Democratizando a literatura

Projeto ‘Livro nas Praças’ que leva biblioteca sobre rodas de forma acessível para pessoas com deficiência e conta com mais de dois mil livros gratuitos para empréstimos, chega em Aparecida de Goiânia

Postado em: 22-05-2024 às 10h00
Por: Leticia Leite
Imagem Ilustrando a Notícia: Democratizando a literatura
Os leitores podem tanto adentrar o ônibus e praticar a leitura no interior do veículo, quanto participar das atividades oferecidas pelos monitores, como ações lúdicas, recreativas e contações de história, ou até pegar os livros emprestados para ler em casa | Foto: Divulgação

Com o objetivo de promover a democratização e o acesso da sociedade em geral ao mundo literário, com o intuito de proporcionar o empréstimo de livros gratuitos aos leitores, a fim de garantir à comunidade o acesso à diversidade de informação e à ampliação de conhecimentos culturais por meio da leitura, o projeto ‘Livros nas Praças’, uma biblioteca sobre rodas que conta com mais de dois mil livros, está disponível até o dia 25 de maio, no Centro de Artes e Esportes Unificados Orlando Alves Carneiro (CEU), no setor Cidade Vera Cruz, das 9 às 16h. A ação é gratuita e aberta a toda a comunidade.

Como em muitas comunidades carentes ainda não há bibliotecas públicas, um ônibus-biblioteca com uma equipe de monitores permanece parado em uma determinada localidade por um período de uma semana, permitindo que pessoas de todas as idades adentrem o veículo e pratiquem o hábito da leitura com um dos títulos do acervo disponível.

Os leitores podem tanto adentrar o ônibus e praticar a leitura no interior do veículo, quanto participar das atividades oferecidas pelos monitores, como ações lúdicas, recreativas e contações de história, ou até pegar os livros emprestados para ler em casa. Para usufruir dos benefícios do projeto, é necessário realizar cadastro gratuito sendo necessário apresentar a carteira de identidade.

Continua após a publicidade

“Além de poder desfrutar da leitura no local, em um ambiente confortável e climatizado, também há a oportunidade de pegar emprestado até dois livros por pessoa, para ler em casa. Para tanto, basta apresentar a carteira de identidade no ato do empréstimo e fazer a devolução até sábado, dia 25, no ônibus”, explica Renata Danzi, gerente de Administração Contratual, Comunicação e Responsabilidade da empresa responsável.

Entre os dois mil livros estão presentes literatura brasileira e estrangeira e também estão disponíveis obras acessíveis, como ilustrações em braile para crianças, livros em fonte ampliada para pessoas com baixa visão, audiobooks para deficientes visuais e 30 títulos em braile para adultos.

“São vários gêneros literários para crianças, adolescentes e adultos. Há livros de ficção, não-ficção, romances, biografias, religiosos, fábulas, contos, crônicas, lendas e mitos. Lembrando que também há obras acessíveis, como ilustrações em braile para crianças, livros em fonte ampliada para pessoas com baixa visão, audiobooks para deficientes visuais e 30 títulos em braile para adultos, destaca Renata.

Além disso, o interior do ônibus é climatizado e adaptado com cadeira de transbordo, indicada para cadeirantes e idosos que querem ter a experiência de escolher seus títulos. O veículo também dispõe de espaço lúdico, para proporcionar um ambiente agradável ao público infanto-juvenil. Cada pessoa pode retirar até dois livros por vez, mediante a apresentação da carteira de identidade e comprovante de residência. Durante a realização do projeto, alunos das Escolas Municipais Cidade Vera Cruz 1, Vera Cruz 2, Amélia Cândida Brasil, Santo Antônio, Aeri Caetano da Costa e Cidade Satélite São Luiz irão conhecer o acervo e participar de atividades literárias. “A leitura é um hábito de fundamental importância, tanto por proporcionar a aquisição de novos conhecimentos, quanto por fomentar o desenvolvimento da capacidade de reflexão e da criatividade. Neste sentido, temos como meta incentivar cada vez mais a leitura entre crianças e adolescentes”, finaliza Danzi.

Próximo destino

A próxima parada do ônibus será em Trindade, onde permanecerá de 27 de maio a 1° de junho no Ginásio de Esportes do Setor Maysa 1, e levará literatura acessível para toda a comunidade local.

Veja Também