Léo Pincel abre exposição individual na Cidade Goiás

A exposição ocorre nesta sexta-feira (22)

Postado em: 22-02-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Léo Pincel abre exposição individual na Cidade Goiás
A exposição ocorre nesta sexta-feira (22)

SABRINA MOURA*

Reflexões sobre a questão ambiental e a conservação do patrimônio histórico nacional são apresentadas por meio da nova exposição de Léo Pincel, nesta sexta-feira (22), na Cidade de Goiás.

Continua após a publicidade

O novo trabalho é uma alerta sobre a ameaça de extinção do bioma Cerrado, – que já perdeu 46% de sua vegetação nativa e tem apenas cerca de 20% de sua área intocada –  e a conservação da Cidade de Goiás.Léo que conhecia do Museu do Rio e da igreja de Pirenópolis que foram queimados, tem a sensação de que ninguém está nem ai pro patrimônio histórico. 

“Você anda na Europa – não que tenha ido muitas vezes, mas observei isso –, está tudo em reforma, eles não deixam as coisas nem estragarem, aqui deixam pegar fogo. Pior ainda é o caso do Cerrado que está acabando. Você viaja de carro, são muitos bichos mortos no meio da estrada. Acabou o ecossistema deles. A cidade de Goiás tem as duas coisas: cerrado e patrimônio histórico. Então isso me inspirou”, revela Léo.

Radicado em Goiás, com mais de 30 anos de estrada como pintor e escultor, ao ser questionado sobre seu estilo de arte ele afirma não gostar de rótulos, porém em geral seus trabalhos são considerados expressionistas ou impressionistas.

O artista, que se diz avesso a exposições, volta à cena goiana depois de 10 anos trazendo inquietações que vêm dando o tom de suas produções nos últimos anos. “Na verdade, eu estou há dez anos sem fazer exposição em Goiânia. Em Brasília fiz umas três nos últimos anos, uma delas na Câmara. A maioria os meus compradores estão lá, então acaba dando certo. Eu sou meio preguiçoso para exposição mesmo”, explica ele.

A Cidade de Goiás é um expoente de lugar que acolhe tanto a natureza, como patrimônio histórico e necessita de cuidado para preservação de ambos. Acostumado à pintura dos ambientes urbanos, Léo se aventura neste novo universo. “Aqui temos natureza linda e patrimônio rico. Vou mostrar essa minha leitura nas telas como um chamado à preservação. Não que arte tenha que ter motivo, mas às vezes tem”, brinca o artista. “Espero que as pessoas parem pra pensar no assunto pelo menos. Vejam que é se acabar é pra sempre”, finaliza o artista.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

SERVIÇO

Léo Pincel abre exposição individual

Quando: sexta-feira (22)

Onde: Café Jasmin, Cidade de Goiás

Horário: 19h

Entrada gratuita

 

Veja Também