Segunda edição da Mostra Internacional de Teatro de Catalão

Evento gratuito apresentará 20 espetáculos teatrais de nomes consagrados do teatro nacional e internacional, além de atividades formativas, durante seis meses

Postado em: 04-06-2024 às 08h30
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Segunda edição da Mostra Internacional de Teatro de Catalão
Serão espetáculos, rodas de conversa e oficinas, tudo gratuito para a população. Seis meses de teatro que promete movimentar a cena cultural da região, atraindo não apenas o público local como também da capital goiana e do Triângulo Mineiro | Foto: Divulgação

Começa nesta sexta-feira (7), e se estende pelos próximos seis meses, a segunda edição da Mostra Internacional de Teatro de Catalão (MIT Catalão). Desta vez, a expectativa é superar o público de mais de três mil pessoas que assistiram aos espetáculos da primeira edição em 2023.

A MIT Catalão, um evento inteiramente gratuito, apresentará 20 espetáculos teatrais protagonizados por nomes consagrados do teatro nacional e internacional. Entre eles, estão Gregório Duvivier, Denise Fraga, o ator português Romeu Costa e grupos premiados como Galpão, Magiluth e Carmin.

A abertura da mostra, nos dias 7 e 8 de junho, será com o Grupo Magiluth, de Recife, que trará a peça ‘Dinamarca’, uma adaptação crítica e divertida de ‘Hamlet’, de Shakespeare. 

Continua após a publicidade

Além do grupo pernambucano, o mês de junho será marcado por outras comédias com forte teor crítico. No dia 13, o grupo Carmin de Teatro, de Natal, apresenta ‘A Invenção do Nordeste’, peça que roda o país desde 2017 e debate a questão da identidade cultural e a idealização do nordestino. 

Já no dia 15, é a vez de Gregório trazer seu monólogo Sísifo, que inspirado no mito grego aborda as relações atuais entre as pessoas, cada vez mais hiperconectadas e mais dependentes de memes e ‘gifs’. Um dia antes, o ator e humorista vai fazer um bate-papo com o público para dialogar sobre o teatro e outros temas. 

E está prevista para outubro a estreia do espetáculo ‘Esboço’, protagonizado pelo ator e pesquisador catalano Rafael Costa. Além da carreira como artista, Rafael é psicanalista e mestre em Psicologia e atua no diálogo entre arte e contextos psiquiátricos. Ele também já trabalhou coordenando ações teatrais com artistas em Catalão.

Além das apresentações, a MIT Catalão promoverá atividades formativas, com bate-papos, palestras e oficinas com os artistas convidados. A intenção é recuperar o legado da cidade voltado para as artes cênicas e fazer com que a agenda teatral se torne um hábito permanente para a população local.

“Selecionamos espetáculos que vão renovar a adesão do público que esteve na primeira edição e que gostou do projeto. Queremos também alcançar centenas de pessoas que ainda não conhecem o teatro de qualidade produzido no Brasil e no exterior, agora disponível em Catalão por meio da Mostra”, explica o diretor e curador da MIT Catalão, Evandro Costa.

Entre as apresentações internacionais, estão o ator de novelas português Romeu Costa, a argentina Julia Sigliano, com seu premiado teatro de bonecos, a espanhola Pepa Plana e o português Marco Mendonça.

A edição de 2024 da MIT Catalão foi pensada para ser realizada de forma intercalada ao longo de seis meses, permitindo uma maior adesão de diversos públicos e democratizando o acesso ao teatro. Essa estratégia já havia sido adotada em 2023, com a mostra durando três meses e sendo um sucesso de público e crítica.

“Esse é o legado que queremos deixar para a cidade”, comenta Evandro. “A mostra mais espaçada, por seis meses, com espetáculos elogiados e premiados, permite que isso ocorra”.

Formação

A mostra também promove uma série de atividades formativas, com a intenção de envolver o público em um processo reflexivo sobre as artes cênicas por meio de rodas de conversas com artistas e oficinas voltadas para a iniciação teatral. 

Em 2024, estas ações terão mais dinamismo, contribuindo significativamente para o pensamento e a prática artística e buscando novos modos de transmitir conhecimento. Além do bate-papo com Gregório, está previsto outro com Denise Fraga, além de palestras com Teuda Bara, fundadora do Grupo Galpão e com mais de 60 anos dedicados ao teatro. 

A MIT Catalão é um projeto aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura (lei federal 8.313/1991) e patrocinado pela CMOC Brasil e pela Serra do Falcão Energia (Sefac). Também conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal de Catalão (UFCat). A idealização, elaboração e realização do evento está nas mãos da Bricolagem Produções.

Os ingressos são gratuitos e podem ser acessados na página da MIT Catalão no Instagram: @mitcatalao ou diretamente na página do Sympla. Os espetáculos serão todos no Auditório Paulo de Bastos Periloo da UFCat.

Veja Também