‘Hotel Mundial’: trama retrata duas realidades para um amor

Filme faz parte da mostra ‘O Amor, a Morte e as Paixões’, e será exibido, nesta sexta (1º), no Lumière Banana Shopping

Postado em: 01-03-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Hotel Mundial’: trama retrata duas realidades para um amor
Filme faz parte da mostra ‘O Amor, a Morte e as Paixões’, e será exibido, nesta sexta (1º), no Lumière Banana Shopping

GUILHERME MELO*

Dois países, duas línguas, um quarto de hotel. O filme Hotel Mundial conta a história de um casal que vive um relacionamento a distância. Antônio (Felipe Brum) é um brasileiro que está de passagem por Buenos Aires para visitar sua namorada argentina, Sofia (Verônica Gerez). O encontro não sai como esperado, e tudo o que sentiam, a distância, acaba se transformando em uma grande crise. A produção será lançada nesta sexta-feira (1º), às 21h, no Cinema Lumière Banana Shopping, dentro da mostra O Amor, a Morte e as Paixões. 

O filme é o primeiro longa-metragem do diretor Jarleo Barbosa que, ao longo do processo do processo, teve o auxílio de Frederico Foroni na preparação dos atores Verónica Gerez e Felipe Brum, que se tornaram parceiros e corroteiristas do filme. “O meu interesse sempre esteve no pequeno, no residual, no contido. A primeira vez que li A Paixão Segundo GH foi uma descoberta. Uma mulher, um quarto, uma barata – e, dentro desse pequeno universo, a história das coisas, dos homens, do mundo”, revela Jarleo em nota. 

Continua após a publicidade

Desse modo, Hotel Mundial foi se tornando, cada vez mais, um filme-processo, se construindo como um drama denso sobre a dor e a angústia da distância entre amantes, mesmo quando próximos fisicamente, num trabalho que envolveu algumas decisões conscientes, outras nem tanto, riscos e respostas a situações absolutamente imprevistas. “O amor vem com a promessa de aplacar e dirimir a solidão. Na prática, entretanto, a experiência amorosa é o manejo de uma distância, o contato com uma ponte intransponível. O desafio do Hotel Mundial era esse: filmar duas pessoas na esperança de um encontro, compartilhando suas solidões”, explica o diretor. 

A dramaturgia do roteiro se construiu largamente sobre o linóleo da sala de ensaio e no calor do set onde os atores e a equipe criavam novas possibilidades. Foram seis dias de filmagem na capital argentina, completamente realizados dentro de um quarto de hotel, que dá nome ao filme. No processo, gradualmente, a fronteira entre a ficção e o documental se tornou porosa, assim como aquela entre atores e personagens. “Apesar de tudo, persiste nos personagens e no filme a esperança de um encontro. E que esse encontro possam se aplacar distâncias, e romper as pontes, e sublimar as línguas, e os limites todos para que, enfim, duas um possa simplesmente estar um na presença precária do outro”, finaliza Jarleo Barbosa. 

O filme não apenas conta a história da relação e do desentendimento entre Sofia e Antônio, mas, numa outra camada, a do envolvimento desses atores com seus personagens e com o filme. De todo processo do filme, foi isso que restou: dois atores imersos em um não lugar, um espaço de transição, ocupado pelas ausências que permeiam toda a sua história. O filme é uma realização da Panaceia Filmes, tendo como co-produtora a Sertão filmes.

Diretor 

Jarleo Barbosa é diretor e roteirista de cinema e televisão. Formado em Audiovisual (UEG) e pós-graduado em Roteiro (Faap), realizou três curtas-metragens que passaram por mais de 60 festivais do Brasil e do mundo, tendo recebido 20 prêmios. 

O cineasta dirigiu o programa de TV Arquitetura Verde, exibido no canal +Globosat para todo o Brasil. Atualmente, prepara o lançamento do seu primeiro longa-metragem, Hotel Mundial. Jarleo também é roteirista do longa Alaska, que tem estreia prevista para 2019. Além disso, roteirizou a série de TV Doçaria do Brasileira, exibida no canal CineBrasilTV para todo o País. 

Atualmente, Barbosa é chefe de conteúdo da TV Brasil Central, afiliada da TV Cultura, onde coordena a produção de todos os programas do canal e é o líder do Núcleo Criativo da Panaceia Filmes (Prodav 03), responsável pelo desenvolvimento de quatro séries de TV e um longa-metragem.

 

Veja Também