Stan Lee, criador da marvel, morre aos 95 anos

Stan Lee criou personagens que se tornariam icônicos nas HQs: Quarteto Fantástico (1961), Homem-Aranha (1962), Hulk (1962) e X-Men (1963)

Postado em: 12-11-2018 às 17h30
Por: Guilherme Araújo
Imagem Ilustrando a Notícia: Stan Lee, criador da marvel, morre aos 95 anos
Stan Lee criou personagens que se tornariam icônicos nas HQs: Quarteto Fantástico (1961), Homem-Aranha (1962), Hulk (1962) e X-Men (1963)

Guilherme Melo

O criador dos mais importantes super herois da Marvel, Stan Lee, faleceu aos 95 anos nesta segunda-feira (12). O site TMZ informou que uma ambulância foi chamada às pressas para a casa de Stan Lee, em Hollywood, na manhã desta segunda-feira. O motivo da morte ainda não foi divulgado.

Continua após a publicidade

Além de seu imenso legado como criador de quase todos os principais heróis da Marvel Comics, Stan Lee deixa também uma filha, J.C. Sua esposa, Joan, morreu em 2017. Ao TMZ, J.C. disse: “Meu pai amou todos os seus fãs. Ele foi grande, um homem decente!”

Nascido em Nova York, nos Estados Unidos, no dia 28 de dezembro de 1922, Stanley Martin Lieber se tornou um dos nomes mais importantes da indústria do entretenimento como criador de diversos heróis da Marvel Comic. Stan foi responsável por personagens como Homem-Aranha, Hulk, Demolidor, Thor, Homem de Ferro e os X-Men.

Aos 16, logo após se formar no ensino médio, já teve seu primeiro contato profissional com as histórias em quadrinho. Stanley foi contratado como editor-assistente da Timely Comics. Foi promovido a editor após alguns anos e logo começou a escrever seus primeiros roteiros já sob o pseudônimo Stan Lee, que virou seu nome legal.

Durante as décadas de 40 e 50, mesmo com a editora – posteriormente chamada de Atlas – passando por dificuldades financeiras, ele criou diversas séries famosas, como The Witness, The Destroyer, Jack Frost, Whizzer e Black Marvel.

Na década de 60, já com a Atlas convertida em Marvel Comics, Lee, ao lado de artistas como Jack Kirby e Steve Ditko, criou personagens que se tornariam icônicos nas HQs: Quarteto Fantástico (1961), Homem-Aranha (1962), Hulk (1962) e X-Men (1963). Com o crescimento da editora, na década seguinte Lee se transformou em publisher e diretor editorial do grupo. Ele ainda fazia aparições nos filmes feitos pelo estúdio. 

Veja Também