Programa transforma a vida de jovens goianos

Com o foco na capacitação de crianças e adolescentes, o programa já beneficiou cerca de 50 mil jovens em mais de 120 escolas públicas de Goiás

Postado em: 09-11-2023 às 10h00
Por: Tathyane Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Programa transforma a vida de jovens goianos
‘Ilha da Imaginação’ oferece oportunidades de aprendizado e criatividade para crianças e adolescentes goianas | Foto: Divulgação

O programa ‘Ilha da Imaginação’ vem impactando positivamente a vida de crianças e adolescentes na comunidade de São Simão de Goiás e região. Baseado em pilares de incentivo à leitura, produção audiovisual, estímulo à imaginação e construção de relacionamentos sólidos. Além de oferecer capacitação, o programa cultural inovador tem deixado uma marca positiva e duradoura na vida de crianças e adolescentes, capacitando-os por meio de cursos, workshops e oficinas itinerantes.

Desde o seu início em 2019, o programa já beneficiou cerca de 50 mil jovens em mais de 120 escolas públicas da região. Seu principal foco é capacitar crianças e adolescentes de 8 a 18 anos na leitura e produção audiovisual, oferecendo cursos, oficinas e até a produção de filmes de animação. 

Realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, patrocinado pela SPIC Brasil e realizado pelo Instituto Maker, pela AKM Performma, Ministério da Cultura e Governo Federal- União e Reconstrução, sob gestão da executiva de projetos culturais do Instituto Maker, Danielle Cabral. 

Continua após a publicidade

Danielle é goiana e reside atualmente em São Paulo, onde foi professora da ESPM por 7 anos, e estudou Artes na Universidade Sorbonne Nouvelle em Paris, onde viveu por 5 anos. Com experiência de 20 anos à frente de projetos culturais patrocinados por grandes empresas, ela assumiu a gestão do programa este ano.

“Por meio da prática diária da leitura e da oferta de uma ampla gama de atividades que visam estimular a imaginação, a criatividade e o pensamento crítico, temos o objetivo de transformar o roteiro da vida dessas crianças e adolescentes”, explica Danielle.

Atualmente, 130 crianças de escolas públicas de São Simão participam das atividades de leitura e produção audiovisual durante o contraturno escolar. No Espaço, durante nove meses de aula, esses alunos têm a oportunidade de participar de aulas práticas e teóricas nos cursos de formação e avançados de animação 2D e 3D, além de monitorias, oficinas de contação de histórias, animação Stop Motion ou Pixilation e muito mais. Os alunos que participam do programa cultural recebem ainda uniforme, material pedagógico, lanche e transportes gratuitos até o espaço onde são realizados os cursos.

Uma das alunas, Tayna, contou entusiasmadamente sobre o projeto, destacando como ele tem permitido que ela libere sua criatividade e aprenda a contar histórias por meio da animação. “Esse lugar é onde quero estudar, é aqui que quero aprender mais e mais, mostrar minha história e fazer ainda mais história. Eu gosto muito de estar aqui porque estou aprendendo a cada dia, colocando minha imaginação para fora. Não é apenas no papel. Posso realmente contar histórias e mostrá-las para outras pessoas”, diz.  

Tayna ressalta que o nome ‘Ilha da Imaginação’ é apropriado, pois é um local onde a fantasia e a criatividade florescem, permitindo que os participantes se expressem na animação, no desenho e na criação de personagens. 

“Eu aprendi que desde que você confie no seu potencial, você pode ir até para outros mundos. Então eu acredito no meu potencial e eu vou ainda me tornar uma ótima animadora e contadora de histórias”, finaliza a aluna.

Além disso, o programa tem transformado os alunos em futuros profissionais de animação, capacitando-os em funções como roteirista, designer de personagens, desenho de cenários, direção de arte e animação 2D e 3D. O sucesso do projeto é evidente com casos como o de Sara Regina Morais, uma ex-aluna que se tornou arteducadora e afirma que o projeto foi o grande responsável por concretizar seu sonho de trabalhar com o que sempre quis: desenhar. 

“Ver esse projeto com pessoas do Brasil todo envolvidas, aqui em São Simão de Goiás, é algo que resgata a esperança das crianças. Então mesmo que elas não carreguem o que elas aprendem aqui como profissão, elas ainda ganham o conhecimento que é uma das únicas coisas que ninguém pode tirar de você”, enfatiza a educadora.

Para Sara, o ambiente da Ilha da Imaginação não apenas cultiva talentos técnicos, mas também proporciona um espaço para a expressão artística e emocional, criando uma grande família de jovens unidos por um propósito comum: “Tem muitos alunos que vieram para cá tímidos, não tinham muita convivência social, e eu acho que eles estarem reunidos com um propósito só, faz com que eles virem uma grande família”. 

O projeto também não se limita a São Simão, estende suas atividades para regiões próximas, oferecendo oficinas itinerantes gratuitas de leitura e animação em cidades vizinhas, como os municípios goianos de Inaciolândia, Paranaiguara e Quirinópolis. Nesse caso, são realizadas oficinas itinerantes gratuitas de leitura e animação nas escolas estaduais e municipais da região, com carga horária de 4h para alunos de 8 a 15 anos. O programa já distribuiu mais de 50 mil livros gratuitamente durante as oficinas itinerantes.

Roberto Monteiro, Diretor de Comunicação da SPIC Brasil, enfatiza a importância do projeto na promoção do desenvolvimento social local. “Acreditamos que a cultura e a educação são ferramentas poderosas de transformação, e o Projeto Ilha da Imaginação está empenhado em fazer a diferença na vida das crianças e jovens da região. Ele tem sido um farol de aprendizado para todos os envolvidos”, diz.

Os filmes e séries produzidos pelos alunos também têm se destacado, sendo selecionados em várias categorias em festivais e mostras nacionais e internacionais de cinema. Algumas das produções de destaque incluem ‘Pig Brothers,’ ‘A Cidade Imortal,’ ‘100 Medos,’ ‘Renascida das Águas,’ ‘Star Pig’ e ‘Tatá e os Amigos do Cerrado.’ Este último foi premiado como a melhor animação no 5º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul em 2022, destacando-se também nas categorias de melhor direção de arte, melhor roteiro e melhor trilha sonora no 15º Curta Taquary no mesmo ano.

Veja Também