Arquitetura para montar: Exclusividade, organização e design

Estas são as palavras-chave que definem a linha Formati, da Mac Design, projetada para ser usada tanto em ambiente externo como interno

Postado em: 21-06-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Arquitetura para montar: Exclusividade, organização e design
Estas são as palavras-chave que definem a linha Formati, da Mac Design, projetada para ser usada tanto em ambiente externo como interno

Rimene Amaral

ESPECIAL PARA O HOJE

Continua após a publicidade

Elas estão de volta e da melhor forma para quem quer personalidade. As prateleiras, antes escancaradas nas cozinhas, e usadas timidamente em outros cômodos, ganharam espaço em toda a casa e conquistaram lugares mais intimistas de qualquer projeto prático e descolado. Desenhadas por designers de renome, o móvel agora se adapta aos mais variados ambientes, e quem quiser pode montá-las. Exclusividade, organização e design. Estas são as palavras-chave que definem a linha Formati, da Mac Design, projetada para ser usada tanto em ambiente externo como interno, possibilitaformar uma grande variedade de setups, com o conceito básico do“faça você mesmo”. A linha tem três móveis – estante, aparador e mesa de centro – e pode ter vários perfis sugeridos.A proposta dessa linha permite personalizar o uso do móvel e possibilita ter um “móvel novo” a cada composição diferente.A Linha Formati faz parte da Coleção Qubo, da Mac Design, foi desenvolvida pelo Estúdio Urutu, dos designers Fernando Prado, André Pedrini e Ricardo Silva, e é o responsável pela ideia da linha de praticidade e na organização. 

Composta por prateleiras, bandejas, cachepôs e gaveteiros que se encaixam à estrutura de alumínio, a linha surge como alternativa de mobiliário para quem deseja enriquecer e dar mais vida a qualquer ambiente. “A linha Formati atende a um público prático e a ambientes contemporâneos e despojados. Pessoas que procuram linguagem industrial sem perder a elegância também podem usufruir da linha sem medo de errar”, conta a arquiteta Cassiana Nery. Todas as peças são feitas em alumínio marítimo, com pintura eletrostática na com desejada, e os acessórios em madeira cumaru. “É ideal para jovens e para quem tem espaço reduzido. A estante tem profundidade estreita e com tamanho que proporciona a otimização do espaço”, explica a designer de interiores, Andrea Pinheiro (foto ao centro).

Mas a praticidade conquista mais que jovens. Quem gosta de praticidade também procura. Com linhas retas e foco na versatilidade, as peças se encaixam bem em ambientes diversos. “Podem marcar presença tanto em salas, varandas e cozinhas gourmets como em home offices, adegas/bar, despensas e até garagens mais sofisticadas”, sugere Cassiana. A principal característica desse tipo de mobiliário é realmente a versatilidade e a possibilidade de alterar o visual e o uso a qualquer momento. “Uma peça utilizada em determinado ambiente ou uso pode facilmente se adequar a outra situação simplesmente reposicionando partes do móvel”, diz a arquiteta, que completa: “O material sempre tem papel importante no resultado do ambiente. A mistura do metal com a madeira tem aspecto industrial, porém acolhedor. Uma combinação que traz jovialidade a peça sem perder a elegância”, arremata Cassiana.

Toda linha, composta de estante, mesa de centro e aparador, é fabricada em módulos, e tudo pode ser planejado com acessórios como prateleiras, bandejas, cachepôs e gaveteiros, que se encaixam da forma como for necessário. “A estante pode ser montada com a quantidade de acessórios que quiser. Tudo é feito em estrutura de alumínio, sob medida, e há vários modelos sugeridos pelos designers que criaram a linha, diz Andrea. “Para quem mora só, por exemplo, o aparador seria para a sala e serviria para a televisão, promovendo uma composição e com utilidade para todo o aparato da TV. E, durante uma festa, o móvel pode se transformar em outro móvel. A estante cabe em qualquer lugar da casa e se molda da forma como desejar e de acordo com o ambiente”. 

E não pense que esse tipo de mobiliário é exclusivo para residências. De acordo com a arquiteta, escritórios e outros podem ter cara nova com a linha de montar. “Nada impede de se utilizar mobiliário com essas características em ambientes corporativos. Atende bem tanto ambientes de apoio e convivência como copas, halls de estar e estoques aparentes como salas de diretorias e ambientes de reuniões. Sempre atento se essa linguagem mais descontraída harmoniza bem com o conceito do projeto”, alerta Cassinana. 

Veja Também