‘O Broto’: da sala de aula para os palcos

Núcleo de Dança Adriano Garibaldi apresenta, neste sábado, mostra inspirada em movimentos de dança de salão

Postado em: 30-03-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘O Broto’: da sala de aula para os palcos
Núcleo de Dança Adriano Garibaldi apresenta, neste sábado, mostra inspirada em movimentos de dança de salão

GUILHERME MELO* 

Começando uma nova fase de apresentações, o Núcleo de Dança Adriano Garibaldi apresenta, neste sábado (30), o espetáculo O Broto. Partindo da premissa de um elemento em desenvolvimento, a apresentação será no Teatro Goiânia Ouro, às 20h, e conta com 20 dançarinos. O evento, que é uma mostra, celebra os três anos de existência do núcleo, trazendo a diversidade de ritmos. 

Continua após a publicidade

Para o idealizador e diretor do projeto, Adriano Garibaldi, o objetivo da dança é  “trocar energias, se conectar com próximo e compartilhar lindos momentos”. E é com esse pensamento que o grupo leva ao público seu trabalho de comemoração. “A escola nasceu com o objetivo de inventar e expressar movimentos, misturando a linguagem do teatro e da dança”, ressalta Adriano. 

A mostra de dança surgiu de um projeto experimental em que os bailarinos foram desafiados a participar de diferentes etapas do processo de produção cênica – desde a criação coreográfica até o estudo sobre cenografia, figurino e iluminação. “Trabalhamos, com a equipe, coreografias isoladas para que fosse absorvida a essência do movimento. Com isso, inserimos a música para fazer a junção perfeita do passo com a nota musical. Assim, os bailarinos foram entendendo as cenas”, revela. O idealizador conta que as cenas acontecem, de forma isolada, mas que, de certa forma, se conectam com um tema central, O Broto. 

De definição, ‘broto’ significa a origem de algo novo, conceito que se encaixa bem com o momento do grupo. O núcleo de dança nasceu como uma ideia de escola, levando diversos estilos para a população. Trabalhando com ritmos, como forró, sertanejo, zouk, samba de gafieira, tango, bolero, salsa, bachata e lindy hop, Adriano tinha o sonho de expandir para os palcos o nome do grupo. “Começamos com pequenas apresentações, em lugares mais tímidos, e aproveitamoso o aniversário do núcleo para fazermos a primeira apresentação dessa dimensão para o público”, adianta Adriano. 

A mostra é fruto de três anos de estudo, trabalho e conscientização sobre a cena da dança de salão em Goiânia. As experiências vividas, ao longo desse tempo, serviram como base para a montagem do espetáculo. O local foi escolhido para ambientar este momento de celebração, tão esperado pelo o coreógrafo. “É muito emocionante produzir uma mostra de dança de salão no palco de um dos teatros mais icônicos e charmosos de Goiânia. Escolhemos o Goiânia Ouro por ser um espaço importante de fomento à cultura”, comenta.

A apresentação conta com 18 bailarinos em cena, dançando nove coreografias, que repaginam a tradicional dança de salão, mas sem deixar de lado suas características mais essenciais. Para compor a equipe, a escola ainda convidou o artista fluminense Jhonatan Cruz para auxiliar a produção audiovisual, que estará entremeada às coreografias. “A proposta é associar dança e vídeo de modo a contar um pouco da história do núcleo de uma forma sensível”, explica o diretor. 

A bailarina e figurinista Amanda Marques assessora a concepção de figurino, e teve uma observação especial em desenvolver um projeto com peças que ajudem a compor a cena da mostra e que se adequem aos movimentos dos bailarinos. “Mesmo que seja um espetáculo de dança, é importante ter o cuidado com a iluminação, o figurino, o som, que trabalham em um conjunto para criar a narrativa”, ressalta Adriano. Thiago Augusto, artista local, desenvolve o design gráfico, e Rodrigo Horse é quem está à frente da iluminação. A preparação cênica fica por conta da atriz Renata Ghizzi. 

O evento ocorre de forma independente, como explica Adriano Garibaldi. “Estamos preparando e produzindo todos os detalhes da mostra. Do cenário à iluminação e figurinos, tudo está sendo feito especialmente para este dia”. Além da mostra de dança, a noite prepara um coquetel dançante no espaço do café no hall do teatro.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov

SERVIÇO

Mostra de dança ‘O Broto’, do Núcleo de Dança Adriano Garibaldi 

Quando: sábado (30)

Horário: 20h

Onde: Teatro Goiânia Ouro (Rua 3, nº 1.016, Centro – Goiânia) 

Ingressos: R$ 30

Mais informações: (62) 99969-0211 / 98164-5259

 

Veja Também