganhar seu voto. Com freestyle, musicalidade e habilidade colocados à prova por meio de músicas mainstream imprevisíveis, que vão de sucessos globais recentes a batidas clássicas, o torneio faz com que a multidão decida quem vai dominar a pista de dança. 

Antes da grande decisão, o evento passou por Curitiba (PR), São Paulo (SP) e também na própria capital carioca para as seletivas regionais. De cada qualificatória, saíram dois vencedores, que se juntaram aos cinco primeiros colocados da edição de 2022 e a outros cinco convidados do evento, totalizando, então, 16 dançarinos que disputaram o título nacional. Foi assim que André DB se destacou na competição e conquistou o primeiro lugar. Ele declara que essa vitória foi um divisor de águas e conta como foi a experiência.

Continua após a publicidade

“A dança me libertou e me fez ser quem sou hoje. O Passinho é uma vertente muito forte, que por muito tempo foi marginalizada por ser periférica, e é incrível pela resistência e capacidade que tem”, conta o vencedor. “Eu estava muito nervoso antes da competição, não consegui dormir e cheguei bem frenético. A batalha final foi bem difícil, já que não sabia a música que iria tocar e foi necessário improvisar, mas a galera mandando energia positiva pra mim foi incrível”, finaliza André, que agora se prepara para buscar o título mundial na Alemanha, em novembro. 

O evento contou com um time consagrado, cheio de referências da cena: na curadoria, estiveram o B-Boy e produtor audiovisual Pedrin Brum, ao lado da professora, modelo e coreógrafa do Djonga, Raquel Cabaneco. No som, a DJ Tamy Reis tocou grandes hits da música brasileira e internacional e, na apresentação da festa, Aline Constantino, B-Girl e produtora do Laboratório Fantasma, coletivo de arte urbana criado por Emicida e Fióti, e ZULU, dançarino e integrante do ballet do rapper Djonga.

Parece que a energia do público foi o que moveu a programação, opinião comum a todos que por lá passaram. “Quando pisei no palco e senti a energia e vibração de todo mundo que estava lá, fiquei arrepiado. O evento está tomando uma proporção e conhecimento no Brasil que eu não imaginava, e atingindo cada vez mais lugares e pessoas. Nessa segunda edição, os competidores vieram com muito mais gana, todos estavam mais conscientes e preparados: não teve um competidor que não deu show, e isso foi muito especial”, conta Zulu. 

Com competidores das mais variadas vertentes que compõem as danças de rua, do locking ao popping, passando pelo hip hop até o passinho, o torneio ainda contou com dois workshops especiais para o público com mestres da cena. Durante a tarde, o DJ e dançarino francês Kapela Marna e a coreógrafa africana Badgyal Cassie comandaram as oficinas de dança de House Dance e Dança Afro, respectivamente. Com exercícios diferentes, imersão musical e verdadeiro show de talento, os participantes tiveram contato com técnicas e aperfeiçoamentos dos estilos de forma dinâmica.

Desafiando os melhores dançarinos do mundo inteiro, em batalhas épicas o Red Bull Dance Your Style leva a improvisação a um novo nível e na final não seria diferente. Com mais de 60 eventos em todo o mundo, o último dia do evento chega a Frankfurt em 4 de novembro de 2023 para a grande final que vai coroar o campeão mundial. Agora nos resta aguardar para as cenas dos próximos capítulos e torcer para que o nosso representante, André DB leve a essência brasileira com o melhor do Passinho mundo afora.

Veja Também