‘Alteridades: Contemplações Karajá’ termina nesta sexta-feira

O evento integra a programação do II Procena Mecanismos de Acessibilidade

Postado em: 21-06-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Alteridades: Contemplações Karajá’ termina nesta sexta-feira
O evento integra a programação do II Procena Mecanismos de Acessibilidade

SABRINA MOURA*

Continua após a publicidade

Foi iniciada na última segunda-feira (18) a exposição Alteridades: Contemplações Karajá na Galeria de Arte Basileu França. A mostra está aberta ao público para visitação até esta sexta-feira (22). O evento integra a programação do II Procena Mecanismos de Acessibilidade.

Na exposição, o ‘eu’ e o ‘outro’ se encontram em cores, formas e texturas, em iconografias, bonecas, objetos, ‘fazeres’, mitos e suas realidades. Os contrastes dos olhares possíveis para a cultura do ‘outro’ são determinantes para a leitura que se tem de si e das demais pessoas, e essa relação forma a identidade e a compreensão cultural no contexto em que se vive.

Segundo a coordenadora de arte-educação Helaine Paula, a ideia da exposição surgiu a partir da fusão de dois projetos de arte-educação e arte-inclusão por meio do trabalho realizado no projeto anual Caminhando, Cantando e Pintando a Nação- Artes Brasis, que destaca alguns fatos históricos importantes do País, como a presença dos índios por ocasião do descobrimento do Brasil. “É muito importante para os nossos alunos realizar estudos relacionados à cultura indígena que faz parte das origens do povo brasileiro. Escolhemos os karajá por eles serem acessíveis na nossa região”, enfatiza Helaine Paula. 

Juntamente à exposição, o Núcleo de Difusão Artística, montou o espetáculo Belorokan que, segundo o coordenador de arte-Inclusão do Basileu França, Thiago Santana, aborda um olhar crítico para si e para o mundo, visando a ser um agente transformador a partir do conhecimento da cultura e da identidade do povo karajá. “Para o espetáculo fizemos várias pesquisas e levantamos diferentes questões que envolvem os indígenas”, ressalta ele.

A curadoria da exposição é de Nei Clara, com expografia e ação educativa de Lucas Miranda e Hebert Charles. Alexandre Bellini é o oficineiro voluntário e os artistas/expositores são os alunos de arte-educação e arte-inclusão do Basileu França.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov

SERVIÇO

Exposição ‘Alteridades: Contemplações Karajá’ 

Quando: até sexta-feira (22) 

Onde: Galeria de Arte Basileu França (Av. Universitária, nº 1.750, Setor Leste Universitário – Goiânia)

Horários: das 9h30 às 11h40 e das 15h30 às 17h40

Mais informações: (62) 3988-8954

Entrada gratuita

Veja Também