Uma jornada cósmica em Goiânia

Espetáculo de dança estreia no Centro Cultural UFG nos dias 5 e 6 de junho

Postado em: 30-05-2024 às 13h00
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Uma jornada cósmica em Goiânia
A experiência sensorial e imersiva, que transita entre a dança, o teatro e a performance, explora a existência humana e os elementos da natureza em suas conexões mais profunda | Foto: Divulgação

Nos dias 5 e 6 de junho, o Centro Cultural UFG recebe uma estreia bastante aguardada – o espetáculo ‘Cosmos Colapso’, uma criação original do intérprete-criador Gustavo Silvestre. Essa apresentação solo de dança é uma coprodução internacional que vem após uma temporada de pré-estreia em Braga, Portugal, no mês de março, e agora chega para sua estreia nacional em Goiânia.

‘Cosmos Colapso’ é fruto da colaboração entre dois artistas notáveis: João Bosco Amaral, diretor teatral e fundador da Companhia Teatral Oops!.., que conta mais de 20 anos de trajetória, e Gustavo Silvestre, bailarino e cineasta com mais de 15 anos de experiência, participando de elencos importantes da dança nacional. Juntos, eles exploraram a interseção entre dança, teatro, audiovisual e tecnologia, criando uma obra que promete imergir o público em uma jornada cósmica.

Inspirado na célebre frase de Descartes ‘Penso, logo existo’, o espetáculo mergulha na reflexão sobre a condição humana, desde seu estado mais primário de existência, passando pela luta pela sobrevivência e sacrifício, até atingir camadas mais profundas de um despertar da consciência, conexão com a natureza e, finalmente, a libertação.

Continua após a publicidade

Segundo Silvestre, a ideia para o espetáculo surgiu durante momentos de meditação, quando ele buscava se conectar apenas com seus sentidos, percebendo sua própria existência para além da racionalidade cotidiana. “O espetáculo busca capturar essa presença e conexão com o inexplicável, que pode ser tanto contemplativa quanto tumultuada, que às vezes é um sentimento agradável e acolhedor, e em outros momentos é de embate, de colapso mesmo, te fazendo mudar, transformando sua vida”, explica o artista.

A criação bebeu de diversas influências, desde a arte performática de Marina Abramovic até a diversidade musical que vai de cantos gregorianos a melodias angelicais. O espetáculo também se inspira nas reflexões de Carl Sagan, em seu livro ‘Cosmos’, explorando a ideia de que a vastidão do universo está, de alguma forma, refletida dentro de nós.

As apresentações de estreia acontecerão nos dias 05 de junho (quarta-feira) às 20h, e 6 de junho, às 15h e 20h, todas com entrada franca e classificação indicativa de 12 anos. As informações sobre a retirada dos ingressos estão disponíveis no perfil do Instagram do artista, (@gusta_silvestre).

SERVIÇO

  • Quando: 5 e 6 de junho
  • Onde: Av. Universitária, Nº 1533, Setor Leste Universitário – Goiânia
  • Horário: 15h e 20h 
  • Entrada gratuita

Veja Também