Grife assinada por estilista goiano Theo Alexandre desfila na passarela do SPFW 2023

Após uma imersão na cidade de Goiás, o estilista recebeu o aval para a confecção da coleção da filha e neto da poetisa

Postado em: 29-05-2023 às 08h49
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Grife assinada por estilista goiano Theo Alexandre desfila na passarela do SPFW 2023
Após uma imersão na cidade de Goiás, o estilista recebeu o aval para a confecção da coleção da filha e neto da poetisa | Foto: Divulgação

Neste fim de semana aconteceu o maio evento de moda do País, o São Paulo Fashion Week. Com o tema ‘ORIGENS/Ressignificar’, a edição deste ano abraça as transformações da sociedade e propõe uma provocação sobre quem somos e o que nos une como coletivo humano criativo, destacando o caráter diverso e plural impresso em nossa expressão artística e estética. Para fortalecer o seu compromisso com a conexão com nossa essência, o estilista goiano Theo Alexandre homenageou a escritora Cora Coralina no sábado (27).

A criação vai muito além da representação, é um modo de significar e o São Paulo Fashion Week busca trazer essa força para as passarelas. A cultura goiana foi bem representada pela grife Thear Vestuário, assinada pelo estilista goiano Theo Alexandre. Na passarela, a coleção ‘Todas as Coras’ inspirada na vida da Cora Coralina. Após uma imersão na cidade de Goiás, o estilista recebeu o aval para a confecção da coleção da filha e neto da poetisa, Vicência e Rubio, por meio de uma carta escrita à mão.

Os 30 looks apresentados propõem uma leitura do mundo coralino, despertando o olhar sobre passado e presente, inspirado em todas as faces de Cora: seja no toque do algodão, nos bolsos providenciais, nos grampos de cabelo ou nas mangas ¾, que deixavam livres as mãos. “O slow está presente na coleção que traz o devagar do tempo, assim como o tempo necessário para cristalizar o doce. A poesia está na singeleza, nos detalhes que transbordam sofisticação”, conta Theo Alexandre. 

Continua após a publicidade

O Empreendedor e Diretor Criativo da Thear Vestuário revela também que em sua terceira participação no SPFW os tecidos de laise ornamentados com guipir, as muitas camadas, a transparência e o denim são elementos que se destacam e compõem a dualidade entre força e delicadeza, dando visibilidade às tradições presentes na moda e na vida. As estampas de colher de pau e grampos de ‘Todas as Coras’, por exemplo, foram pensadas para representar Cora em toda sua essência. 

Os acessórios levam a assinatura da experiente designer de joias Eleonora Hsiung, que complementou a narrativa da coleção com peças sofisticadas e contemporâneas criadas a partir dos elementos que circundaram a vida da poetisa Cora Coralina, transformando o imaginário em realidade. Já os calçados são produzidos pela Giovanetti Shoes, e se conectam com a coleção na atemporalidade e atitude de seus designs. E a beleza é assinada pelo renomado maquiador Marcos Costa.

A iniciativa despertou na marca o desejo de amplificar ainda mais essa homenagem à poetisa goiana ao propor aos Correios um selo personalizado ‘Todas as Coras’. O projeto de parceria foi apresentado visando não somente resgatar a prática de se escrever cartas, mas como forma de imortalizar Cora Coralina na criação com o nome da coleção da marca goiana trazendo o rosto da poetisa e doceira também goiana estampado no selo, com assinatura do estilista Theo Alexandre.

As experiências ao redor da vida da poetisa goiana não param por aí e os goianos poderão vivenciar suas próprias raízes em solo goiano. Após o desfile da Thear no SPFW, será realizado o lançamento oficial do selo ‘Todas as Coras’ em Goiânia, no final do mês de junho, durante a ‘Exposição Todas as Coras’, no ateliê da designer Eleonora Hsiung, parceira da marca. O projeto é patrocinado pela Equatorial por meio do Programa Goyazes da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

SPFW N55

O SPFW ORIGENS/Ressignificar, realizado de 25 à 28 de maio, faz parte de uma trilogia que se iniciou em 2021. O evento busca o resgate desses valores se dá com o aprofundamento da consciência coletiva e no reconhecimento de nossas raízes e origens. É a partir das pessoas, do reconhecimento do valor de cada indivíduo e sua força como coletivo, que é possível gerar novos símbolos, imagens e valores, novas referências que nos ajudem a ressignificar comportamentos e conceitos. 

“O evento sempre acreditou na força do coletivo para ressignificar, transformar e compartilhar ideias, conhecimentos e experiência para promover mudanças positivas”, afirma Paulo Borges, diretor criativo do SPFW. Os quatro dias de muita moda ocupou diversos espaços da cidade: o hub criado no Komplexo Tempo, no bairro da Mooca, o Senac FAU, na Lapa, o Iguatemi São Paulo e diferentes locações em endereços históricos. Ao todo, foram 41 desfiles sendo 31 presenciais e 10 fashion filmes. 

Veja Também