‘MAG Itinerante’ está em cartaz no HGG a partir de hoje

Mostra composta de 70 telas reúne três coleções do acervo do Museu de Arte de Goiânia

Postado em: 06-06-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘MAG Itinerante’ está em cartaz no HGG a partir de hoje
Mostra composta de 70 telas reúne três coleções do acervo do Museu de Arte de Goiânia

GABRIELLA STARNECK*


Continua após a publicidade

A exposição MAG Itinerante está em cartaz, a partir desta quarta-feira (6), no hospital Hospital Alberto Rassi (HGG). A mostra, que faz parte do projeto Arte no HGG, é composta por 70 telas de três coleções do acervo do Museu de Arte de Goiânia, agrupando obras de 63 artistas goianos de diferentes épocas, modalidades, técnicas e estilos. 

Segundo a curadora da exposição e artista plástica, Helena Vasconcelos, a ação tem uma importância tripla: “A MAG Itinerante é relevante para os artistas, pois dá uma visibilidade muito grande para as obras, ao projeto de humanização, porque levamos arte para os pacientes e familiares, e também para as pessoas que trabalham no local. Helena ainda ressalta que o projeto Arte no HGG leva essas obras para um público que muitas vezes não tem a oportunidade de ir a um museu, por exemplo. 


‘MAG Itinerante’

A exposição foi idealizada por Helena Vasconcelos e Antônio Damata, como a artista plástica conta: “Eu conversei com o Antônio a respeito de fazer uma exposição no HGG, porque o Museu de Arte de Goiânia (MAG) já possui um ativo itinerante, e os artistas que fariam parte da mostra já tinham sido escolhidos por ele”.

A MAG Itinerante’ reúne70 telas de três coleções do acervo do museu. A primeira coleção, composta por nove obras, representa o projeto MAG Itinerante, de 1998. Farão parte também da exposição as coleções: Bichos do Cerrado, de 2015, que agrega 15 obras de artistas plásticas mulheres, representando a diversidade da fauna deste bioma, e a coleção Pedra Fundamental, de 2018, apresentando 46 obras, que foram criadas em celebração à inauguração da nova sede da Secretaria Municipal de Cultura.

O supervisor do Museu de Arte de Goiânia, Antônio Damata, explica que as três coleções têm em comum a itinerância, já que o objetivo principal dessa exposição, que teve sua primeira mostra lançada, em 1998, era visitar comunidades, as escolas, associações e outros locais que tivessem a vontade de recebê-la, seja em sua totalidade ou parte dela. “Essas coleções pertencem ao acervo permanente do MAG e não são obras vendáveis, apenas emprestadas. Por isso são coleções muito vistas, já que não ficam restritas à nossa reserva, mas para serem apreciadas por um grande público”.

Damata destaca ainda a diversidade de obras e artistas que a coleção reúne: “É uma exposição que agrada a todos por terem objetos, pinturas abstratas, de bicho, de pessoas, uma diversidade que satisfaz o gosto de todos os públicos”. Helena ressalta que, por ser uma mostra diversificada, às vezes fica mais difícil que o espectador entenda as obras, e isso exige uma leitura diferenciada. “Há obras abstratas, primitivista, paisagistas, dentre outras, mas nós fizemos uma montagem direcionada para facilitar a visibilidade e até o entendimento de quem aprecia o trabalho”, afirma a artista plástica. 


‘Arte no HGG’

O projeto nasceu da ideia de promover a inclusão cultural de pacientes, acompanhantes e colaboradores, e de usar a arte como terapia alternativa para usuários do SUS que fazem tratamento no hospital. “O Arte no HGG é maravilhoso, pois leva a arte para um lugar onde as pessoas têm uma mobilidade às vezes restrita e enriquecendo de alguma forma o olhar deles e a sua situação de saúde”, pontua Damata.

Helena também ressalta a relevância da ação: “Está confirmado que arte cura, e dentro do projeto nós vamos difundir a arte para os internos. Além disso, oferecemos condições para que eles fiquem mais à vontade no hospital, porque é muito chato só ficar olhando paredes brancas. Eu sou apaixonada por esse trabalho, porque vejo a alegria das pessoas ao contemplar as obras”. 

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov


SERVIÇO

Expoisção ‘MAG Itinerante’

Quando: a partir de quarta-feira (6)

Onde: Hospital Alberto Rassi (HGG)

Entrada gratuita 

 

Veja Também