Inscrições prorrogadas para cursos do Iberbibliotecas 2018

Foram prorrogadas até 26 de outubro as inscrições para os seis cursos on-line gratuitos oferecidos pelo Programa Iberbibliotecas. São 485 vagas em

Postado em: 25-10-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Inscrições prorrogadas para cursos do Iberbibliotecas 2018

Foram prorrogadas até 26 de outubro as inscrições para os seis cursos on-line gratuitos oferecidos pelo Programa Iberbibliotecas. São 485 vagas em seis cursos: Bibliotecas Públicas: Ações para Apoiar o Cumprimento dos ODS. A Agenda 2030 da ONU (em espanhol); Biblioteca e Arquitetura. Análise, Diagnóstico, Novos usos e Plano de Ação (em espanhol); Formação de Usuários e Alfabetização Informacional (em português); Gestão de Materiais Especiais e Tratamento de Livros Antigos nas Bibliotecas (em espanhol); Gestão de Projetos com PMBOK” (em português); e Gestão e Preservação do Patrimônio Digital (em português). As inscrições podem ser feitas neste link: http://www.iberbibliotecas.org/concurso-de-cursos/

O objetivo dos cursos é capacitar e qualificar bibliotecários e demais profissionais que atuem em bibliotecas públicas e comunitárias. Não há necessidade de possuir formação acadêmica na área. O início dos cursos está previsto para o dia 12 de novembro de 2018. Podem participar profissionais do Brasil; Buenos Aires (Argentina); Chile; Colômbia; Costa Rica; Espanha; Medellín (Colômbia); México; Paraguai e Peru.

Continua após a publicidade

Não podem se inscrever bibliotecários que trabalhem em bibliotecas escolares, de institutos educativos ou de educação superior e também aqueles que em 2016 e 2017 já se inscreveram para qualquer um dos cursos oferecidos pelo Programa Iberbibliotecas e não têm sido credenciados ou deixaram o curso.

Iberbibliotecas

O Brasil participa do Iberbibliotecas desde 2012. O programa visa promover o acesso livre e gratuito à leitura e à informação, aprimorar os serviços das bibliotecas públicas e comunitárias e promover a troca de experiências entre elas. São três eixos de atuação: cursos, concursos e estágios. Atualmente, o Programa é composto pelos seguintes países: Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, México, Paraguai e as cidades de Buenos Aires (Argentina) e Medellín (Colômbia).

O Ministério da Cultura (MinC), por meio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), investe no Programa Iberbibliotecas US$ 90 mil anuais. Além disso, em 2017 o Brasil foi eleito pelo Conselho Intergovernamental do Programa Ibero-Americana de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas) como vice-presidente de uma nova diretoria e trabalha em conjunto com a Costa Rica, eleita presidente do grupo. Integrantes do SNBP representam o Brasil no conselho.

Com isso, o MinC participa e integra as bibliotecas públicas brasileiras em todas as iniciativas propostas pelo programa, tais como editais públicos e cursos de formação de bibliotecários, entre outras. (Ascom/MinC) 

Veja Também