Segunda-feira, 18 de março de 2024

Projeto artístico traz exposição ‘Ao Meio’ do artista Selon de forma gratuita 

Exposição utiliza resíduos sólidos do próprio shopping para compor peças

Postado em: 15-05-2023 às 09h40
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Projeto artístico traz exposição ‘Ao Meio’ do artista Selon de forma gratuita 
Exposição utiliza resíduos sólidos do próprio shopping para compor peças. | Foto: Divulgação

Com o objetivo de democratizar o acesso à arte e cultura, valorizando e reconhecendo os artistas locais, o Passeio das Águas Shopping inaugura o selo ‘Passeio pela arte’. O projeto é uma oportunidade para dar reconhecimento, visibilidade e espaço, de forma gratuita, a artistas locais. 

O artista que estreia o projeto é o Selon, com a exposição ‘Ao Meio’, que utiliza resíduos sólidos do próprio shopping para compor grandes peças. Esse estilo artístico é conhecido como ‘site specific’, que são obras criadas de acordo com o ambiente e com um espaço determinado. 

Em entrevista ao Essência, o artista traz detalhes sobre o processo criativo da mostra e evidencia o seu talento na arte. Selon iniciou sua trajetória aos 16 anos e desde então procura progredir e desenvolver o seu trabalho artístico. 

Continua após a publicidade

Questionado sobre suas referências na arte, o artista conta: “Tenho muitas referências na arte abstrata, de Mondrian a Pollock. Mas também em outros artistas da arte contemporânea como Leda Catunda e Cildo Meireles”, afirma. 

Selon também conta sobre as mudanças de linguagem que experimentou até chegar ao mais recente trabalho, a exposição ‘Ao Meio’. “Visualmente eu já experimentei diversas linguagens, desde graffiti até ilustração. Vivo momentos de maior interesse por linguagens diferentes, contudo o fio condutor dessas derivas costuma ser a relação entre arte e espaço disponível no Passeio das Águas”. 

Esse conceito é evidenciado na mostra pela linguagem site specific. O termo sítio específico faz menção a obras criadas de acordo com o ambiente e com um espaço determinado. Trata-se, em geral, de trabalhos planejados – muitas vezes fruto de convites – em local certo, em que os elementos esculturais dialogam com o meio circundante, para o qual a obra é elaborada.

“Desde o início da minha trajetória artística eu me relaciono com espaços e objetos encontrados. É uma característica muito comum em intervenções urbanas. Me sinto instigado pelas possibilidades de criação proporcionadas por essa linguagem”, complementa Selon. 

O artista pela arte 

O goiano Selon transita entre Goiânia e São paulo desenvolvendo murais e intervenções urbanas desde o início da carreira em 2000, tendo circulado sua produção no decorrer de sua trajetória artística, desenvolvendo e executando projetos, participando de exposições individuais, coletivas e salões de arte.

Sobre os principais desafios que vivenciou ao longo de sua carreira Selon destaca a  transição do espaço urbano para o espaço interno. “Transitar minha produção urbana entre ateliê ou galerias demandou bastante energia”. 

Selon realizou murais e intervenções em São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Brasília, Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina entre outros estados do país. Seu trabalho faz parte de importantes coleções particulares e públicas como o Museu de Arte Contemporânea de Goiás e Centro Cultural UFG. 

Para aqueles que também buscam um lugar ao sol no mundo das artes, Selon manda um recado: “Minha dica é paciência e persistência”.

SERVIÇO 

Exposição – ‘Ao Meio’

  • Quando: Segunda a sábado 10h às 22h e Domingo 14h às 20h
  • Onde: Avenida Perimetral Norte, N• 8303, Fazenda Caraveiras – Goiânia 

Veja Também