Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás começa nesta quarta (12)

Abertura do evento ocorre no Cine Cultura, com uma programação dedicada a filmes e debates sobre diversidade sexual e de gênero

Postado em: 11-06-2024 às 20h28
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás começa nesta quarta (12)
A iniciativa visa promover a discussão sobre diversidade sexual e de gênero através da arte e da cultura, oferecendo um espaço inclusivo e celebrativo para essas temáticas | Foto: Divulgação

O Cine Cultura inicia nesta quarta-feira (12) a exibição dos filmes do 9º Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás (Digo). O evento segue até 19 de junho e acontece em diversos locais da capital.

Com o tema ‘Amor é amor’, o Digo deste ano volta-se para maiores de 18 anos e abrange diferentes locais de Goiânia, oferecendo atividades abertas ao público. Os ingressos podem ser retirados pelo link https://linktr.ee/digofestival.

No Cine Cultura, eles exibirão curtas de até 25 minutos e longas-metragens produzidos a partir de 2023, focados na diversidade sexual e de gênero. Reconhecido como o maior festival sobre diversidade do Centro-Oeste, o Digo deste ano aborda as relações amorosas e a invisibilidade dos casais LGBTI+.

Continua após a publicidade

Segundo Cristiano Sousa, diretor do festival, além das mostras competitivas de filmes internacionais, nacionais e goianos, o evento deste ano incluirá mostras de festivais LGBTI+ da Argentina, Peru e Colômbia. Ele destaca que, além dos troféus, o Digo oferecerá prêmios financeiros em várias categorias. Esta edição contará com a presença de dezenas de convidados de toda a América Latina.

Entre as mostras que ocorrerão no Cine Cultura estão a Mostra Internacional, Mostra “Digo Desejos e Sentidos”, Mostra Divercilac, Mostra Ventana Al Borde, Mostra Nacional, Mostra Daniel Nolasco e Mostra Goianos.

A programação completa inclui atividades em outros pontos da capital, como espetáculos teatrais, shows musicais, exposições de artes visuais, lançamento de livros, oficinas e debates. Destaque também para o 1º Prêmio Digo Literário e a 9ª Feira Mix, que acontecerão no Centro Cultural Martim Cererê, sempre a partir das 15h, nos três primeiros dias de festival.

Mostras competitivas e paralelas de filmes

Mostra Internacional

Na quarta (12/06), às 15h, serão exibidos os filmes: “All the words but the one” (EUA), “Discoteque” (EUA), “Kordovero 22” (Israel), “La Piel Donde Me Hallo” (Paraguai), “Los Domingos Que Quedan” (Espanha), “Making Up” (Inglaterra), “Re-Existences” (Brasil-Portugal) e “Smoke, Smoke, Smoke” (Espanha). Às 18h, o público vai poder assistir o longa-metragem “Toda Noite Estarei Lá” (Vila Velha, ES).

Mostra “Digo Desejos e Sentidos”

Na quarta (12/06), a partir das 20h: “Chemsex” (Rio de Janeiro, RJ), “Cidade Maravilhosa” (Rio de Janeiro, RJ), “Imersões do Acolhimento” (Goiânia, GO), “Meio Antiquado” (Buenos Aires, Argentina), “Meu Valor É Não Te Amar” (Rio de Janeiro, RJ), “O Prazer é Todo Meu” (Florianópolis, SC) e “Queima Minha Pele” (Macéio, AL).

Mostra Divercilac

Quinta-feira (13/06), a partir das 15h – Composta por filmes de festivais da América Latina e Caribe, com a exibição dos curtas: “Pensadero” (Argentina), “Llámenme Puta” (México) “Lezz Glúten” (México), “Talcahuano” (Argentina) e “O Rosa Entre Três Vértices” (Brasil).

Mostra Ventana Al Borde

Quinta-feira (13/06), a partir das 17h: “A Espera” (México), “Prendas Delicadas” (Argentina-Chile-Colômbia), “Ohh Hho” (México), “Delipudrición: Furia Bacterianal” (México e Colômbia), “A Mares Amores” (Peru) e “Fim” (EUA). Às 18h30 terá o lançamento do videoclipe “Coração Partido” e às 19h, a exibição do longa “A Floresta dos Sussurros” (Brasília, DF). Por fim, às 21h o público poderá conferir a estreia do longa-metragem “Casebre” (Guará 2, DF).

Mostra Nacional 

Na sexta-feira (14/06), a partir das 15h, a mostra internacional exibirá os oito filmes, e, às 18h, os curtas: “Aquela mulher” (Rio de Janeiro, RJ), “Delas para nós” (São Paulo, SP), “Dinho” (Recife, PE), “Homem de Verdade” (São Paulo, SP), “Não precisa pedir desculpa” (São Paulo, SP) e “Nação comprimido” (Nova Lima, MG). Às 20h, segue a mesma mostra com os filmes: “Pássaro Memória” (Rio de Janeiro, RJ), “Peixe Vivo” (São Paulo, SP), “Procuro seu auxílio para enterrar um homem” (Vila Velha, ES), “Quarta de Amalá” (Brasília, DF), “Se Eu Tô Aqui é Por Mistério” (Rio de Janeiro, RJ) e “Who’s This?” (Juiz de Fora, MG).

Mostra Daniel Nolasco

Sábado (15/06), às 15h, exibição de cinco filmes do diretor Daniel Nolasco serão exibidos ao público.

Mostra Goianos

Sábado (15/06), por volta das 17h: curtas: “Aja Gangun” de Rafael David Noleto, “Exotismos” de Alessandra Gama, “para Carlos” de Carlos Cipriano, “Sobra Tanta Falta” de Augusto Ramos, “Sagrada Travesti do Evangelho” de Júlia F. Cândida. Às 19h vai acontecer a exibição do longa “Nós Somos o Amanhã” (São Paulo, SP) e o bate-papo com o diretor Lufe Steffen. Às 21h, terá a reprise dos filmes da Mostra “Digo Desejos e Sentidos”.

A programação completa do festival pode ser conferida através do site: https://digofestival.com.br/programacao-ix-digo.

Veja Também