Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Jogo de improvisação com a plateia em a Cia. Os Barbixas

Cia. Barbixas de Humor volta à Capital com ‘Improvável’, no sábado e no domingo, no Teatro PUC

Postado em: 03-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Jogo de improvisação com a plateia em a Cia. Os Barbixas
Cia. Barbixas de Humor volta à Capital com ‘Improvável’, no sábado e no domingo, no Teatro PUC

GABRIELLA STARNECK

ESPECIAL PARA O HOJE 

Continua após a publicidade

Em cartaz com Improvável – Um espetáculo provavelmente bom, há mais de uma década, a Cia. Barbixas de Humor volta a Goiânia, no sábado (3) e no domingo (4), para quatro apresentações no Teatro PUC. O espetáculo, baseado no jogo de improvisação com a plateia, tem circulado pelo Brasil com sessões lotadas. E como tudo é baseado no improviso, o público tem a oportunidade de ver, a cada apresentação, uma peça diferente e interativa.

“Estudamos improvisação para fazer sempre algo novo. Ainda que o público fosse o mesmo, faríamos cenas distintas toda vez que nos apresentássemos. A plateia, os convidados, os jogos de improviso e os tipos de temas que pedimos para os presentes são ótimos para nos inspirar, mas treinamos para sermos inéditos sempre”, afirma Elidio Sanna – integrante da Cia. Barbixas de Humor – ao Essência.

Espetáculo 

Criado, produzido e encenado pela Cia. Barbixas de Humor, Improvável – Um espetáculo Provavelmente Bom é um projeto de humor, baseado em improvisações, no qual a plateia tem fundamental importância para criação das cenas. No começo da peça, um mestre de cerimônias interage com o público para explicar como os presentes poderão influenciar no espetáculo. Na hora das improvisações, ele seleciona as sugestões da plateia e explica os mecanismos e as regras do jogo de improviso. A cada apresentação, serão chamados dois atores convidados para completar o elenco.

Improvável – Um espetáculo provavelmente bom, queestá em cartaz desde 2007,tem circulado o Brasil levando diversão ao público que acompanha o trabalho do grupo. A peça, desde fevereiro de 2009, é apresentada toda a semana, em São Paulo, e, nos finais de semana, a Cia. Barbixas de Humor viaja pelo Brasil fazendo sessões extras. Algumas das apresentações são gravadas para alimentar a websérie do Improvável que, atualmente, possui os vídeos mais vistos do Brasil – com uma média de mais de quatro milhões de acessos por mês. 

Cia. Barbixas de Humor

Formada por Anderson Bizzocchi, Daniel Nascimento e Elidio Sanna, em 2004, a Cia. Barbixas de Humor começou fazendo espetáculos beneficentes no Teatro Jardim São Paulo (Zona Norte de São Paulo). As peças eram caracterizadas por uma mescla de esquetes escritas por eles, e outras de famosos – Monty Python, Rowan Atckinson, MichealCourtemanche, entre outros. Dos diversos espetáculos criados pelo grupo, destacam-se Em Breves (2006), formado por esquetes escritas totalmente pela cia., e Improvável (2007) –  carro-chefe do trio. E, para falar mais sobre esse espetáculo, Elidio Sanna conversou com o Essência. Confira a entrevista.

SERVIÇO

‘Improvável – Um Espetáculo 

Provavelmente Bom’

Quando: sábado (3) e domingo (4)

Onde: Teatro PUC – Campus V (Avenida Fued José Sebba, Setor Jardim Goiás, próximo ao estádio Serra Dourada – Goiânia)

Horários: 19h e 21h (sábado, às 18h e 20h (domingo)

Entrada: R$ 80 (inteira) / R$ 40 (meia-entrada)

 Entrevista: Elidio sanna 

Embora o espetáculo Improvável seja caracterizado pelo improviso, vocês conduzem a apresentação para uma determinada linha temática ou não?

Não. É pura inspiração e trabalho em equipe. A plateia nos dá um tema, o ator que se inspirar começa uma cena que inspira o outro, e assim vamos construindo o espetáculo. 

Em sua opinião, porque Improvável continua a ser apresentado com casa lotada, mesmo em cidades por onde a turnê já passou?

São alguns fatores que fazem o público retornar ao espetáculo. Por ser improvisado, a plateia sempre vai ver algo diferente, mesmo que já tenha assistido mil vezes ao espetáculo, aos vídeos do nosso canal do Youtube (youtube.com/barbixas), que deixam o público acompanhando nosso trabalho. 

Vocês acreditam que a websérie contribui para a divulgação do espetáculo? Qual a importância dessa ferramenta?

O espetáculo e a webserie são inseparáveis. Obviamente, não haveria nada na internet se não pudéssemos gravar as apresentações, mas tão pouco conseguiríamos fazer o espetáculo se não fosse pela divulgação e propagação dele na internet. 

Como tem sido a experiência de vocês com esse espetáculo?

Passamos por muitas fases, afinal, são 11 anos em turnê. A euforia do começo, a fase de querer conhecer tudo, de participar de festivais, de fazer cursos sem parar, de viajar e fazer TV ao mesmo tempo, de querer ficar um pouco mais em São Paulo, enfim. É mais de uma década encarando plateias pelo mundo. 

 

Veja Também