Universidade inclui disco do Racionais MCs em lista de vestibular

Medida não é novidade. Em edições anteriores, Unicamp já havia feito seleção de obras de gêneros considerados não usuais

Postado em: 24-05-2018 às 19h00
Por: Guilherme Araújo
Imagem Ilustrando a Notícia: Universidade inclui disco do Racionais MCs em lista de vestibular
Medida não é novidade. Em edições anteriores, Unicamp já havia feito seleção de obras de gêneros considerados não usuais

Há quem se queixe da quantidade de obras clássicas da literatura na hora de fazer a maratona de provas do vestibular. Talvez pensando nisso, a Universidade de Campinas (Unicamp) anunciou nesta terça-feira (24) que passará a exigir de seus vestibulandos em 2020 a leitura de letras de músicas do disco “Sobrevivendo no inferno”, do grupo de rap Racionais MC’s.

O disco, lançado em 1997, deverá ser lido pelos estudantes na íntegra. Para facilitar o acesso, a universidade divulgou links para o disco em diversas plataformas, como o Spotify e o YouTube.

Continua após a publicidade

A iniciativa, entretanto, não é novidade: Anualmente, a universidade solicita a seus candidatos a leitura de 12 obras dos mais variados autores e gêneros. O álbum dos Racionais, por exemplo, foi classificado como poesia. 

Figuram na lista ainda produções como o romance “A Falência”, de Júlia Lopes de Almeida, e a crônica “A cabra vadia”, de Nelson Rodrigues. Manifestando-se por meio de nota, a instituição comentou as escolhas e disse que a lista só passa a valer na seletiva de 2020. Para 2019, a lista será outra. 

“As obras inseridas para o Vestibular 2020 possuem relevância estética, cultural e pedagógica para a formação dos estudantes do ensino médio”, diz a universidade. 

Veja Também