Fórum visual traz a fotografia como exercício crítico social

Mostra ‘Retrata’, em sua primeira edição, aborda temáticas sociais e ambientais

Postado em: 07-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Fórum visual traz a fotografia como exercício crítico social
Mostra ‘Retrata’, em sua primeira edição, aborda temáticas sociais e ambientais

SABRINA MOURA*

A primeira edição do Retrata – Fórum Visual será realizada, entre os dias 7 e 9 de novembro, no auditório da Faculdade de Artes Visuais da (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Continua após a publicidade

A mostra é voltada para fotógrafos, jornalistas, estudantes de Comunicação Social, Geografia, Sociologia, Antropologia e aos que se interessam sobre o olhar fotográfico para além da memória, sendo ele uma crítica social. 

A ideia é possibilitar o encontro do público goiano – que vai de interessados sobre o tema até fotógrafos já em atuação – com profissionais de renome nacional para uma troca de experiências acerca da rotina daqueles que se dedicam a um trabalho de engajamento social dentro da fotografia.

Segundo Wagner Araujo, um dos idealizadores do evento, a ideia do fórum surgiu por meio de uma conversa com o fotógrafo Weimer de Carvalho sobre fotografia e as matérias que precisam de atenção. “Certas pautas precisam ir além do factual tendo continuidade e atenção. A fotografia é um registro que, ao mesmo tempo que é uma memória, também tem oportunidade de sensibilizar as pessoas, já que o fotografo chega perto do acontecido. O apelo visual e a expressão que a fotografia traz mostram aspectos e produzir reflexão”, comenta ele.

Nesta primeira edição, o projeto reúne sete profissionais, entre fotojornalistas e documentaristas de expressiva bagagem, para discutir com o público o resultado de trabalhos que fizeram, em campo – a respeito do  registro fotográfico de temáticas sociais e ambientais. “Trazemos convidados que se dedicam com mais profundidade e que estudam os determinados temas. O Maurício Ângelo, por exemplo, há três anos, todos os dias, ele fala sobre a tragédia de Mariana, a respeito da impunidade, da questão política do posicionamento das empresas depois do ocorrido. É preciso manter vivas as memórias, alertar as autoridades e a população em geral de que certos temas precisam ter continuidade”, finaliza ele.

O projeto foi aprovado em edital do Programa de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes, do governo de Goiás. 

Aquífero Guarani x Mariana (MG) x Clima na Antártida

Na pauta, o Retrata abordará os processos do trabalho, seus desafios e, principalmente, os resultados de ir a campo para acompanhar de perto três pautas contemporâneas. A primeira delas será pertinente às questões do Aquífero Guarani e sua relação com a bacia geológica do Paraná, suas bacias hidrográficas, características, morfologia e capacidade e também sua importância para o Cerrado. Tendo esses assuntos como ponto de partida, os palestrantes colocarão em debate a ética na fotografia de natureza: arte, documento e denúncia.

Outra linha de discussão é a tragédia ambiental em Mariana (MG), que passará por assuntos como a aniquilação da mata ciliar no vale do Rio Gualaxo, a cidade fantasma de Bento Rodrigues, o curso da lama por 800km, ao longo do leito do Rio Doce, até a chegada ao mar do Espírito Santo. O encontro permeará os relatos de quem procura mostrar o que outros tentam esconder.

O terceiro encontro irá propor um debate acerca das demandas do clima na Antártida, a partir do qual colocará as seguintes questões: Qual o estado de alma atual da Antártida? Que valores antárticos merecem divulgação? O que o homem está fazendo e como se comporta no continente que regula padrões meteorológicos mundiais?

Convidados

Os primeiros convidados do Fórum Visual são são o historiador e fotógrafo João Paulo Barbosa, que viaja o mundo para realizar seus projetos e já produziu livros, reportagens e exposições em 15 países, tendo recebido prêmios da National Geographic e do Banff Centre, no Canadá; Altair Sales Barbosa, doutor em Antropologia e Arqueologia e professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO); André Monteiro, fotógrafo com formação em Professional Photography pelo NYIP, o New York Institute of Photography, que possui diversos livros sobre o tema em questão já publicados; Weimer Carvalho, fotojornalista e editor de fotografia, com trabalhos publicados em diversos jornais e revistas nacionais e internacionais como Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, El País e The Guardian; Leandro Couri, repórter fotográfico multimídia do jornal Estado de Minas, com premiados trabalhos de jornalismo investigativo na área de meio ambiente;  Maurício Ângelo, jornalista e escritor capixaba radicado em Brasília e conhecido por seus trabalhos em torno de conflitos socioambientais, políticas públicas, da Amazônia, mineração e dos direitos humanos; e Wagner Araújo, fotógrafo profissional há mais de 30 anos e produtor cultural que vem movimentando o circuito da fotografia em Goiás por meio de eventos e festivais inéditos.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov 

Serviço

‘Retrata – Fórum Visual’

Quando: 7, 8 e 9/11 às 19h30

Onde: Auditório da Faculdade de Artes Visuais da UFG, Campus Samambaia, Setor Itatiaia – Goiânia

Inscrições gratuitas no local (conforme a capacidade do espaço)

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira (7) 

‘Aquífero Guarani’, com Altair Sales Barbosa, André Monteiro e Weimer

Carvalho

‘Mar de Lama’, com Maurício Ângelo, Leandro Couri e Wagner

Araujo

Sexta-feira (9)

‘Antártida do Amanhã’, com João Paulo Barbosa e Weimer Carvalho

 

Veja Também