Filarmônica de Goiás se apresenta no Centro Cultural Oscar Niemeyer nesta sexta

Apresentação com regência de seu maestro titular, Neil Thomson, acontece às 20h, de forma gratuita

Postado em: 14-03-2024 às 07h45
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Filarmônica de Goiás se apresenta no Centro Cultural Oscar Niemeyer nesta sexta
Apresentação com regência de seu maestro titular, Neil Thomson, acontece às 20h, de forma gratuita (Foto: Cinthia Oliveira/Governo de Goiás)

O Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, recebe a Orquestra Filarmônica de Goiás, nesta sexta (15). A apresentação com regência de seu maestro titular, Neil Thomson, acontece às 20h, de forma gratuita.

Na ocasião, o grupo vai executar a Sinfonia em Sol menor, de Nepomuceno, e Abertura Prince Igor, de Borodin. Vale citar, a Filarmônica de Goiás é reconhecida internacionalmente como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina. Ela é ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França. Além disso, é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Sobre as peças e seus autores, Alberto Nepomuceno é considerado o “pai” do nacionalismo na música erudita brasileira. Ele nasceu em Fortaleza, em 1864, mas atuou como pianista e professor de piano do Clube Beethoven no Rio de Janeiro e, mais tarde, completou seus estudos em Roma e Berlim.

Continua após a publicidade

O russo Alexandre Borodin, por sua vez, se formou em medicina, mas foi membro do famoso “Grupo dos Cinco”, ao lado dos nacionalistas da Rússia Balakirev, César Cui, Mussorgsky e Korsakov. Escreveu obras significativas para a música, sendo a mais importante O Príncipe Igor, adaptação do libretto baseado no conto épico eslavo medieval.

Este conto trata da campanha de Igor, que narra a passagem do príncipe Igor Svyatoslavich e seu filho Vladimir no cativeiro durante a guerra contra os invasores polovetsianos, em 1185. A ópera foi deixada inacabada após a morte prematura de Borodin, em 1887, vitimado pela cólera, mas foi concluída por Glazunov Rimsky-Korsakov. A estreia póstuma ocorreu em São Petersburgo, em 4 de novembro de 1890.

Veja Também