As belezas escondidas no Centro de Portugal

Conheça os cinco castelos da região portuguesa de tirar o fôlego

Postado em: 22-10-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: As belezas escondidas no Centro de Portugal
Conheça os cinco castelos da região portuguesa de tirar o fôlego

SABRINA MOURA*

Portugal, oficialmente República Portuguesa, é um país soberanounitário localizado no sudoeste da Europa, cujo território se situa na zona ocidental da Península Ibérica e em arquipélagos no Atlântico Norte. 

Continua após a publicidade

O turismo é um setor econômico extremamente importante para o país. Os principais pontos turísticos de Portugal são Lisboa, Algarve e Madeira, mas o Centro também possui destinos de tirar o fôlego. O local está repleto de monumentos impressionantes: de igrejas suntuosas a castelos medievais, passando por enormes conventos, são inúmeras construções com castelos impressionantes.

Almourol

Considerado um dos mais bonitos de Portugal, o Castelo de Almourol fica numa pequena ilha escarpada em meio ao rio Tejo. É um monumento medieval que relembra a história da Ordem dos Templários e da Reconquista. A visita vale ainda mais a pena, porque, para chegar lá, é preciso fazer um curto passeio de barco. Ele se localiza na freguesia de Praia do Ribatejo, concelho de Vila Nova da Barquinha, distrito de Santarém, em Portugal. 

Erguido num afloramento de granito a 18m acima do nível das águas, numa pequena ilha de 310 m de comprimento por 75 m de largura, no médio curso do rio Tejo, um pouco abaixo da sua confluência com o rio Zêzere, à época da Reconquista integrava a chamada Linha do Tejo. Constitui um dos exemplos mais representativos da arquitetura militar da época, evocando simultaneamente os primórdios do reino de Portugal e a Ordem dos Templários, associação que lhe reforça a aura de mistério e romantismo.

Ourém

O Castelo de Ourém, também conhecido como Paço dos Condes de Ourém, localiza-se na cidade de mesmo nome, freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, concelho de Ourém, distrito de Santarém, em Portugal. O castelo ergue-se no topo de uma colina, na cota de 330m acima do nível do mar. Em Portugal, esta foi uma das mais inovadoras obras de arquitetura militar do século 15. Imponente, é uma construção de respeito, tendo sido lar dos Condes de Ourém durante um período. E, como fica no topo de uma colina, é visível de toda a cidade.

Ele apresenta planta no formato triangular irregular, com torres nos vértices. Ao centro da sua praça de armas, abre-se uma cisterna de planta ogival, alimentada por uma fonte. A torre Noroeste é conhecida como Torre de D. Mécia, por ali ter sido confinada aquela infortunada esposa de D. Sancho II.No lado Norte do castelo abre-se o Terreiro de Santiago, com uma estátua do Condestável D. Nuno Álvares Pereira ao centro.

Leiria

O Castelo de Leiria localiza-se na cidade, freguesia, concelho e distrito de Leiria, em Portugal. Edificado em posição dominante, a norte sobre a primitiva povoação e o rio Lis, este belo e imponente castelo medieval, onde se contrastam as belezas do patrimônio edificado e as da paisagem natural, recebe, anualmente, entre 50 e 70 mil turistas.

Considerado o melhor exemplo de transformação residencial de um castelo no país, ele compreende outras atrações arquitetônicas, históricas e arqueológicas.Marcante na paisagem de Leiria, este castelo é um espaço agradável para passear, já que tem mais de uma atração: a Igreja de Nossa Senhora da Pena, os antigos Paços Reais, a torre de menagem e, principalmente, a maravilhosa vista da paisagem.

Sortelha

O Castelo de Sortelha é erguido sobre um maciço granítico em posição dominante sobre o vale de Riba-Côa, área de passagem entre a Meseta Ibérica e a depressão da Cova da Beira, integra o conjunto da que é considerada uma das mais bem conservadas Aldeias Históricas da Beira Interior.

Na fronteira com a Espanha, esta construção foi importante para a defesa do território português no período medieval, já que sua posição permitia o controle de todo o vale. Suas muralhas cercam a parte de Sortelha conhecida como ‘aldeia velha’, onde estão diversas casinhas charmosas, todas construídas em granito.

O Castelo (ou cidadela), no estilo românico e gótico, com intervenções manuelinas, encontra-se na cota de 760m acima do nível do mar, interrompendo acerca da vila a Sudeste e desenvolvendo-se para o seu exterior. Acedido por uma escadaria, seus muros apresentam traçado ovalado irregular percorridos no topo por adarve com remate biselado e seteiras cruciformes.

Tomar

O Castelo de Tomar é uma importante estrutura militar portuguesa. Mais que isso, no entanto, conta um momento único da história do país, já que suas muralhas abrigam também o Convento de Cristo, sede de uma das ordens religiosas e militares mais emblemáticas do mundo: os Templários.

Ele localiza-se na freguesia de São João Baptista, na cidade e concelho de Tomar, distrito de Santarém, em Portugal. Integra o grande conjunto arquitetônico do Convento de Cristo. O castelo apresenta elementos de arquitetura militar nos estilos românico, gótico e renascentista. Alguns autores apontam a presença de vestígios indicativos de uma estrutura militar anterior, que poderia remontar à época romana, e que teria perdurado até à época islâmica, referindo a presença, no aparelho dos muros, de algumas placas decorativas, de cronologia visigótica ou moçárabe, provavelmente oriundas do sítio de Santa Maria dos Olivais, à margem esquerda do rio Nabão.

Centro 

A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território – ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da Unesco, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200km de Lisboa e a 135km do Porto.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov 

Veja Também