Oftalmologista da dicas para os cuidados no Carnaval

“Cuidado começa já na escolha dos materiais para a maquiagem”, alerta o médico oftalmologista

Postado em: 01-03-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Oftalmologista da dicas para os cuidados no Carnaval
“Cuidado começa já na escolha dos materiais para a maquiagem”, alerta o médico oftalmologista

GUILHERME MELO*

A temporada de carnaval 2019 já começou! E é muito importante cuidar da nossa saúde, dando uma atenção especial para a saúde ocular. Neste ano a tendência está nas cores fortes, como verde, azul, pink e laranja, no neon e no famoso glitter. O último é um material sólido que pode lesionar os olhos. Além disso, podearranhar a córnea e facilitar o acesso para infecções. Dessa forma, os ferimentos podem evoluir e, se houver contaminação, o quadro pode agravar causando até mesmo cegueira. Pensando nestes incidentes, recebemos no Estúdio do jornal O HOJE o médico oftalmologista Bruno Diniz, para falar sobre esses cuidados. 

Segundo o médico, o cuidado começa já na escolha do glitter e da maquiagem. “Primeiro, procure saber se o produto está dentro da validade e não irritem a pele”, alerta Bruno. Além disso, não compartilhe seus itens com outras pessoas, em especial os produtos que vão na região dos olhos como lápis, sombras e pincéis.

Continua após a publicidade

O médico ainda chama atenção para o uso de lentes de contato. “Se você é usuário de lentes de contato, mantenha consigo um kit emergência: estojo, loção de limpeza, espelhinho, colírio lubrificante”, avisa. O importante é se lembre que é possível ter necessidade de removê-las em local inadequado e em situação desfavorável.

Caso o seu olho fique irritado, vermelho, com secreção, ou com sensação de areia, nunca se auto medique, segundo o médico isso pode ser prejudicial. “A pessoa pode ter adquirido uma conjuntivite viral, ou mesmo bacteriana, sendo que em ambos os casos, precisará de tratamento especializado”, explica o oftalmologista. A dica é sempre a mesma, “procure um oftalmologista”.

A orientação do conselho regional, seria sempre que possível utilizar óculos escuros de boa qualidade, com filtros UVA e UVB com o objetivo de proteger os seus olhos da exposição solar intensa. O uso de viseira ou boné, também reduz a incidência de radiação solar sobre os olhos. “Mantenha consigo um colírio lubrificante, para caso de eventual presença de um corpo estranho no olho”, alerta.

Bruno alerta ainda para as pessoas se manter bem hidratados e evitar alimentação pesada, ou de procedência duvidosa. Afinal, o bom funcionamento do corpo será um importante fator para mantê-lo protegido contra possíveis infecções virais, como conjuntivites e outras, tão comuns em ambientes de grande aglomeração. “Evite, também o consumo imoderado de bebidas alcoólicas, pois além de desidratar, isso pode contribuir para que haja uma redução do seu nível de consciência e da capacidade de proteger”, sugere o médico.

A primeira orientação para caso o glitterentre nos olhos é jamais esfregar ou coçar. O ideal é lavar com água corrente ou soro fisiológico. Se a irritação persistir, melhor buscar ajuda médica.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov.

 

Veja Também