‘Arruda com Alecrim’: o resgate de um passado romântico

Peça, neste domingo (7) no Parque Areião, é adaptação do clássico ‘Romeu e Julieta’ à realidade do amor sertanejo

Postado em: 06-04-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Arruda com Alecrim’: o resgate de um passado romântico
Peça, neste domingo (7) no Parque Areião, é adaptação do clássico ‘Romeu e Julieta’ à realidade do amor sertanejo

GUILHERME MELO* 

Resgatando as tradições do sertão goiano, o espetáculo Arruda com Alecrim é apresentado, neste domingo (7), às 10h, no Parque Areião, com entrada gratuita. O evento é inspirado em grandes obras da literatura mundial e regional, do cinema e da música. Realizado pela Cia. Teatral Oops!…, a peça tem texto de Sandro Freitas e produção de João Bosco. 

Continua após a publicidade

Arruda com Alecrim tem como cenário uma pequena cidade do interior de Goiás, e conta a história de amor entre Mariquinha, filha de um milionário, e Zezinho, filho de um sapateiro. Os dois se conhecem, ainda crianças, e se tornam grandes amigos. Com o passar dos anos, passam a trocar juras de amor, e fazem um pacto de casamento. “Estamos levando a história do ‘amor proibido’, tentando passar que não existe amor impossível e todas as formas do sentimento são viáveis”, ressalta o produtor.

Apaixonados, os jovens vivem um romance escondido até que a mãe da garota encontra um bilhete em que o rapaz lhe faz juras de amor. Furioso, o pai de Mariquinha proíbe a filha de se relacionar com Zezinho, e o ameaça de morte, caso sua ordem não seja cumprida. “A peça trabalha uma linguagem para todos os públicos, exatamente para levar o respeito ao próximo”, ressalta.

Com medo de que o pai cumpra a palavra, Mariquinha ordena que o namorado fuja e só volte quando conseguir bastante dinheiro para pedi-la em casamento. Zezinho foge para terras distantes, onde consegue juntar bastante dinheiro, ficando mais rico que o pai de Mariquinha. Depois deste feito, ele volta à pequena cidade para pedir seu grande amor em casamento. A peça deixa no ar um sentimento de que já se conhece essa história, e não é por acaso, segundo João, o espetáculo foi inspirado na grande obra de William Shakespeare. “A apresentação é inspirada no amor vivido por Romeu e Julieta, uma obra já conhecida, o que deixa o público familiarizado”, esclarece Bosco.

No decorrer da encenação, o público descobre que os personagens foram inspirados, também, no regionalismo goiano, como o caipira, o coronel e as comadres. “É possível perceber a ‘goianidade’ nos sotaques, nas modas de viola e no fole da sanfona, tudo tocado ao vivo pelos atores em cena”, adianta. João explica que o processo de criação foi realizado pensando na semelhança com a realidade de Goiás. “Recebemos inspirações, no caso da Igrejinha da Serra, de Rio Verde, que são conhecidos como ‘Romeu e Julieta’ de Goiás – além de inspirações na música de viola, nas ‘estórias e nos causos’”, explica.

O espetáculo, segundo o produtor, tem como objetivo juntar pessoas de todas idades para um momento de descontração. “Queremos que os mais idosos sintam uma nostalgia, e, os mais jovens, conheçam uma realidade do nosso passado”, ressalta. Mesmo sendo adaptação de uma obra mundial, a peça conta com características específicas. “Toda essa história – do coronel, da moça rica, o filho do sapateiro, além das músicas locais, o figurino colorido que lembra a casa da avó – foi planejada para que o público se identifique”, explica João Bosco. 

Arruda com Alecrim faz parte da comemoração de 18 anos da  Cia. Teatral Oops!.. Criada por João Bosco Amaral, em Goiânia, a companhia já se apresentou em países como Portugal, Espanha, México, Colômbia e Equador. O projeto Manutenção Oops!.. 18 Anos foi lançado no fim do ano passado e apresenta, neste mês, os espetáculos Arruda com Alecrim, Gato Preto e William Wilson. Em 2019, o projeto recebeu incentivo cultural da Enel Distribuição Goiás por meio da Lei Goyazes. 

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov.

SERVIÇO 

Espetáculo ‘Arruda com Alecrim’

Quando: domingo (7)

Horário: 10h

Onde: Parque Areião (Avenida Areião, Setor Pedro Ludovico – Goiânia)

Entrada franca

 

Veja Também