‘O Quebra Nozes’ por Luiz Roberto Pinheiro estreia em Goiânia

Inspirado na obra original de Tchaikovsky, musical fala dos valores para o público infantil

Postado em: 15-09-2018 às 06h00
Por: Fabianne Salazar
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘O Quebra Nozes’ por Luiz Roberto Pinheiro estreia em Goiânia
Inspirado na obra original de Tchaikovsky, musical fala dos valores para o público infantil

SABRINA MOURA*

Goiânia recebe pela primeira vez, neste domingo (16), no Teatro Madre Esperança Garrido, O Quebra Nozes, um musical infantil sob a direção de Luiz Roberto Pinheiro inspirado na obra original de Tchaikovsky. Segundo o diretor, a decisão de realizar a releitura do espetáculo surgiu meio que de repente, por meio da internet onde através de uma matéria sobre o quebra nozes, veio a ideiade roteirizar ela para as crianças.

Continua após a publicidade

A peça retrata valores importantes para as crianças como a solidariedade, a troca e doação por meio do compartilhamento de brinquedos e outros bens. O espetáculo retrata também a importância da família e o verdadeiro sentido do Natal. “Foi retratada muito a questão da família. Realizei também a junção de valores – o desapego aos bens materiais e a solidariedade –, o que acabou ficando genial. Procuramos trazer esses temas sem ser uma coisa sentimental; ficou muito delicado. É um espetáculo colorido, divertido, com muitos efeitos especiais, muita cenografia o que torna o visual deslumbrante”, explica Luiz.

Luiz Roberto Pinheiro é reconhecido nacionalmente pela maturidade da direção e pela qualidade de seus trabalhos. Aoperceber que O Quebra Nozes, originalmente, não tinha uma ordem cronológica, de começo meio e fim, e meio que não tinha uma história. “Costumo acoplar, junto ao texto, uma produção bem assinada, com muito cenário, muita ritmização de cena, muitos efeitos especiais, um bom elenco e uma boa trilha sonora, o que resulta em um sucesso por onde o espetáculo passa”, afirma ele sobre a montagem do espetáculo.

A trilha sonora é cinematográfica. Com efeitos encantadores, as músicas que servem de pano de fundo incluem pequenos insites da obra de Tchailkovsky – além de breves intervalos musicais no estilo Broadway. Cantadas pelos atores, tem arranjos contagiantes no estilo dos musicais de Londres e Nova York. As canções são originais, compostas poeticamente pelo maestro CanKanbay. “A trilha sonora é uma das coisas de que mais gosto de fazer, nas minhas montagens, porque são elas as responsáveis por emocionar”, expressa ele.

O diretor sempre costuma abordar – de uma forma direta ou não – as questões familiares, acreditando muito na formação da família e nos valores.“Em nenhum momento, ela (a família) é criticada; muito pelo contrário: eu procuro mostrar para as crianças a importância dela, que hoje a família está, de certa forma – por uma questão de muito trabalho e correria – afastando as pessoas e o convívio social com os amigos. Eu procuro resgatar a importância das cantigas de roda, as festas familiares, pois eu acho que estão ocorrendo algumas inversões de valores devido à modernidade, não que seja ruim, mas ela implica aquelas coisas de antigamente, que hoje não se vê tanto”, esclarece Luiz.

Dentre os temas abordados, o espetáculo também fala sobre o verdadeiro sentido do Natal que, segundo o diretor, é uma festa muito bonita, em que as pessoas ficam mais sensíveis e solidárias.

Ele expressa também a importância do seu trabalho: “É um espetáculo que, embora dirigido para crianças, vão muitos adultos, que gostam do meu trabalho. Eu trato as crianças de forma muito respeitosa, porque elas são o público mais sincero que existe, e elas falam, com muita sinceridade, o que gostam ou não. Hoje, eu já tenho um público muito consagrado; as pessoas gostam muito do meu trabalho – não só os realizados para as escolas durante as semanas. Sou muito vaidoso – no bom sentido – e trabalho para não decepcionar, levando o espetáculo infantil muito a sério. O resultado final é que as pessoas saiam felizes. Há mais de 20 anos, carrego essa responsabilidade e esse carinho do público, a que eu sempre procuro retribuir”, finaliza Luiz Roberto Pinheiro. 

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov

 SERVIÇO

‘O Quebra Nozes’ por Luiz Roberto Pinheiro

Quando: domingo (16) às 17h

Onde: Teatro Madre Esperança Garrido (Avenida Contorno, nº 241, Setor Central – Goiânia)

Entrada: R$ 80 (Inteira) e R$ 40 (meia)

  

Veja Também