Chapéus tornam-se acessório para compor o look do verão e proteger a pele

A estilista Claudia Adnet fala sobre a tendência do chapéu neste verão e de como ele caiu no gosto

Postado em: 25-01-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Chapéus tornam-se acessório para compor o look do verão e proteger a pele
A estilista Claudia Adnet fala sobre a tendência do chapéu neste verão e de como ele caiu no gosto

SABRINA MOURA*

Com o calor do forte do verão no Brasil, que está batendo recordes de temperaturas altas, o chapéu tornou-se um acessório mais do que bem-vindo para compor looks e proteger a pele do sol. No entanto, mais do que apenas fazer sombra, os chapéus de palha estão em alta na cabeça em 2019, são tendência também nas ruas, e podem ser usados em looks casuais ou despojados – até mesmo em looks para a noite.

A estilista Claudia Adnet fala sobre a tendência do chapéu neste verão e de como ele caiu no gosto: “Várias celebridades, como Jennifer Lopez, Bruna Marquezine e Demi Lovato, têm sido vistas no feed das redes sociais e em eventos, por aí, com chapéus lindíssimos! Essa tendência está com tudo, porque o acessório pode ser um grande aliado na hora de montar um look diferenciado”.

Continua após a publicidade

Nas redes sociais, não é mais – assim – tão raro ver fotos de pessoas curtindo o verão por aí, e com certeza você vai encontrar um chapéu de palha ‘diferentão’ em alguma imagem. “Como os looks de verão são bem fresquinhos, o chapéu também funciona para quem está na cidade, e quer sair, numa tarde quente, por exemplo. Os modelos diferentes que temos visto nos fazem querer usar em outros momentos, não só na praia, combinados com peças que vão além do biquíni e do maiô”, afirma a estilista.

Cláudia conta que outro motivo do sucesso do chapéu tem a ver com a customização: “A possibilidade de customização é mais um ponto que fez do chapéu de palha uma tendência. Dá para escrever o seu nome ou uma palavra de que gosta, alguma frase divertida, colocar glitter, penduricalhos, enfim, o que você quiser”, explica ela.

Mas para quem pensa que chapéus só podem ser usados, durante o dia, Claudia Adnet convida a experimentar e ousar novas combinações: “E quem não arriscaria usar chapéu, à noite, em um look mais elegante? Modelos do liso até os customizados com pedras, bordados e patch estilizados. Antigamente, a mulher chique e da alta sociedade usava muito, durante o dia, para se proteger do calor. Hoje, além disso, é possível ousar e criar belas combinações para a noite. Experimente!”, conclui.

Além de proteger o cabelo dos raios solares no verão, o chapéu é o acessório que levanta o visual. “Os de palha são ideais para a estação mais quente do ano. Na saída do mar, ele é o aliado perfeito, afinal, impede que o sol, em contato com o sal da água, resseque os fios. Até o colo pode ser protegido quando o modelo do chapéu possui abas largas. Uma textura de feltro cria um contraste perfeito com as peças fluidas do verão”, diz a profissional. “Na ida à praia e no passeio de barco, os modelos de abas extra grandes são ideais. É proteção e estilo em um único truque”, completa Claudia.

No verão, os fios costumam perder volume em contato com o calor do sol. “O chapéu ajuda, então, a disfarçar o ‘probleminha’, e evita o visual sem graça”, comenta a estilista, que ainda diz: “O chapéu de aba larga é peça-chave também nos dias chuvosos. Ele evita que o friz dê as caras por conta da umidade”.

Uma dica importante para driblar o calor da estação, na opinião de Claudia, é liberar a nuca, mantendo os cabelos dentro do chapéu. “Nos dias de badhairday (“dia de cabelo ruim”), o chapéu é aliado. Lance mão de uma pomada com textura seca para amassar o comprimento dos fios e crie um visual despojado”, finaliza ela.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov 

Veja Também