Confira dicas de como usar lenços e echarpes durante o inverno

Consultora aponta que adereços podem ser usados para aquecer, mas também para dar aquele ‘up’ no look

Postado em: 24-07-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Confira dicas de como usar  lenços e echarpes durante o inverno
Consultora aponta que adereços podem ser usados para aquecer, mas também para dar aquele ‘up’ no look

GABRIELLA STARNECK*

O inverno já começou no Hemisfério Sul, mas, embora a estação seja considerada a mais fria do ano, muitas cidades não ‘sentem’ a famosa queda de temperatura. Diante disso, quem vive nesses locais mais quentes, como Goiânia, muitas vezes se sente acuado (a) de tirar os lenços e echarpes do guarda-roupa para compor o look. Mas não se preocupe! Esses adereços podem ser usados não somente para esquentar, mas também para dar aquele ‘up’ no look. 

Continua após a publicidade

Segundo a consultora de imagem e estilo pessoal Clau Oliveira, os lenços e echarpes podem ser usados em todas as estações; a dica é ficar atento (a) ao tecido do acessório: “Eu acho que fica superelegante usar esses adereços no look. Se você sai para ir ao cinema, por exemplo, pode levar o lenço até dentro da bolsa, e, se for necessário, no momento em que esfriar um pouco, pode tirá-lo para compor o visual”. A consultora ainda fala que, para pessoas que moram em cidades como Goiânia, muitas vezes o lenço é suficiente para aquecer, não sendo necessário colocar um casaquinho, por exemplo. 

Como usar?

Existem várias maneiras de utilizar lenços e echarpes para compor o visual, como afirma Clau: “Esses acessórios não precisam ser colocados necessariamente no pescoço, tanto que, agora, uma das tendências que estavam nas passarelas é usar o lenço na cabeça, como uma faixa ou turbante. Ainda há como utilizar, na cintura, fazendo uma espécie de cinto, amarradinho na bolsa e até mesmo no punho”.

A consultora de etiqueta corporativa Maria Inês Borges da Silveira Maria também compartilha da mesma visão: “Os lenços e echarpes dão um certo clima de ‘à vontade’ e suavidade no look. Um lenço, por exemplo, pode substituir um colar para deixar a combinação ainda mais elegante”. A consultora ainda fala que esses acessórios também podem ser usados para uma ocasião mais formal: “A variedade de estampas ou peças lisas garante sofisticação para encarar qualquer evento”. 

Contudo Clau dá uma dica para combinar esse acessório com o look: “Os lenços mais fashion, que geralmente vemos, são estampados, então é bom ficar atento (a) a possíveis combinações. Para que tem dificuldade em aliar o adereço ao visual, a recomendação é utilizar um lenço estampado com um look mais liso e vice versa. Mas é perfeitamente possível conciliar roupas estampadas com lenços estampados”. Independentemente da aposta, basta entender qual estilo tem a ver com a personalidade da pessoa e investir no acessório que permite uma infinidade de combinações. 

Adereços

Lenço – Não importa o tamanho, mas costumam ser peças de formato quadrado. Geralmente, são feitos de tecidos mais leves como seda, algodão ou cetim. “O lenço é um acessório extremamente versátil, que pode ser usado no pescoço, na cabeça, ou ainda amarrado na bolsa para dar um charme extra ao visual”, explica Maria Inês.

Cachecol – A peça costuma ser feita de tecido mais pesados como lã ou então de tricô e crochê. “São acessórios compridos e usados realmente para proteger o pescoço nos dias em que as temperaturas estão bem baixas. Geralmente, são de cores únicas, o que o torna extremamente versátil para combinar com o look do dia”, afirma a consultora.

Echarpe – É uma faixa de tecido mais leve – algodão, voile ou chifon – em formato retangular e comprido. Geralmente, é usada ao redor do pescoço ou sobre os ombros. É uma peça estilosa que, dependendo do modelo, combina até eventos formais, podendo ser combinada com vestidos e blazers. Assim como o lenço, é indicada para dias com temperaturas mais amenas. 

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov 

Veja Também