OUVE Festival movimenta as férias de julho em Goiânia

Durante quatro dias, a programação do Festival contempla a exibição de filmes e shows todos voltados para a música

Postado em: 04-07-2018 às 11h20
Por: Kamilla Lemes
Imagem Ilustrando a Notícia: OUVE Festival movimenta as férias de julho em Goiânia
Durante quatro dias, a programação do Festival contempla a exibição de filmes e shows todos voltados para a música

Entre os dias 11 e 14 de julho, o palco do Teatro Sesi, em Goiânia (GO), recebe o OUVE Festival – “Música para ver e ouvir”. A proposta é levar ao público diversas linguagens artísticas que dialogam entre si sobre um mesmo tema – a música.

O festival exibe uma série de filmes que possuem a música como fio condutor. Ao final de cada exibição, a tela sobe e dá-se início a um show, seja com o próprio artista em destaque no filme, seja em forma de homenagem a ele.

Continua após a publicidade

“O público terá a oportunidade de desfrutar de uma experiência única que permite apreciar a música de diferentes formas: uma sessão de cinema e um show; uma imersão no universo de cantores e cantoras da música brasileira”, explica a produtora do evento Fernanda Assis.

Serão, ao todo, quatro dias de festival, seis filmes, cinco shows e uma exposição fotográfica. Os ingressos serão vendidos a preços populares – entre 2 e 20 reais, na portaria do teatro durante a semana do evento.

O OUVE Festival tem o patrocínio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes e da GT Autopeças, e o Apoio Cultural do Teatro Sesi e do Studio K.  A realização é da Maricota Produções Culturais.

Em detalhes:

A primeira noite do festival é reservada aos artistas goianos. A banda “Dom Casamata e a Comunidade” e o músico, compositor e produtor cultural Carlos Brandão serão os destaques nos filmes, dirigidos também pelos goianos: Higor Coutinho e Uliana Duarte. No palco teremos a própria banda Dom Casamata e a Comunidade. Em seguida, o cantor João Lucas sobe ao palco com o show “João canta Brandão”.

Os demais dias da programação celebram as obras de outros artistas brasileiros, como o compositor Zé Dantas, um dos mais importantes parceiros de Luiz Gonzaga, retratado no filme “Psiu!”, de Antônio Carrilho (PE); além dos cantores do brega, como Odair José, Amado Batista, Wando e outros, destacados no longa “Vou Rifar Meu Coração”, de Ana Rieper (RJ). Na sequência desses filmes, sobem ao palco: Paulo Matricó (PE) e Meriele (DF) para interpretar as canções do Rei do Baião e Cristiano Meirelles (SP) em uma releitura das canções românticas dos cantores bregas.

Na noite de encerramento, o festival exibe o longa “Brincante”, de Walter Carvalho, diretor de filmes como Central do Brasil e Carandiru. Esta obra leva o espectador a uma viagem musical na carreira de Antônio Nóbrega, o “multiartista” – assim denominado por Ariano Suassuna. A noite será coroada com a apresentação musical do próprio Antônio Nóbrega, que homenageia seu grande parceiro e amigo Suassuna.

Também compõe a programação dessa primeira edição do OUVE Festival, a exposição fotográfica “Imagens Musicais”, de Marco Aurélio Olímpio. A exposição é composta de algumas obras selecionadas de seu livro homônimo, que é a compilação de um trabalho de mais de vinte anos fotografando shows de artistas brasileiros que marcaram e marcam nossa música, como Marisa Monte, Ney Matogrosso, Baden Powel e Itamar Assumpção. Como não poderia deixar de ser, a abertura da exposição será precedida da exibição do curta-metragem “Entre o Traço e a Luz”, de Zeca Ferreira (RJ). O filme retrata a carreira do fotógrafo e sua saga pelo universo da música e das imagens. 

Veja Também