A beleza da tradição

21ª Edição do 'Festival Bon Odori' ocorre nesta sexta-feira (25) e sábado (26), com muita música, Dança, Culinária e Artes Japonesas

Postado em: 25-08-2023 às 10h00
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: A beleza da tradição
O Bon Odori, da comunidade japonesa em Goiânia, celebra seus 21 anos, a partir desta sexta-feira (25) | Foto: Divulgação

‘Tradição e Progresso’ é a premissa da 21ª edição do Bon Odori, que se inicia nesta sexta-feira (25), e segue até sábado (26), sempre às 19h30, no Clube Kaikan, em Goiânia. O evento é uma oportunidade para os goianos que desejam conhecer mais sobre a beleza da tradição oriental, que se mescla com o progresso na tecnologia e inovação. A expectativa é receber oito mil pessoas nos dois dias. 

O Bon Odori é uma festividade tradicional no Japão de agradecimento e alegria, onde famílias participam com danças simples que remetem a movimentos de trabalho rural, como colheita de arroz e escavação de minas de carvão. Aqui em Goiás, a festa é realizada sempre em agosto pela Associação Nipo-Brasileira de Goiás, sob a atual presidência de Leonardo Massuda, sempre após o pôr-do-sol. Na crença dos nipônicos, é neste momento que, uma vez ao ano, os antepassados têm a oportunidade de festejar com os descendentes, que os homenageiam. 

Por ter origem folclórica, as apresentações encantam pelo ritmo e caracterização dos dançarinos. A dança folclórica Bon Odori é realizada com a apresentação de dançarinos vestindo yukata (quimono de verão) .A música, que combina diversos instrumentos tradicionais como flautas e tambores, orna perfeitamente com os movimentos fluídos da dança que convida todo o público para fazer parte.

Continua após a publicidade

Como novidade, além das tradicionais apresentações que já se tornaram marca registrada do evento, teremos também a apresentação do grupo Kyoushin Daiko de Goiânia, pioneiros na cidade das apresentações de taikô, o milenar tambor japonês de batida forte e pausada. Entre as novidades, a divulgação e ensino das regras da modalidade esportiva (totalmente inclusiva): o ‘Takkyu Volley’.

Na ocasião, o Matsuri Dance animará o festival com um estilo pop de dança e música japonesa, misturando movimentos tradicionais com modernos. Depois do sucesso do ano passado, o apresentador e dançarino paulista Yudi Tamashiro, juntamente com a interação da cantora Karen Ito, conduzirão novamente as apresentações durante a transmissão simultânea online pelo YouTube da Embaixada do Japão no Brasil. O embaixador do Japão no Brasil, HAYASHI Teiji virá de Brasília pela primeira vez ao evento. Ele falará sobre a nova medida do Governo do Japão que isentará o visto de turista para brasileiros, a partir do dia 30 de setembro. E demais autoridades locais também já confirmaram presença.

O evento terá a transmissão ao vivo pelo Youtube, no canal oficial da Embaixada do Japão no Brasil. A transmissão será feita pelo apresentador e dançarino, Yudi Tamashiro, a cantora Karen Ito e o locutor da Rádio Interativa FM, Ricardo Noguchi.

Sabores e arte 

No decorrer da 21ª edição do Bon Odori, os goianienses poderão entender porque a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura concedeu a gastronomia do país do Sol Nascente à honraria de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Durante o evento, é possível apreciar os pratos mais conhecidos por aqui, como sushi, sashimi, yakisoba, tempurá, udon, guioza, temaki e o shimeji. Além disso, o visitante ainda pode conferir exposições de produtos das artes nipônicas. Entre eles, o shodô, a caligrafia originária do Japão, também considerada uma forma de manifestação artística. 

Veja Também