A cidade mais procurada para as férias de janeiro

Usina do Gasômetro é um dos pontos turísticos de Porto Alegre

Postado em: 21-01-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: A cidade mais procurada para as férias de janeiro
Usina do Gasômetro é um dos pontos turísticos de Porto Alegre

SABRINA MOURA*

Segundo pesquisa de uma agência virtual de turismo, a cidade de Porto Alegre, capital do estado de Rio Grande do Sul, é o destino mais procurado pelos brasileiros para as férias de janeiro de 2019, com um total de 25,65% no volume de passagens aéreas já vendidas para a localidade. 

Continua após a publicidade

O levantamento identificou o interesse dos brasileiros em relação às viagens de férias para o mês de janeiro, e, apesar dos inúmeros destinos existentes no Brasil, a pesquisa limitou-se às cidades da Região Sul, já que também são destinos turísticos com alta procura no País nesta época do ano.

História

A região do atual município de Porto Alegre já era habitada pelo homem desde 11.000 anos atrás. Por volta do ano 1.000, os povos indígenas tapuias que habitavam a região foram expulsos para o interior do continente devido à chegada de povos do tronco linguístico tupi provenientes da Amazônia. No século 16, quando chegaram os primeiros europeus à região, a mesma era habitada por um desses povos do tronco tupi, os carijós. Os carijós viriam a ser escravizados pelos colonos de origem portuguesa de São Vicente.

A cidade tem como data oficial de fundação 26 de março de 1772, com a criação da Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, um ano depois alterada para Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre. O povoamento, contudo, começou em 1752, com a chegada de 60 casais portugueses açorianos trazidos por meio do Tratado de Madri para se instalarem nas Missões, região do Noroeste do Estado, que estava sendo entregue ao governo português em troca da Colônia de Sacramento, nas margens do Rio da Prata.

Turismo

Dentre os diferenciais de Porto Alegre para se conhecer, estão o Centro Histórico da cidade, como o Mercado Público e a Usina do Gasômetro, o pôr do sol na orla do Guaíba, a Feira do Brique, o Parque da Redenção, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC, os Estádios do Grêmio e do Internacional – além das festas noturnas.

Mais do que um bairro, uma referência histórica e cultural. A origem do Centro Histórico reporta ao início da ocupação da cidade. Marcos da arquitetura como prédios, espaços culturais, igrejas, sedes do governo, palácio da Justiça, mercado público e praças, compõem o grande patrimônio da cidade. O Cais Mauá, às margens do rio Guaíba, junto com o pôr do sol, formam uma das paisagens mais singulares do local. 

A Praça da Matriz, antes Alto da Praia, foi assim batizada a partir da construção da Igreja em 1773. Um dos mais importantes espaços públicos e culturais da cidade. Ali, está o Theatro São Pedro, inaugurado em 1858, que, junto ao Multipalco, é o grande centro de referência das artes de palco latino americanas. O Mercado Público Concentra nele toda diversidade social, comercial e cultural da cidade.

O viaduto Otávio Rocha foi o marco da modernidade urbana da cidade. Viver no Centro é ter tudo por perto e viver a história da cidade; e o melhor: inúmeras opções de apartamentos e salas comerciais, o que facilita escolha na hora de decidir onde se quer viver.

Usina

Usina do Gasômetro, ou simplesmente Gasômetro, é uma antiga usina brasileira de geração de energia localizada em Porto Alegre. Apesar do nome, era na realidade uma usina movida a carvão mineral — o tal ‘Gasômetro’ fazia referência aos tanques de gás de petróleo que era distribuído por canalização às residências da cidade e que ficavam ao lado de onde hoje está a Usina. Com isso, a ponta da cidade passou a se chamar ‘ponta do gasômetro’ e a rua que contornava esta ponta de ‘Volta do Gasômetro’. 

Ela é um dos pontos mais tradicionais para ver o famoso pôr do sol da cidade, às margens do Lago Guaíba. Hoje, a Usina do Gasômetro é um grande centro cultural da cidade, sendo palco das mais diversas manifestações artísticas como teatro, dança, pinturas, etc.

Futebol

Uma importante rota do turismo na cidade são as visitas guiadas aos grandes estádios da capital gaúcha – a Arena do Grêmio e o estádio Beira-Rio, do Internacional. Porto Alegre é um dos poucos municípios a possuir dois clubes de grande expressão e campeões mundiais.A cultura local é marcada pela paixão pelo esporte e pela tradicional rivalidade entre a dupla Gre-Nal – Grêmio e Internacional.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

 

Veja Também