Gostoso e saudável

Estar bem alimentado, com os nutrientes corretos, pode fazer toda a diferença no resultado da malhação

Postado em: 04-10-2023 às 10h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Gostoso e saudável
Uma refeição pré treino envolve mais do que apenas frango e batata doce | Foto: Reprodução

Letícia Leite

Independente se seu objetivo seja perda de peso, ganhar condicionamento físico ou praticar por lazer, é importante comer bem antes de praticar qualquer atividade física. Portanto, não pule o café da manhã e faça uma corrida matinal com o estômago vazio se não estiver acostumado ou não tiver um suporte nutricional. Você pode explorar uma variedade de ingredientes para obter uma dieta equilibrada e energizante sem se sentir exausto após a atividade física. Uma refeição pré treino envolve mais do que apenas frango e batata doce.

Embora os carboidratos sejam a primeira coisa que quem faz dieta deseja cortar, os carboidratos são o principal nutriente da fonte de energia. Se você não tiver força suficiente para praticar, poderá não ter um desempenho de alto nível. Por exemplo, opte por frutas ricas em carboidratos, ou até mesmo uma salada de frutas com banana, laranja, kiwi, mamão, goiaba e, se quiser, grãos integrais como aveia ou pão integral e farinha de tapioca.

Continua após a publicidade

Segundo a personal trainer, Isabella Queiroz é importante ter uma boa pré alimentação antes de qualquer exercício físico. “É fundamental para potencializar o desempenho físico. Os alimentos e uma boa hidratação irão fornecer a energia necessária para realização da atividade, melhorando a resistência e a capacidade de realização dos movimentos”, explica.

A função da alimentação antes do treino é, entre outras coisas, auxiliar na prevenção da hipoglicemia, lesões e catabolismo proteico, por tanto, evite alimentos de difícil digestão, principalmente muito próximo da atividade física para não interferir no seu rendimento.

“O recomendado é que se faça essa refeição em até 40 minutos antes do treino. Uma dica importante para esse caso, é escolher carboidratos de rápida absorção como mel, geleias, suco de frutas, banana e tapioca”, cita. 

O que evitar comer no pré-treino

Para seguir uma boa alimentação é importante se livrar dos alimentos gordurosos, como as comidas com alto teor de gordura, frituras e alimentos ricos em gordura saturada, que podem causar sensação de peso no estômago e dificultar a digestão, além de retardar a absorção de nutrientes. Os picantes que possuem opções muito condimentadas podem causar desconforto estomacal e azia durante o treino. Eles também podem aumentar a produção de suor, o que pode levar à desidratação. Os ricos em fibras também, embora as fibras sejam importantes para a saúde, consumir em grandes quantidades de alimentos antes do treino pode causar desconforto gastrointestinal e até mesmo diarreia. 

Refrigerantes, sucos industrializados, doces e barras de proteínas açucaradas, também devem ser evitados, esses alimentos podem causar picos de glicose no sangue, seguidos de quedas bruscas que levam à hipoglicemia. Isso pode resultar em tontura, fadiga, mal-estar e perda de rendimento. Alimentos que tendem a causar gases, como feijão, brócolis, couve-flor e refrigerantes gaseificados, podem causar desconforto e inchaço durante o treino. Opções que levam muito tempo para serem digeridas, como carnes vermelhas e pratos muito elaborados, podem causar sensação de lentidão e prejudicar a energia disponível durante o treino.

Confira receitas rápidas para energizar o seu treino utilizando alimentos 100% naturais

Smoothie Energético de Frutas

Ingredientes:

1 banana madura 

1/2 xícara de morangos

1/2 xícara de iogurte grego

1 colher de sopa de mel

1 sachê de Gel de Carboidrato Mombora (Polpa de coco e cajá)

Gelo a gosto

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes no liquidificador até obter uma consistência suave e desfrute antes do treino. (Se as bananas estiverem congeladas, a bebida fica ainda mais cremosa).

Mousse de maracujá (Vegano)

O maracujá, mais conhecido por fazer as pessoas relaxarem, pode surpreender ao trazer energia no pré-treino. Combinando a cremosidade do leite de coco com o azedinho da fruta é possível ter uma sobremesa saudável, natural e cheia de vida. Uma delícia e totalmente vegano.

Ingredientes:

1 lata de leite de coco (400 ml), refrigerada por algumas horas

Polpa de 2 maracujás

1 sachê de Mousse de Maracujá Mombora

1/4 de xícara de mel ou outro adoçante vegano a gosto (opcional)

Raspas de casca de limão para decorar (opcional)

Modo de preparo: Comece abrindo os maracujás e removendo a polpa com uma colher. Reserve algumas sementes para decorar, se desejar. Em uma tigela grande, misture o conteúdo do sachê de Mousse de Maracujá Mombora com o leite de coco gelado e os outros ingredientes.Depois, mexa tudo com a ajuda de um mixer até obter uma mistura suave e cremosa. Deixe descansar na geladeira até que endureça e está pronta sua sobremesa energética. 

Veja Também