Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Hip Hop: estilo musical nasceu na periferia e completa 50 anos

Mesmo após 5 décadas, a música urbana e periférica continua a consolidar sua posição exposta no cenário global

Postado em: 11-08-2023 às 11h57
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Hip Hop: estilo musical nasceu na periferia e completa 50 anos
Mesmo após 5 décadas, a música urbana e periférica continua a consolidar sua posição exposta no cenário global | Foto: Divulgação/ iStock

Há meio século atrás, não era possível imaginar que um evento de rua em um bairro periférico daria início a uma revolução cultural. Fixar uma data exata para o início do movimento, gênero musical ou cena cultural é desafiador. Contudo, especialistas estipulam o início do movimento em 11 de agosto de 1973.

Naquela ocasião, o jovem DJ Kool Herc, com apenas 18 anos, organizou uma festa na esquina do número 1.520 da avenida Sedgewick, no bairro marginalizado do Bronx, em Nova York. Nesse evento, Herc pode aplicar as técnicas que vinham se desenvolvendo, mesclando músicas em bailes onde era convidado a tocar, enquanto outras expressões artísticas também se fizeram presentes. Se considerássemos apenas o rap, a menção ao canto falado já abriria discussões globais.

Os jovens da comunidade que até então não possuíam oportunidade no ramo musical, subiram no palco da festa para fazerem o seu próprio som.  Na festa também houve a exibição ousada da pintura, com letras coloridas e gigantes produzidas com latas de spray.

Continua após a publicidade

A manifestação ganhou nos anos 80 espaço em veículos como a revista “Rolling Stone” e a emissora MTV. O estilo também esteve entre os discos mais vendidos, mas não para por aí. O impacto da música em disco logo seria sentido no mundo todo e em pouco tempo vários jovens começaram a se inspirar em fazer música rimando sobre batidas. Até mesmo no Brasil o single teve um impacto imediato, quando foi lançado no Brasil por ninguém menos que o apresentador Miéle, que o traduziu como “Melô do Tagarela”, lançado no ano seguinte.

Mas afinal, qual são os principais os principais artistas do hip hop?

Os DJs Grand Master Flash, Afrika Bambaataa, DXT, Hollywood, GrandWizard Theodore e Pete Jones foram alguns dos primeiros entusiastas do hip hop nos anos 1970. Os anos 1980 e 1990 revelaram uma série de rappers que ganharam fama internacional, como Tupac Shakur e Notorious BIG.

Em fevereiro deste ano, a revista Billboard também divulgou uma lista dos 50 maiores rappers de todos os tempos, de acordo com a publicação. Entre eles estavam : Jay-Z, Kendrick Lamar, Nas, Tupac, Eminem, The Notorious B.I.G., Lil Wayne, Drake, Snoop Dogg, Nicki Minaj, Kanye West (Ye), André 3000, Rakim, LL Cool J, J. Cole, Scarface, 50 Cent, Ice Cube, Missy Elliott, Big Daddy Kane, DMX, Ghostface Killah, Kurtis Blow, KRS-One, Method Man, Big Pun, Q-Tip, Black Thought, Pusha T, Lauryn Hill, Lil Kim, T.I., Busta Rhymes, Chuck D (Public Enemy), Future, Yasin Bey (formerly Mos Def), Common, Gucci Mane, Ludacris, Dr. Dre, E-40, Redman, Bun B, Queen Latifah, Ice-T, Jadakiss, MC Lyte, Melle Mel, Rev. Run (Run-DMC) e Rick Ross.

Veja Também