Nutricionista dá dicas de como aproveitar, com disposição, o período de Carnaval

A nutricionista Elisangela Gomes de Brito explica que, devido aos extensos dias de festa, os foliões devem priorizar uma boa hidratação, especialmente aqueles que ingerem bebidas alcoólicas

Postado em: 01-03-2019 às 06h58
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Nutricionista dá dicas de como aproveitar, com disposição, o período de Carnaval
A nutricionista Elisangela Gomes de Brito explica que, devido aos extensos dias de festa, os foliões devem priorizar uma boa hidratação, especialmente aqueles que ingerem bebidas alcoólicas

SABRINA MOURA*

É Carnaval e são vários os preparativos para os dias de festa. Além das fantasias e adereços, é importante não deixar de lado os cuidados com a saúde. Independentemente do destino, com algumas dicas simples é possível aproveitar a festa sem deixar de se cuidar, afinal, ninguém quer ‘detonar’ a saúde no meio da festa.

A nutricionista Elisangela Gomes de Brito explica que, devido aos extensos dias de festa, os foliões devem priorizar uma boa hidratação, especialmente aqueles que ingerem bebidas alcoólicas. O recomendado, portanto, é intercalar a bebida alcoólica com uma bebida saudável, como água de coco, água mineral ou isotônico. “É importante se atentar para manter uma alimentação balanceada, leve, e rica em frutas frescas e legumes, se atentando especialmente a fazer as três refeições principais – desjejum, almoço e jantar. Essas refeições são prioridade! Ficar longos períodos sem se alimentar pode trazer muitos prejuízos aos foliões – como falta de energia, queda da imunidade e até piorar as temidas ressacas”, revela Elisangela. 

Continua após a publicidade

O cuidado com a alimentação e a hidratação nos dias de folia são muito importantes, pois assim, o folião pode evitar as temidas ressacas, além de cuidar da saúde para os dias seguintes, mantendo o pique e a energia para os demais dias de festa. “A boa hidratação e a boa alimentação reduzem os efeitos ruins que o álcool causa ao organismo. O álcool retira água do organismo, e somado a isso, ao clima, e ao gasto calórico que se tem, pulando Carnaval, já viu né? A desidratação vem mesmo! Portanto, esses cuidados são fundamentais!”, alerta a nutricionista.

Segundo ela, para aqueles que vão curtir nos bloquinhos é considerável manter uma alimentação equilibrada e com refeições maiores, a cada três horas, para manter a energia e o pique lá em cima. “Estando sempre alimentado, é possível reduzir os efeitos que o álcool causa, além de repor todas as calorias e energias gastas durante a folia – fazendo com que o folião fique bem e saudável para curtir todos os dias de festa”, afirma ela.

Elisangela conta ao Essência que as frutas são fundamentais para integrar a diversão do folião. “Opte por frutas da estação, especialmente frutas frescas e fáceis de serem levadas para a folia, por exemplo, uvas, ameixas frescas, goiaba e pera. Elas contribuem para uma boa hidratação, além de conter vitaminas, fibras e minerais que irão dar um ‘up’ na saúde, energia e imunidade dos foliões”, conta ela. 

De acordo com Elisangela, se a opção for se alimentar na rua, o folião deve observar a higiene do local para que se evite estragar a festa; observar sempre que possível, nos estabelecimentos que fará as refeições, como os funcionários estão –  uso de toucas, unhas limpas e asseadas, uniforme do manipulador limpo – e, se possível, dar aquela passada de olho pela cozinha: se não estiver a contento, a ideia é buscar outros lugares que ofereça melhor segurança alimentar. “Se o salão e os banheiros estiverem sujos, já comece a desconfiar; se o estabelecimento não se preocupa com o que é visível aos olhos do cliente, imagina como é com o que não podemos ver? Todo cuidado, nesses casos, é pouco!  Assim, evita-se perder boa parte da folia com as comuns gastroenterites”. 

Para quem deseja levar os alimentos, é importante que tenha onde armazená-los de forma correta, ou seja, em uma bolsa térmica, para mantê-los refrigerados. Não sendo possível, opte por mix de castanhas, frutas desidratadas ou barras proteicas. Caso consiga local para armazenar, opte por levar frutas frescas, da estação e já higienizadas; embale em saquinhos próprios para este fim, e separe as frutas em porções pequenas para que, na hora de pegá-las, não contamine as outras. Esses pequenos lanches, associados às três refeições maiores, fazem com que os foliões aproveitem a festa com muito mais pique, saúde e energia. E, especialmente para que após o Carnaval, retome com saúde sua rotina habitual”, indica Elisangela.

Para se recuperar a cada fim do dia de folia, a nutricionista indica muita hidratação, antes, durante e especialmente depois! Água de coco, sucos da fruta e isotônicos são ótimas pedidas. “Sempre que finalizar o dia de folia, busque fazer uma refeição completa, leve, balanceada e rica em vegetais verdes escuros, salada crua, uma fonte de proteína e um carboidrato integral. Uma boa noite de sono também é garantia de um próximo e bom dia de folia”, finaliza a nutricionista.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

 

Veja Também