‘Ballet de Moscou no Gelo’ estreia na Capital

‘Cinderella’ e ‘O Lago dos Cisnes’ são as obras escolhidas para a apresentação

Postado em: 17-10-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Ballet de Moscou no Gelo’ estreia na Capital
‘Cinderella’ e ‘O Lago dos Cisnes’ são as obras escolhidas para a apresentação

SABRINA MOURA*

O balé russo se une à patinação artística dando origem ao espetáculo Ballet de Moscou no Gelo. O espetáculo, que já passou por cinco continentes, tendo sido avaliado pela imprensa como “um dos mais bonitos que existem sobre o gelo”, será apresentado, nesta quarta-feira (17), no Teatro Rio Vermelho, em Goiânia. 

Continua após a publicidade

Segundo Alexander Arkhipov, que é diretor técnico da companhia, o balé existe na Rússia há aproximadamente 300 anos, sendo uma tradição no país, muito inserida na cultura. “As temperaturas na Rússia são muito baixas, e conviver com o gelo é uma realidade. A primeira vez que criei uma pista de gelo foi há 12 anos. Comecei com uma máquina, que era muito grande, mas, com o passar dos anos, fomos nos aprimorando. Durante todo o tempo, vamos também aperfeiçoando a técnica para adaptar o ballé à performance no gelo. Com a técnica aprimorada, chegamos a uma máquina que nos permitia viajar pelo mundo todo e colocar o ballé em teatros e demais lugares fechados. Com isso, conseguimos trazer um pouquinho da ‘atmosfera’ da Rússia em nossas turnês”, explica ele sobre a ideia de unir o balé à patinação.

Aclamado por seu talento, profissionalismo, sua técnica e coreografia, o grupo ocupa um lugar especial em meio às artes. “É uma alegria muito grande para todos fazer parte da companhia russa mais importante de balé sobre o gelo”, expressa Alexander. “Para compor o grupo, é preciso uma dedicação muito intensa, enfrentar uma bateria de seletivas e exames. Além da habilidade sobre os patins, é exigido o balé clássico, talento para a dança e para a interpretação. Para nós, fazer parte deste balé é um luxo – assim como é um privilégio poder apresentar o resultado de tanto esforço para o mundo”, completa ele.

O elenco do espetáculo é composto por 100 patinadores, muitos deles campeões mundiais e olímpicos. As obras Cinderella e O Lago dos Cisnes foram as escolhidas para as apresentações por serem reconhecidas não só no balé russo, mas também pelo público ao redor do mundo. “As coreografias são bem próximas do balé tradicional, coreografias clássicas como o balé clássico de solo, mas com particularidades da patinação no gelo. Assim como no figurino, temos pequenas mudanças, e os movimentos acabam ganhando mais velocidade”, explica Alexander Arkhipov.

O grupo tem como objetivo encantar o público, deixá-los felizes por presenciarem um espetáculo precioso, e nunca antes apresentado no País. Sobre os desafios de se preparar uma apresentação de dança no gelo, o diretor explica que é a parte técnica. “Temos que converter o palco do teatro em uma pista de gelo, considerando a temperatura da cidade e a temperatura ideal da pista, que é de -15º. No mais, existe toda a parte de coordenação da equipe e dos patinadores. Por mais que estejamos acostumados, não se pode descuidar de nenhum dos detalhes”, finaliza Alexander.

As apresentações em solo brasileiro ainda ocorrem emBrasília-DF (23 e 24 de outubro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil), Recife-PE (30 de outubro, no Teatro Guararapes), Natal-RN (4 de novembro, no Teatro Riachuelo Natal) e Fortaleza-CE (8 e 9 de novembro, no Teatro RioMar Fortaleza). 

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

SERVIÇO

‘Ballet de Moscou no Gelo’

Quando: quarta-feira (17)

Onde: Teatro Rio Vermelho (Av. Paranaíba, 1.576-1864, Setor Central – Goiânia)

Horário: 20h

Entrada: tudus.com.br

Veja Também