Para os entusiastas da história da música nacional, o momento é de aprendizado

Em 12 aulas, o curso ‘Constelação das Artes - História da Música e Sonoridades Brasileiras’ compreende um conjunto de conjunto com as mudanças sociais que permeiam esse fazer artístico

Postado em: 14-06-2023 às 08h26
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Para os entusiastas da história da música nacional, o momento é de aprendizado
Em 12 aulas, o curso ‘Constelação das Artes - História da Música e Sonoridades Brasileiras’ compreende um conjunto de conjunto com as mudanças sociais que permeiam esse fazer artístico | Foto: Reprodução

Entender um pouco da própria história nos torna mais conectados e cultura é uma das peças fundamentais dessa engrenagem. Seja em qual for a linguagem, a arte tem movimentado essas conexões. Aos amantes da música brasileira, sua história é contada a partir de um panorama de diferentes manifestações e sonoridades do País pelo Iatú Cultural. Em 12 aulas, o curso ‘Constelação das Artes – História da Música e Sonoridades Brasileiras’ compreende um conjunto de conjunto com as mudanças sociais que permeiam esse fazer artístico. 

Desde a útltima terça-feira, dia 13 de junho, o Itaú Cultural abriu mais uma edição do curso ‘Constelação das Artes’, que dessa vez explora a história da música e as sonoridades brasileiras. Os interessados podem acessar a formação pela plataforma da Escola IC, no site escola.itaucultural.org.br. Elaborado na modalidade autoformativa, não é necessário fazer inscrições, ele é previamente gravado e fica disponível para acesso por tempo indeterminado. Assim começa a descoberta da essência brasileira através da música.

Por meio da análise da produção musical de diferentes atores sociais no decorrer das épocas, o curso tem como proposta estimular a compreensão das diversas manifestações e sonoridades musicais brasileiras, levando em conta as mudanças sociais que permeiam esse fazer artístico. O curso possui três ciclos que são ministrados pelos professores José Geraldo, professor no departamento de história da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Mónica Vermes, professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e Tiganá Santana, professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos, da Universidade Federal da Bahia (Ihac/UFBA). 

Continua após a publicidade

Ao longo de 12 aulas, os alunos são convidados a fazer um panorama da construção da identidade brasileira analisando aspectos formais, sócio-históricos e sonoros. O curso conta também com a contribuição dos pesquisadores Caio do Valle Souza e Virgínia de Almeida Bessa. As historiografias da música brasileira, a crônica da cultura urbana pela música, a relevância das partituras e de instrumentos como o piano e o tambor, a presença das mulheres no cancioneiro nacional, a influência da negritude são alguns assuntos abordados no decorrer da formação. Ele é destinado a professores, entusiastas e estudiosos das artes. 

Veja Também