Segunda-feira, 22 de julho de 2024

A Fabulosa vida de Amélie Poulain é destaque na TV Brasil

Filme será atração de hoje no ‘Cine Verão’, na TV Brasil

Postado em: 28-02-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: A Fabulosa vida de Amélie Poulain é destaque na TV Brasil
Filme será atração de hoje no ‘Cine Verão’, na TV Brasil

Guilherme Melo* 

A comédia dramática O Fabuloso Destino de AméliePoulain (2001) é o destaque da programação da TV Brasil ,nesta quinta (28), às 22h45, na faixa Cine Verão. Elogiado pelo público e pela crítica, o filme conquistou dois prêmios no BAFTA nas categorias Melhor Roteiro Original e Melhor Desenho de Produção. Foi indicado ainda em outras sete categorias.

Continua após a publicidade

Com 13 indicações à premiação francesa CÉSAR e cinco indicações ao Oscar, o filme também teve uma indicação ao Globo de Ouro. A obra foi reconhecida também com o Prêmio de Público no Festival de Toronto e o Prêmio da Audiência no Festival de Edimburgo.

O enredo conta a história da doce e inocente Amélie (Audrey Tautou), que após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia, encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). 

Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.

Características 

O que Amélie parece compreender muito bem é que, de modo geral, são os pequenos detalhes que determinam o grau de satisfação com que levamos nossas vidas: prazeres rotineiros ou contratempos triviais quase sempre definem aquilo que costumamos julgar como sendo um bom ou um mau dia. 

Da mesma forma, são nossas preferências mais sutis que, de um jeito ou de outro, acabam servindo como indícios de nosso caráter – e o filme acerta em cheio ao apresentar alguns de seus personagens através daquilo que eles gostam ou não: uma vizinha de Amélie gosta de ouvir o barulho da tigela de leite batendo no azulejo do chão de sua cozinha; e a heroína adora ver a expressão das pessoas em uma sala de cinema.

São observações como estas que demonstram algo que fica claro ao longo da projeção: os realizadores de O Fabuloso Destino de AméliePoulain apreciam verdadeiramente as particularidades da natureza humana e, portanto, analisam com sensibilidade os efeitos que certos acontecimentos (como a morte ou o término de um relacionamento) exercem sobre as pessoas. Além disso, o filme consegue conferir beleza aos atos mais simples, como no momento em que um personagem cata alguns grãos de açúcar que se encontram sobre a mesa. Porém, ao contrário do que muitos poderiam imaginar, Amélie jamais se torna um filme maçante. Ao contrário: caso tivesse sido produzido por Hollywood, vários críticos não hesitariam em classificá-lo como uma produção comercial, já que funciona também como um passatempo descompromissado, repleto de tiradas divertidíssimas. 

Boa parte da responsabilidade por este sucesso cabe, é claro, ao roteiro de Laurant, mas isso não quer dizer que o excepcional trabalho do cineasta Jean-Pierre Jeunet deve ser relegado a um segundo plano: associados à belíssima fotografia de Bruno Delbonnel, os enquadramentos e movimentos de câmera criados pelo diretor conferem grande fluidez e dinamismo ao filme, tornando a experiência ainda mais alucinante. Como se não bastasse, Jeunet faz uma sutil referência ao filme‘Delicatessen’, que co-dirigiu ao lado de Marc Caro em 1991, ao mostrar a interferência de um encontro sexual sobre os objetos espalhados na lanchonete em que a protagonista trabalha. 

*Integrante do programa de 

estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov 

SERVIÇO

Cine Verão – O Fabuloso Destino de Amélie Poulain: sexta-feira (28) às 22h45 Onde: TV Brasil 

Veja Também