Shazam!: O raio certeiro da DC Comics

‘Shazam!’ entra em cartaz, nesta quinta-feira (4), apresentando um super-herói adolescente com poderes mágicos

Postado em: 04-04-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Shazam!: O raio certeiro da DC Comics
‘Shazam!’ entra em cartaz, nesta quinta-feira (4), apresentando um super-herói adolescente com poderes mágicos

Guilherme Melo* 

Como um farol de luz em meio à escuridão, Shazam! estreia, nesta quinta-feira (4), nas telonas. Com um tom cômico, o filme carrega a missão de salvar a longa sucessão de filmes com baixa bilheteria da DC Comics. Após apresentar os campeões da casa – Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Aquaman e Flash, a editora resolveu apostar em um herói que viveu momentos de glória nas histórias em quadrinhos (HQs). 

Continua após a publicidade

Quando a DC deu início, em seu universo cinematográfico compartilhado, com Homem de Aço (2013), a graphic novels apostou em personagens de grandes destaques, já que a concorrente, Marvel, tinha dado início ao seu universo compartilhado desde 2008. Sem muito sucesso, a editora decidiu acolher a mesma fórmula da adversária, e começou a apostar em personagens menos conhecidos. Mulher-Maravilha (2017) e Aquaman (2018) foram um rascunho para a nova visão da DC no universo cinematográfico. Agora, com Shazam!, a empresa utiliza uma linguagem mais leve e cômica. 

A história gira em torno de Billy Batson (Asher Angel), um garoto de apenas 14 anos de idade, que recebeu de um antigo mago o dom de se transformar num super-herói adulto chamado Shazam (Zachary Levi). Ao gritar a palavra ‘shazam!’, o adolescente se transforma nessa sua poderosa versão adulta para se divertir e testar suas habilidades. Contudo ele precisa aprender a controlar seus poderes para enfrentar o malvado Dr. ThaddeusSivana (Mark Strong).

O mago Shazam, que um dia foi chamado de Capitão Marvel e foi criado em 1939 por Bill Parker e C.C. Beck, retrata um protagonista que é, na verdade, um adolescente. O filme tem uma atmosfera diferente dos outros da casa, então esqueça de vez o lado sombrio colocado pelo diretor ZackSnyder no universo DC. O enredo trabalha com a comédia e o tom familiar, seguindo a forma da HQ e se aproximando de filmes do herói da empresa concorrente, Homem-Aranha. 

Zachary Levi, ator que interpreta o super-herói, afirmou em entrevista que está empolgado com a nova oportunidade, já que o herói não é só uma oportunidade de crescimento para DC, mas para o próprio ator. “Acho que não tem como você fazer o Shazam de forma sombria. É uma história sobre uma criança. Está no DNA dele. Mesmo antes de eu estar envolvido no projeto, eles sabiam que seria uma comédia. Penso que consegui o trabalhar por conta disso”, conta.

O ator está no Brasil para a estreia do longa, e, na última terça-feira (2), esteve no programa do Danilo Gentili. Ele afirmou que, mesmo sendo o primeiro super-herói de sua carreira, é muito tranquilo trabalhar. “Eu me sinto uma criança no corpo de um adulto. Assim como o Shazam, isso facilitou na construção do personagem – além de o filme carregar um tom mais leve”, afirma. Zachary finaliza adiantando que, “diferentemente dos outros heróis, como o Batman e o Superman, Shazam não encara os superpoderes como um fardo, e sim com muita empolgação, afinal ele é um adolescente com poderes”.

Levi, até então, era conhecido pelo papel de protagonista no seriado Chuck – e parece ter sido a escolha perfeita para o papel. “Eu sou um homem grande com uma criança dentro. Ainda leio graphic novels, jogo videogames, amo aventuras e sempre sou muito otimista. Amo personagens que tenham um bom coração. Mesmo quando estou jogando videogames, sempre escolho os mocinhos. Sou um otimista e um entusiasta. Então pegar o papel de interpretar uma ‘grande criança’ foi basicamente perfeito. E acho que não tem alguém que não fique empolgado de ser selecionado para viver um super-herói. Tenho certeza de que Henry Cavill, Ben Affleck e qualquer um que tenha sido selecionado para viver um desses heróis deve ter ficado empolgado”, defende melhor o ator, em entrevista à imprensa.

 

Veja Também