Aldeia Sesc de Arte: 8 dias repletos de atrações

Evento terá shows, oficinas, intervenções artísticas e cursos

Postado em: 21-07-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Aldeia Sesc de Arte:  8 dias repletos de atrações
Evento terá shows, oficinas, intervenções artísticas e cursos

GABRIELLA STARNECK*

A 5ª edição da Aldeia Sesc de Arte começa neste sábado (21) e se estende até o dia 28 de julho com programação repleta de atrações culturais acessíveis. A iniciativa do Sesc Goiás objetiva trazer ao público atividades como shows, espetáculos, cursos, oficinas, intervenções artísticas e escambo das letras. 

Continua após a publicidade

Ao todo, serão 31 atrações: 13 oficinas e cursos, três bate-papos e troca de livros e gibis durante uma semana de evento. “A proposta da Aldeia Sesc de Arte é oferecer à população acesso maior à arte, com programação intensa, rica e diversa, neste mês de férias, além de contribuir para divulgar grupos locais”, afirma Allyne Cozac, técnica de cultura do Sesc Centro. 

‘Aldeia Sesc de Arte’ 

O evento traz uma programação que, além de entreter, oferece espaço formativo ao público. Em relação aos espetáculos, serão 31 atrações de dança, música e teatro com companhias e artistas de oito estados brasileiros – Goiás, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina – que passarão por cinco espaços da capital: Teatro Sesc Centro, Teatro Madre Esperança Garrido, Parque Flamboyant, Parque Vaca Brava e Rua do Lazer.

Segundo Allyne Cozac, essa interação com outras cidades é muito relevante: “Quando trazemos grupos de fora, a gente acaba tendo contato com a realidade cultural de outros locais, então essas culturas se interagem. Além disso, os artistas locais trocam experiências com grupos de fora, e isso enriquece o aprendizado deles”. Ainda serão ministradas 13 oficinas e cursos – as inscrições já estão abertas e devem ser realizadas com antecedência. Segundo a técnica do Sesc, caso ainda haja vagas, o interessado poderá fazer as inscrições na hora.

Allyne ainda afirma que, em todas as outras edições do evento – que ocorreram em 2013, 2014, 2015 e 2017 –, houve boa adesão do público. Inclusive, segundo técnica de cultura do Sesc, a pedido da sociedade, a Aldeia Sesc de Arte deixou de ser bienal e se tornou anual. Em relação às dificuldades, a técnica do Sesc aponta: “Os principais desafios estão relacionados às negociações, além das questões de logística e valores. É um processo que gastamos, em média, de seis a sete meses planejando. 

No primeiro dia de evento (21), o público poderá participar, gratuitamente, às 10h, de um cortejo artístico, que sairá do Teatro Goiânia com destino ao Coreto da Praça Cívica. A ideia é reunir todas as tribos e artistas para anunciar que a ‘Aldeia’ chegou!  Um pouco mais tarde, às 11h, o Grupo GTI apresentará o espetáculo Histórias para Sonhar Acordado, voltado para crianças. Na ocasião, serão contadas quatro histórias com música, cantos populares e adereços. Após essas atrações, a programação será retomada, às 17h, quando Grupo Ueba Produtos Notáveis apresentará o espetáculo As Aventuras do Fusca à Vela, um teatro de rua, no Sesc Centro. Às 19h, quem entra em cena é a companhia Neto Machado com o Desastro, apresentação de dança contemporânea, no Parque Flamboyant. 

Para encerrar a ‘abertura’ da Aldeia Sesc de Arte, o grupo Galpão, de Minas Gerais, traz a Goiânia o espetáculo Nós, às 20h, no Teatro Madre Esperança Garrido. O enredo da peça debate questões atuais como violência, intolerância e convivência com a diferença a partir de uma dimensão política.  Enquanto preparam a última sopa, sete pessoas partilham angústias, algumas esperanças e muitos nós. A plateia é convidada a presenciar situações de opressão e de convívio provocadas pelas relações de proximidade.

No domingo, a programação seguirá intensa. Às 17h, o público poderá conferir o show Beatles para Crianças no Teatro Madre Esperança Garrido. O grupo de rock apresenta canções do quarteto de Liverpool de maneira divertida com o ‘primeiro show de rock’ da criançada. Já às 19h, a atração ficará por conta do grupo Nalini Cia. de Dança, que trará o espetáculo Um Mero Deleite. No anseio pela plenitude de nos sentirmos completos, inteiros e justificados, a intenção é ‘buscar o pedaço que falta’. E, como a programação é bem extensa, não seria possível listas todas as atrações, portanto, durante a semana, o Essência irá trazer os próximos espetáculos, oficinas e cursos. 

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

SERVIÇO

Quando: de 21 a 28 de julho

Onde: Teatro Sesc Centro, Teatro Madre Esperança Garrido, Parque Flamboyant, Parque Vaca Brava e Rua do Lazer

Programação completa: http://www.sescgo.com.br/teatrosesccentro 

Veja Também