Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Romeu e Julieta do cerrado: companhia de teatro encena peça inspirada na obra

O espetáculo acontece nesse domingo (7) na capital, é gratuito e aberto à comunidade

Postado em: 03-04-2019 às 19h40
Por: Isabela Maria Moraes Serra
Imagem Ilustrando a Notícia: Romeu e Julieta do cerrado: companhia de teatro encena peça inspirada na obra
O espetáculo acontece nesse domingo (7) na capital, é gratuito e aberto à comunidade

Da Redação

A Cia Teatral Oops!.., apresenta mais um espetáculo do projeto “Manutenção Oops!.. 18 anos”. Neste domingo (7) a companhia encena a peça “Arruda com Alecrim”, às 10h, no Parque Areião. A apresentação é inspirada no amor vivido por Romeu e Julieta na obra de William Shakespeare. No decorrer da encenação, o público descobre que os personagens foram inspirados no regionalismo goiano, como o caipira, o coronel e as comadres. Também é possível perceber a “goianidade” nos sotaques, nas modas de viola e no fole da sanfona, tudo tocado ao vivo pelos atores em cena. O espetáculo é gratuito e aberto à comunidade.

Continua após a publicidade

O enredo

Arruda com Alecrim tem como cenário uma pequena cidade do interior de Goiás e conta a história de amor entre Mariquinha, filha de um milionário, e Zezinho, filho de um sapateiro. Os dois se conhecem ainda crianças e se tornam grandes amigos. Com o passar dos anos, passam a trocar juras de amor e fazem um pacto de casamento. Apaixonados, os jovens vivem um romance escondido até que a mãe da garota encontra um bilhete em que o rapaz lhe faz juras de amor. Furioso, o pai de Mariquinha proíbe a filha de se relacionar com Zezinho e o ameaça de morte, caso sua ordem não seja cumprida. Com medo de que o pai cumpra a palavra, Mariquinha ordena que o namorado fuja e só volte quando conseguir bastante dinheiro para pedi-la em casamento. Zezinho foge para terras distantes, onde consegue juntar bastante dinheiro, ficando mais rico que o pai de Mariquinha. Depois deste feito, ele volta à pequena cidade para pedir seu grande amor em casamento.

A peça escrita por Sandro Freitas, a partir de manuscritos herdados de seu avô paterno, evidencia o amor impossível de cada Romeu e Julieta perdido nos sertões e nas matas de árvores secas e retorcidas do nosso Cerrado. O encontro dos atores como a “goianidade” reflete no público, lembranças de familiares, costumes antigos e aspectos da cultura sertaneja, original do povo goiano. 

Veja Também