Quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

‘Situações cotidianas contadas de forma humorada e reflexiva’

Nilton Pinto e Tom Carvalho sobem ao palco do Teatro Sesi com ‘Causos & Piadas’

Postado em: 07-08-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Situações cotidianas contadas de forma humorada e reflexiva’
Nilton Pinto e Tom Carvalho sobem ao palco do Teatro Sesi com ‘Causos & Piadas’

GABRIELLA STARNECK

ESPECIAL PARA O HOJE 

Continua após a publicidade

O público goiano, provavelmente, já teve a oportunidade de acompanhar o espetáculo Causos & Piadas, já que ele está em cartaz há cerca de um ano e meio. Mas, para quem ainda não assistiu – e até mesmo para aqueles que já estiveram presentes no stand-up e gostaram –, prepare-se: vem novidade por aí. Nilton Pinto e Tom Carvalho retornam ao palco do Teatro Sesi, nesta terça-feira (7), com Causos & Piadas em uma nova roupagem.

“Atendendo a pedidos, vamos trazer nesse espetáculo um quadro que marcou nossa carreira e já fez muito sucesso anos atrás: o Quadro da Morte. Além disso, O Nilton traz um novo personagem, que faz uma paródia da Maria Bethânia com a música Sonho Meu, afirma Tom Carvalho ao Essência. O público pode esperar nessa apresentação situações cotidianas contadas de forma humorada, mas que por trás também trazem certa reflexão.

‘Causos & Piadas’

Escrito, dirigido e apresentado por Nilton Pinto e Tom Carvalho, o espetáculo faz um passeio por hábitos e costumes do ser humano com muita irreverência e diversão. Os humoristas se apropriam de coisas banais do cotidiano, como uma mulher que vive ligada nas novas tecnologias enquanto o marido Manelão fica parado no tempo e não aceita esta evolução, para tirar gargalhadas da plateia. Outras paródias, novas piadas e causos movimentam o show do início ao fim.

“Nossa proposta, em primeiro lugar, é levar alegria para os presentes – porque hoje, muitas vezes, as pessoas andam ‘sem motivo’ para rir”, afirma Tom Carvalho. Contudo, embora a ideia central seja divertir, o espetáculo também leva o público a refletir. O Quadro da Morte, por exemplo, retrata a história de um empresário estressado, que vive na correria do dia a dia, e que acaba tendo um encontro com a morte. A partir desse encontro, o personagem terá apenas cinco dias de vida. O que ele irá fazer nesse tempo que ‘resta’? É possível refletir em cima disso. 

Esse lado reflexivo também fica muito evidente no quadro em que Tom dá vida a um personagem da terceira idade. Apesar de o humorista brincar com as dificuldades de ser velho no Brasil, tudo isso é tratado de forma positiva. “O meu personagem é feliz, porque embora os anos tenham passado e isso traga ‘complicações’, ele consegue ver que a vida foi prazerosa, e é grato por isso”, destaca Tom Carvalho. O humorista ainda completa: “A intenção é chamar atenção para que as pessoas reflitam que todos nos vamos ficar velhos, e ser velho onde não existe respeito e carinho, é triste!”. Ao final de Causos & Piadas Tom ainda traz uma mensagem que trata do relacionamento entre pai e filho. 

Dupla 

Há 25 anos, a parceira entre Nilton Pinto e Tom Carvalho começou: “Quando nos conhecemos, O Nilton trabalhava com teatro amador, e eu era intérprete de uma banda, além de ser agente de saúde. Um dia ele me viu cantando, e quando terminou o evento me perguntou se eu não queria fazer teatro com ele. Parece que foi de Deus, porque na outra semana o Nilton já chegou com o espetáculo pronto para fazermos”, Tom Carvalho conta ao Essência. 

De lá pra cá, a dupla cria seus próprios espetáculos – inspirados nos fatos mais corriqueiros e na gente simples do interior –, e divide o palco divertindo milhares de pessoas pelo País. “Nós já circulamos o Brasil todo, inclusive na próxima semana vamos para o interior de São Paulo, por exemplo”, afirma Tom. Os humoristas já apresentaram cerca 30 espetáculos ao longo desses 25 anos de trajetória.

SERVIÇO

‘Causos & Piadas’ com Nilton Pinto e Tom Carvalho

Quando: terça-feira (7)

Local: Teatro Sesi (Av. João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva – Goiânia) 

Horário: 20h 

Entrada: doação de 2kg de alimentos ou um livro literário (retirar o ingresso antecipadamente na bilheteria do teatro) 

Veja Também