Feira e-cêntrica: “Uma ação de apoio e inovação no mercado editor

O evento, que integra a programação do XVIII Encontro de Letras Literatura, Linguagem e Interculturalidade, conta com oficinas

Postado em: 10-08-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Feira e-cêntrica: “Uma ação de apoio e inovação no mercado editor
O evento, que integra a programação do XVIII Encontro de Letras Literatura, Linguagem e Interculturalidade, conta com oficinas

GABRIELLA STARNECK 

Afeira e-cêntrica de publicações independentes, promovida pela Nega Lilu Editora, ocorre nesta sexta-feira (10) e no sábado (11), no Mercado Municipal da Cidade de Goiás. O evento, que integra a programação do XVIII Encontro de Letras Literatura, Linguagem e Interculturalidade, conta com oficinas, além do lançamento literário coletivo de nove títulos. A feira e-cêntrica faz parte de um projeto nacional, de mesmo nome, que objetiva apoiar a inovação no mercado editorial. 

Continua após a publicidade

“Antes de criar a feira, eu idealizei o portal e-centrica.org, que desenvolve algumas ações, projetos e produtos – como a feira de publicações independentes. Esse evento reúne selos literários, editoras, coletivos e autores independentes. Então a e-cêntrica não é uma feira convencional de literatura, ela é diferente da Bienal Internacional do Livro e da Flip, e mais parecida com a Parada Gráfica, por exemplo”, afirma Larissa Mundim, idealizadora do e-cêntrica. 

E-cêntrica

Segundo Larissa, o diferencial da feira é que ela é independente do sistema gestor da cadeia produtiva do livro, que foi implantado no século 19 e continua vigente. “Nós não trabalhamos com as distribuidoras, e não ancoramos a circulação dos nossos produtos nas livrarias, por exemplo. Nós criamos situações para mostrar esses trabalhos, sem ser de forma comercial, mas sim promovendo bate-papos entre leitores e autores, além de oficinas. Temos uma visão própria de inovação no mercado editorial”, afirma a idealizadora.

Outro diferencial da feira, que é um ponto muito positivo para o público, é o fato de os visitantes terem a oportunidade de comprar os livros ou as ilustrações do próprio autor ou editor. “Quais são as chances que uma pessoa tem de comprar um livro do Chico Buarque das mãos do próprio autor, por exemplo? Isso é praticamente impossível da forma como a cadeia produtiva do livro funciona hoje, porque ele é publicado por uma grande editora”, afirma Larissa Mundim. 

A feira reúne 25 expositores de Goiânia e da Cidade de Goiás, entre editoras independentes, coletivos criativos, artistas gráficos, livrarias independentes e autores autopublicados. Além disso, o evento ainda conta com oficina de encadernação artesanal, com a encadernadora Telma Camargo (TC Objetos com arte), programada para sexta-feira às 14h, no Mercado Municipal. No mesmo horário, no Colégio Lyceu de Goyaz, o poeta Jamesson Buarque conduz a oficina de escrita criativa, já a escritora Larissa Mundim, ministra a oficina de zine.

“As oficinas da feira e-cêntrica têm como objetivo estimular a autonomia para a expressão de ideias”, comenta Larissa Mundim. Segundo ela, estas atividades buscam capacitar e qualificar pessoas para a produção de conteúdos, bem como elaborar meios de circulação destes conteúdos a partir de técnicas diversas. Também neste contexto, a designer gráfico Bia Menezes realiza oficina de serigrafia, no sábado (11), às 9h, no Lyceu de Goyaz.

Ainda está previsto para o evento o lançamento literário coletivo de nove títulos de autores como Dairan Lima (Vermelho), Cássia Fernandes (Almofariz do Tempo), Walacy Neto (Muito pelo Contrário), Larissa Mundim (Agora eu Te Amo) e Ana Christina da Rocha Lima representando Abel Vargas (A Morte de Silvério Reis). Os livros serão vendidos e autografados durante o lançamento coletivo. 

Um pouco mais tarde, o XVIII Encontro de Letras se encerrará com poesia. Na condução da atriz e escritora Carol Schmid, o Sarau das Minas GO, marcado para as 19h, terá participação especial do grupo Vozes Coralinas. 

Confira a programação no link http://www.encontrodeletrascoracoralina.ueg.br . 

Veja Também