Momento oportuno para interação entre pais e filhos

Os melhores presentes são aqueles que têm valor emocional, não financeiro

Postado em: 11-08-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Momento oportuno para interação entre pais e filhos
Os melhores presentes são aqueles que têm valor emocional, não financeiro

GABRIELLA STARNECK

ESPECIAL PARA O HOJE 

Continua após a publicidade

Mais um Dia dos Pais bate à porta. Com a data, o comércio se aquece, e diversas formas de prestar homenagens aos pais aparecem. As propagandas na televisão e até mesmo os filmes exibidos na semana da data comemorativa abordam histórias entre pais e filhos. Os shoppings, nos dias que antecedem a celebração, ficam mais movimentados do que em dias comuns, bem como os restaurantes no segundo domingo de agosto – já que pais e filhos buscam almoçar juntos. 

Outro marco no Dia dos Pais são as fotos postadas nas redes sociais juntamente com declarações; quem tem Facebook e Instagram sabe muito bem disso – o feed fica recheado com essas postagens! Nessa data, assim como no Dia das Mães, por exemplo, algo praticamente impossível ocorre: quase toda população brasileira compartilha de uma mesma visão – reconhecer o pai como uma espécie de heroi. Claro, como o ditado já diz, ‘para toda regra existe uma exceção’. Mas, em geral, essa história é cíclica: ano após ano se repete; no máximo mudam os personagens. 

Sentimento

Mas por que as gerações se renovam e a história se repete? Por um simples motivo: o amor que um pai tem por seu filho não muda. O mais bonito disso é saber que o sentimento de pai para filho e de filho para pai independe da idade. Para os pequenos, geralmente a figura do pai é associada a um herói. Para os maiores também; a única diferença é que os de idade mais avançada sabem que esse ‘herói’ não tem poderes sobrenaturais, mas tem um poder tão forte quanto – o de amar o filho mais do que a si mesmo. Talvez por isso quase todos os filhos já tenham ouvido: ‘O dia em que você for pai/mãe vai entender o que eu estou falando’.

Amor, esforço, entrega, carinho, sacrifício: essa são algumas das características, dentre milhares, que podem explicitar o sentimento que um pai tem por um filho. Muitas vezes, pai e mãe abrem mão de seus próprios sonhos para viverem os sonhos dos filhos. Muitas vezes, eles abdicam de suas próprias vontades para arrancar um sorriso do ‘fruto’ deles. Como explicar um sentimento assim? Muitos acreditam ser um dom de Deus, principalmente nos tempos modernos, em que os sentimentos são tão banalizados, e o individualismo reina. Por isso, filhos, valorizem seus pais. Pais, valorizem seus filhos. Esse sentimento deve ser uma via de mão dupla. 

Exemplo 

Como geralmente a figura do pai é associada a um herói, é normal que os filhos queiram seguir os passos dos pais. Em alguns casos, pode até ser que o pai não seja um exemplo a ser seguido, mas, na maioria dos casos, como Gabriel Pensador já dizia na canção Muito Orgulho, Meu Pai!, “quando eu crescesse eu queria ser que nem você. Agora eu já cresci e ainda quero ser”.

Por isso é tão importante que os pais tenham consciência da sua responsabilidade diante do crescimento humano de seus filhos. Por geralmente ser a referência para os pequeninos, é importante que os pais sejam exemplo de honestidade, responsabilidade, dedicação, carinho, amor ao próximo, dentre tantas outras características de uma pessoa integra. Pais, saibam que as crianças, geralmente não reproduzem apenas o que vocês falam, mas também o que vocês fazem – sejam um exemplo a ser seguido.

Reflexão 

O elo que um filho tem com um pai é muito forte, principalmente quando o filho ainda é uma criança. Contudo, quando os filhos crescem, muitos deixam de dar a devida atenção que seus pais merecem. A correria do dia a dia e a busca pelo crescimento e aperfeiçoamento profissional, por exemplo, muitas vezes fazem com que os laços, antes estreitos, acabem se afrouxando. O mais triste é quando o filho demora a perceber isso, e quando se dá conta já é tarde demais. 

Cuidado, pois o tempo passa depressa! Não deixe para fazer amanhã o que você poderia ter feito hoje. A vida é uma caixinha de surpresa. Uma hora pode ser que seu pai esteja do seu lado, e quando você menos esperar não esteja mais. Dê flores em vida, valorize aquele que dedicou uma vida toda por você. Pequenos gestos são capazes de expressar grandes sentimentos. Não deixe o Dia dos Pais passar em branco. Saiba aproveitar as oportunidades que a vida oferece para valorizar o que realmente tem valor. 

Homenagem

O Dia dos Pais, assim como outras datas comemorativas, muitas vezes vira apenas mais uma data comercial ao invés de ser um momento oportuno para se homenagear a pessoa que ama. Pensando nisso, fica a dica: não importa o valor financeiro do que você irá fazer para o seu pai, importa a intenção! Que tal economizar e abusar da criatividade? Ou se você tem uma boa condição financeira, por que não redirecionar o valor gasto em um presente para investir em um bom momento entre pai e filho?

A homenagem pode começar, logo ao amanhecer, com um bom café da manhã. Acordar um ‘diazinho’ mais cedo não mata ninguém, então que tal levantar antes dele e preparar aquela mesa com comidinhas deliciosas? Além de seu pai ficar surpreso com a iniciativa, você ainda pode se sentar ao lado dele para degustar o café da manhã. Outra sugestão é fazer um almoço especial, preparando o prato que ele mais gosta, ou então o levando para almoçar no restaurante favorito. Por que não?

Faça com seu pai atividades que ele gosta. Opções não faltam: dá para ir ao parque fazer uma caminhada, ir ao cinema ver aquele lançamento que ele tanto aguardava, pescar, assistir a um filminho em casa ou até mesmo o jogo de futebol, do time que ele torce, na tardezinha de domingo. Além disso, aproveite não só para fazer as atividades que ele gosta, mas também as que seu pai não gosta. Seja proativo! Que tal lavar a louça, ou recolher o lixo que ele já está habituado? Há tantas formas de demonstrar um sentimento verdadeiro!

Aproveite também para registrar o quanto você ama o seu pai não só com atitudes, mas também com palavras. Que tal comprar um cartão e fazer uma declaração da importância que ele tem na sua vida? Caso você seja criativo, vale a pena arriscar em uma carta ‘autoral’. Outra sugestão é pegar fotos antigas para fazer a homenagem. A maioria dos pais adora relembrar ‘os velhos tempos’. Os melhores presentes são aqueles que ficam na memória! O mais importante nessa data é que seu pai perceba o quanto é amado por você, então compartilhe momentos ao lado dele, torne esse dia inesquecível! 

Veja Também