Goiânia recebe seletiva de disputa de dança neste fim de semana

O evento reunirá bailarinos de diversas nacionalidades, que serão avaliados por grandes profissionais da dança reconhecidos internacionalmente

Postado em: 25-09-2018 às 17h10
Por: Guilherme Araújo
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia recebe seletiva de disputa de dança neste fim de semana
O evento reunirá bailarinos de diversas nacionalidades, que serão avaliados por grandes profissionais da dança reconhecidos internacionalmente

Aviva Gelfer-Mündl no Prix de Lausanne. (Foto: Gregory Batardon)

Da Redação

Pela primeira vez, o Brasil será palco da Pré-Seletiva para o Prix de Lausanne, que é uma das maiores competições de dança do mundo. A seleção, que acontecerá neste sábado e domingo (29 e 30), em Goiânia, é realizada pelo Conselho Brasileiro da Dança (CBDD) e produzida pelo Studio Dançarte, das irmãs Ariadna e Gisela Vaz, presidente do CBDD. O evento reunirá bailarinos de diversas nacionalidades, que serão avaliados por grandes profissionais da dança reconhecidos internacionalmente. 

Continua após a publicidade

Ao final da seletiva, quatro competidores serão escolhidos para disputar o 47º Prix de Lausanne, que será promovido de 03 a 10 de fevereiro de 2019, na Suíça. Realizada anualmente desde 1973 pela Fondation en Faveur de l’Art Chorégraphique, a competição suíça tem como principais prêmios bolsas de estudos e de estágio em algumas das escolas e companhias de dança mais renomadas do mundo, como The Royal Ballet, da Inglaterra, American Ballet Theatre, dos Estados Unidos, e Stuttgart Ballet, da Alemanha. 

A Pré-Seletiva, que geralmente é realizada na Argentina ou no Uruguai, será promovida pela primeira vez no Brasil, reunindo bailarinos nascidos entre 9 de fevereiro de 2000 e 9 de fevereiro de 2004. O processo seletivo será feito no Teatro Rio Vermelho, no Centro de Convenções Goiânia, que fica na Rua 4, número 1400, no Setor Central, em Goiânia. O público poderá conferir a final da seleção, com entrada gratuita, na tarde de domingo (30). 

O corpo de jurados do evento será composto por cinco professores e ex-primeiros bailarinos de quatro países, como Kathryn Bradney, dos Estados Unidos, que é a atual diretora artística e executiva do Prix de Lausanne. Com mais de 35 anos de carreira, Kathryn Bradney foi bailarina principal e professora do Béjart Ballet Lausanne, da Suíça, além de ter atuado e dançado no filme “A Última Dança”, de 2003, estrelado por Patrick Swayze. 

Em conjunto com seu marido Igor Piovano, da Itália, que é outro convidado da Pré-Seletiva, ela fundou a Academia de Dança e Companhia de Dança Igokat, na Suíça. Piovano é gerente de produção do Prix de Lausanne e compõe o júri de pré-seleção da competição há cerca de nove anos. Assim como sua esposa, ele foi professor e bailarino principal em espetáculos de dança do Béjart Ballet Lausanne, da Suíça, e também atuou e dançou no filme “A Última Dança”. 

A presidente do Conselho Brasileiro da Dança, Gisela Vaz, também fará parte do júri da seleção. Formada em ballet clássico pela Royal Academy of Dancing, a brasileira é pós-graduada como maÎtre de ballet no New York Dance Institute e na Escuela Nacional de Ballet de Cuba.  Ela possui mais de 60 prêmios nacionais e internacionais como coreógrafa e bailarina. Já a argentina Lidia Segni foi diretora da Companhia Permanente de Ballet do Teatro Colón, da Argentina, e membro do júri do Prix de Lausanne em 2015. 

Lidia Segni se tornou primeira bailarina do Teatro Colón em 1977 e já dançou com o celebrado bailarino russo Rudolf Nureyev. A coordenadora do Departamento de Ballet Clássico do Opus Ballet, da Itália, Claudia Zaccari, completa a lista de jurados da seletiva. A italiana foi primeira bailarina do Teatro de Ópera de Roma e interpretou papeis principais em espetáculos de dança da Companhia Italiana de Ballet Carla Fracci.

 

Veja Também