Festas de fim de ano aquecem vendas de vinhos e espumantes

Evento ‘Brinda Brasil’, que começa hoje em Goiânia, é uma oportunidade de conhecer novos rótulos

Postado em: 29-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Festas de fim de ano aquecem vendas de vinhos e espumantes
Evento ‘Brinda Brasil’, que começa hoje em Goiânia, é uma oportunidade de conhecer novos rótulos

A produção e as vendas de vinhos estão entre os setores que têm muito a comemorar nesta época de fim de ano. As festas de Natal, Réveillon e confraternizações de empresas geram um aumento do consumo de vinhos e espumantes, no Brasil, o que representa um aumento de 25% a 30% no faturamento de lojas especializadas, adegas, distribuidoras e importadoras nos meses de novembro e dezembro. A estimativa é do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), que aponta, ainda, que os rótulos mais vendidos são os que custam entre R$ 30 e R$ 50. 

Além de serem mais servidos nas ocasiões festivas, um bom vinho e um bom espumante são também opções de presente sempre procuradas. De acordo com o jornalista e sommelier Rodrigo Leitão, a bebida pode ser uma ótima dica para retribuir uma gentileza ou para empresas presentearem clientes e fornecedores, ou então para agradar alguém mais íntimo com um presente com maior valor agregado. “Sabendo escolher, o vinho se encaixa nos mais diversos motivos para se presentear e sem comprometer o orçamento”, afirma o especialista, que está entre os organizadores do Brinda Brasil, salão do vinhos e espumantes brasileiros, a ser realizado nestes dias 29 e 30 de novembro, no Mercure Hotel, em Goiânia.

Continua após a publicidade

O público do evento – que está em sua segunda edição na Capital –, além de degustar vários vinhos e espumantes, terá acesso a mais de 100 rótulos de 25 vinícolas de Goiás, do Rio Grande do Sul e alguns produtos de fora do País. “É isso que os apreciadores de vinhos vão encontrar no Brinda Brasil: uma vitrine da produção nacional de vinhos e espumantes. Em oito horas de degustação, será possível conhecer rótulos produzidos em várias regiões do País, com foco diferenciado em Goiânia, cujo público poderá comparar o produto brasileiro com a produção estrangeira e tirar sua conclusão”, afirma Rodrigo.

A sommelier Letticiae Bittencourt aponta que outras datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, também movimentam de forma significativa as vendas, mas nada se compara ao Natal. “Um bom vinho é sempre uma opção de presente – para seu chefe, seu professor, um amigo querido ou para a tradicional brincadeira do amigo secreto. Dar vinho sempre é super simpático! E, se ele vier numa garrafa mais elaborada, que chame a atenção por sua beleza, aí o presente ganha ainda mais importância”, diz.

Na opinião de Letticiae, para se escolher um bom vinho um atendimento especializado em lojas do ramo “faz total diferença” A maior dificuldade ao escolher o presente, segundo ela, está em acertar na escolha de acordo com o perfil de quem será presenteado. Mas, com algumas dicas simples de um especialista da própria loja, acertar no presente fica fácil. “Às vezes, o cliente conhece bem quem vai presentear, então já opta por algumas características padrões como: se o vinho é mais encorpado, tinto, branco ou rosê, se prefere um espumante. Quando não conhece, a dica é um tinto de uma vinícola mais conhecida. Quando o presenteado é um entendedor do assunto, pode-se oferecer algo diferente, já que existem rótulos exclusivos para novas experiências e fora do convencional”, aconselha Letticiae.

De acordo com a empresária Marlla Santos, a maior parte das compras para presentes é feita por mulheres, que buscam o vinho mais clássico, menos encorpado, leve e que agrade todos os paladares para presentear sem risco de errar. “Pesquisas mostram que as mulheres influenciam na decisão de 75% da compra do vinho. E estamos falando de um produto que é um presente fácil, que agrada todo tipo de pessoa, desde o chefe, que é mais formal, a casais de amigos e até mesmo o companheiro. Isso sem falar que eles apresentam valores acessíveis”, assegura, apontando que as mulheres, e mesmo alguns homens, relacionam o vinho a algo mais romântico e aconchegante.

SERVIÇO

‘Brinda Brasil Goiânia 2018’

Quando: 29 e 30 de novembro das 19h às 23h

Onde: Mercure Hotel Goiânia

Mais informações: (62) 99137-6561, (61) 98131-7437 e (61) 99829-8087 

Dicas de vinhos e espumantes para as festas de fim de ano 

O sommelier Rodrigo Leitão listou algumas dicas para não errar na hora de harmonizar a bebida e pratos natalinos:

Espumante brut – Acompanha todos os pratos de Natal e Ano Novo e ainda pode ser utilizado para o brinde do Réveillon.

Espumante brut rosé – É excelente com carne de porco, peru, carne vermelha, frutos do mar, bacalhau e peixe mais gorduroso.

Vinho tinto – Para as festas de fim de ano, ele vai acompanhar bem pernil, peru, bacalhau, churrasco. Nesse caso, as melhores uvas são merlot, syhaz, cabernet sauvignon e malbec.

Vinho branco – Os de uva chardonnay com passagem por madeira vão muito bem com lombo de porco, chester, peixe e bacalhau cozidos.

Vinhos doces – Os vinhos doces mais palatáveis são os espumantes moscatel, demi-séc, os vinhos de colheita tardia e os vinho do Porto. Todos vão com sobremesas. Mas também podem ser servidos de boas-vindas para acompanhar petiscos (castanhas, nozes, avelãs, frutas secas). 

 

Veja Também