João Fernando e Gabriel comemoram sucesso da música “Da Preferência Pra Mim”

A faixa, que já ultrapassou a marca de um milhão de visualizações no YouTube, começa a ganhar espaço no cenário nacional

Postado em: 08-03-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: João Fernando e Gabriel comemoram sucesso da música “Da Preferência Pra Mim”
A faixa, que já ultrapassou a marca de um milhão de visualizações no YouTube, começa a ganhar espaço no cenário nacional

GUILHERME MELO* 

A dupla João Fernando & Gabriel está fazendo sucesso na internet e nos shows desde o lançamento da música Da Preferência Pra Mim. A faixa, publicada em novembro de 2018, já ultrapassou a marca de um milhão de visualizações no Youtube. Os músicos estiveram no estúdio do jornal O HOJE  para falar sobre o sucesso, sua trajetória e novos projetos. 

Continua após a publicidade

A canção conta a história de uma paquera que começa em um bar. “É importante mostrar educação; o rapaz tem que chegar com respeito e firmeza”, comenta Gabriel. Com um refrão que ‘gruda’ na mente e uma melodia que faz dançar, a canção começa a ganhar espaço no cenário nacional. Da Preferência Pra Mim foi gravada com participação especial da dupla Hugo & Guilherme, e compõe o DVD Mói Dus Primo. Segundo os cantores, a música serviu como um cartão de visita, uma vez que possibilitou o público a conhecer a dupla. 

“Essa música entrou de última hora no DVD; ficamos surpresos com o resultado espontâneo que ela atingiu. Acreditamos que ela mostrará para o Brasil todo o trabalho que a gente já fez”, afirmou João Fernando. Para Gabriel, a marca de um milhão é apenas o começo de uma marca ainda maior. “É gratificante ver nossa música chegando a esse nível. Tenho certeza de que isso é apenas o começo; essa música ainda vai atravessar de Norte a Sul desse Brasil”, disse Gabriel. 

Disco

O DVD Mói Dus Primo foi gravado no estúdio Pé de Amora, em Goiânia, no dia 18 de julho de 2018. Foram nove faixas; dessas, seis são lançamentos da dupla. “Gravamos como se estivéssemos em uma ‘resenha’ para representar de onde viemos, onde tudo começou e o que gostamos de fazer, que é estar com os amigos cantando”, reformou João Fernando. O nome do disco foi todo inspirado na tradição da dupla, com pessoas conhecidas e parceiras no elenco, músicos e bastidores. “Pensamos em algo mais simples para amigos, familiares e conhecidos, então a expressão da nossa cidade, ‘Mói’, seria o mesmo que ‘resenha de amigos’ aqui (em Goiânia)”, revela Gabriel. Recém-chegada à Capital, a dupla tem o costume de chamar todos de ‘primo’, uma expressão também do interior para ‘parceiro’, ‘colega’ e ‘amigo’.   

Parceiros desde os 13 anos de idade, João Fernando e Gabriel iniciaram a dupla na infância. No começo, era tudo uma brincadeira, mais uma forma de passar os dias e reunir amigos e familiares, mas, depois de tantos elogios e convites, a dupla começou a se profissionalizar, e, hoje, eles carregam o trabalho como um sonho que, a cada dia, está mais próximo da realidade. “Começamos cantando músicas mais do sertanejo raiz, já que era mais comum na nossa cidade, e depois foi ficando mais sério”, afirma João Fernando. 

Origens

A dupla conta que escolheu o nome artístico com a intenção de que fosse um nome forte. “Fazendo parte do nosso estilo, o sertanejo raiz, pensamos em um nome forte, e João Fernando foi o nome com o qual eu mais me identifiquei”, afirma o artista, que, na verdade, se chama Antônio. Já para Gabriel, a transição de nome foi mais tranquila. “Sempre gostei desse nome, já tinha adotado ele em outros momentos da carreira”, lembra Willie Martins, que usa o nome artístico de Gabriel. 

Antônio Filho é natural da cidade de Jataí, onde também cresceu e viveu até os 16 anos de idade. Com apenas 23, o cantor nasceu no dia 13 de junho, data que, segundo a tradição Católica Romana, é dedicada a Santo Antônio. Além disso, a data é a mesma do nascimento de seu pai, Antônio Ademar dos Santos. “É uma alegria, só, compartilhar essa data com meu pai. Todo ano é a maior festa, junto à minha mãe, Renata Oliveira, meu irmão Frederico Santos e meu filho, Pedro Antônio”, lembra o cantor. 

Willie Martins, o Gabriel, é da Capital. Hoje, com 24 anos, teve seu primeiro contato com a música ainda em Goiânia. Nascido em 20 de setembro – como um bom virginiano –, sempre foi muito determinado. Desde muito pequeno dizendo que queria aprender a tocar violão, aos 9 anos de idade começou com as aulas, e foi ali que tudo começou. Aos 13 anos, se mudou para Jataí, onde acabou conhecendo seu parceiro. E, assim, teve início uma parceria que eles levaram como ‘brincadeira’, mas que hoje carregam como seu trabalho e como um sonho que, a cada dia que passa, se transforma mais um pouco em realidade.

Sertanejo raiz 

A dupla teve com inspiração o sertanejo raiz, como o das duplas Jads & Jadson e Rio Negro & Solimões. O estilo nasceu nas áreas rurais do País, em uma época que a maior parte da população brasileira vivia no campo. A música, para eles, era uma manifestação espontânea do povo da zona rural, o dia a dia de trabalho, lazer, religiosidade, crenças e tradições. “Na nossa infância, era normal sentarmos, em uma roda de viola, e ver a família toda, cantando junto, a viola”, lembra, com saudade, João Fernando. 

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov 

Veja Também