Ouro Preto: história da arte, tradição e religião

Município mineiro é opção de turismo religioso durante a Semana Santa. Programação começa em 17 de abril

Postado em: 01-04-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Ouro Preto: história da arte, tradição e religião
Município mineiro é opção de turismo religioso durante a Semana Santa. Programação começa em 17 de abril

GUILHERME MELO*

Dando continuidade às dicas de viagens para a Semana Santa, ainda no interior de Minas Gerais, Ouro Preto é mais um dos destinos. As atividades festivas serão realizadas de 17 a 21 de abril, e contam com celebrações religiosas e culturais da cidade, sob organização da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. No município, há alternância de paróquias para sediar as comemorações. Nos anos ímpares, como é o caso de 2019, a Semana Santa é organizada pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição; já nos anos pares, a responsável é Paróquia Nossa Senhora do Pilar.

Continua após a publicidade

Na Quarta-Feira de Cinzas, começa a mobilização em Ouro Preto para as celebrações da Semana Santa.  Patrimônio Mundial pela Unesco, a cidade histórica relembra a paixão de Cristo, e diversos são os atos religiosos, pontos de referências para as celebrações. Muitos deles permanecem em atividades desde o século 17 e envolvem as duas paróquias seculares da cidade, de forma alternada. Os grandes momentos das celebrações estão nas cerimônias que atestam a particularidade de cultura religiosa em Ouro Preto. 

A programação conta com concertos envolvendo repertórios de música sacra colonial, composta em Vila Rica e Região, quando do Ciclo do Ouro; encenações litúrgicas nas Escadarias e Adros das Igrejas; Via Sacras com quadros vivos; produção de spots, filmes e folheteria, com o histórico e a descrição das cerimônias, indicando rituais e locais, exposições de artes em diversas salas e galerias da cidade, confecção de tapetes artesanais e decorativos, por cerca de 22km, feitos com serragem, borra de café, raspa de couro, cal branco, etc.

De acordo com a prefeitura, a preparação para a festa santa começa com o Setenário das Dores, entre 6 e 12 de abril. O evento é um ritual litúrgico, celebrado em latim, com cânticos compostos nos séculos 18 e 19. No último dia, conta com uma procissão que percorre as ruas levando a imagem da Mater Dolorosa da Igreja das Dores para a Igreja das Mercês de Cima.

No sábado, 13 de abril, após a missa na Basílica do Pilar, a procissão do Depósito de Nosso Senhor dos Passos segue até a igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões, a chamada Mercês de baixo. No Domingo de Ramos, 14 de abril, durante liturgia ocorre uma encenação.

O ponto alto da Semana Santa de Ouro Preto são os tapetes de serragem, confeccionados sempre na noite do Sábado de Aleluia, para a passagem da procissão do Domingo de Páscoa, pela manhã. Qualquer pessoa pode participar e fazer tapetes de serragem – basta estar em Ouro Preto, no dia 20 de abril, e se dirigir às ruas do trajeto da procissão.

Em geral, os moradores das casas confeccionam os tapetes em frente às residências. Por outro lado, áreas comerciais e que não possuem residência costumam ser apropriadas por visitantes, que colocam as mãos na serragem e colorem, com muita criatividade, as ruas. Quanto mais pessoas envolvidas na confecção, mais os tapetes ficam belos para a Procissão da Ressurreição. Toda colaboração é bem-vinda.

Na Quarta-feira Santa, 17 de abril, na Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões, é realizado o Ofício das Trevas, celebrado em latim e à luz de velas. Já na Quinta-feira Santa, 18, na Igreja São Francisco de Assis, com os altares vazios, ocorre a cerimônia do Lava-Pés, e, na Sexta-feira da Paixão, 19, a cerimônia do Descendimento da Cruz e a Procissão do Enterro. No Sábado de Aleluia, dia 20, a população confecciona os tapetes de serragens nas ruas da cidade, e, no Domingo de Páscoa, 21 de abril, a Procissão da Ressurreição de Cristo conta com centenas de crianças vestidas de anjinhos. (Fontes: Prefeitura de Ouro Preto e Guia Viagem)

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov 

Veja Também